O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola Básica da Abelheira (Viana do Castelo)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Numa resposta ao desafio do Programa Eco-Escolas e no âmbito do projeto “O mar começa aqui” foi selecionado este desenho de entre os cerca de quarenta trabalhos apresentados por alunos do 7º ano do Agrupamento de Escolas da Abelheira. Este trabalho foi escolhido pelo júri uma vez que entendeu que é o que melhor expressa a mensagem pretendida.
O desenho contém não mais do que um par de mãos, um globo terrestre e, no centro deste, uma sarjeta, e a mensagem “O mar começa aqui”.
No centro do desenho, e em grande destaque, encontra-se o nosso planeta com a representação da superfície terrestre e dos mares e oceanos. Através desta representação já é visível a importância dos mares e oceanos que constituem a maior parte da superfície do nosso planeta. Por isso a necessidade de lhe dedicarmos toda a nossa atenção. A segurar o planeta temos duas mãos em ponto grande que simbolizam o cuidar, o proteger e preservar, e que, ao mesmo tempo, transmitem a mensagem de que está nas nossas mãos essa responsabilidade.
Não menos importante, e que se encontra no centro do planeta Terra, é a sarjeta que aí foi desenhada, ponto de recolha de todas as águas que depois são direcionadas para os mares e oceanos. Daqui resulta a necessidade de termos cuidado com tudo o que deitamos para esses locais porque constituem o único filtro de tudo que chegará ao mar. A contrastar com o verde e o azul do planeta, que representam a natureza e a água, temos a cor laranja das mangas de quem segura o planeta e que simboliza alerta e perigo.

Memória descritiva do projeto:
Escola Básica da Abelheira
Professor coordenador da atividade - Paulo Renato Monteiro de Castro
Turmas envolvidas - 7.ºF(23 alunos) e 7.ºG(20 alunos) - média de idades - 12 anos
Trabalho selecionado - da autoria da aluna Maria Antónia Nunes Ferreira - n.º13 da turma 7.ºG
Dimensão real do trabalho: 114 X 117 cm
Fases do Projeto:
1 - Divulgação do desafio junto dos alunos;
2 - Desenvolvimento de propostas;
3 - Seleção da proposta a representar a escola.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências