O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola EB 2,3 Dom Martinho Castelo Branco (Portimão)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Este desenho foi inspirado no mar algarvio, que está aqui tão perto, e nas espécies que o habitam. Foram desenhadas estas espécies, por serem muito consumidas por aqui, sensibilizando a comunidade educativa para a importância da limpeza do espaço escolar e colocação dos resíduos nos sítios corretos, contribuindo assim para a não poluição marinha. Tudo começa aqui!
Este desenho teve como base uma sarjeta, com as medidas reais aproximadamente de 60 cm X 25.5 cm, que após a escala de redução, ficou com 20 cm X 8,8 cm.
Além das espécies marinhas, este desenho ainda contém os logotipos do projeto “ O Mar Começa Aqui”, Eco-Escolas, ABAE e do Município de Portimão.

Memória descritiva do projeto:
Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo
Escola E.B 2,3 Dom Martinho castelo Branco
Professora Coordenadora do Projeto: Carla Godinho
Na atividade participaram 27 alunos, com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos, do oitavo ano de escolaridade.
A ideia de participar neste projeto está diretamente ligada com o facto, deste ano letivo, nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Desenvolvimento Pessoal e Social, se estarem a trabalhar, ao nível da escola, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tendo esta turma selecionado, entre outros, o objetivo 14 - Vida Debaixo D'água, que, no nosso entender, se adequa aos objetivos deste projeto.
Partindo dos pressupostos inerentes à Autonomia e Flexibilidade Curricular, o Conselho de Turma delineou um domínio de autonomia curricular (DAC), onde constam as disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual, Educação Física e Cidadania e Desenvolvimento, tendo sido definidas as áreas de competência a priorizar de acordo com o perfil do aluno e as aprendizagens essenciais, relativas a cada uma das disciplinas envolvidas.
Planificaram-se as seguintes atividades e visitas de estudo:
- ação de educação ambiental, promovida pelo Oceanário de Lisboa, "Oceano participativo". Esta ação teve como objetivo sensibilizar os jovens desta região para a riqueza do capital natural da baía de Armação de Pêra e para a importância da criação de uma área marinha protegida como ferramenta para a sua conservação e uso sustentável.
Esta ação, com a duração de 90 minutos foi dinamizada, na biblioteca da escola, por um educador marinho e contemplou a apresentação de conteúdos sobre os ecossistemas marinhos, a importância da sua conservação e medidas de proteção (por exemplo, as áreas marinhas protegidas), utilizando atividades práticas como ferramenta fundamental de aprendizagem.
- visita de estudo à ria de Alvor, com os seguintes objetivos: sensibilizar para a importância da valorização e preservação dos recursos naturais e qualidade do meio ambiente de Portimão e região; promover o espírito científico e o contacto com a natureza, estimular a criatividade e a autonomia, despertar o espírito crítico e promover a discussão de soluções para os atuais desafios ambientais. Após uma palestra sobre o impacte dos microplásticos nos ecossistemas marinhos e especificamente na biodiversidade dos mesmos, os alunos realizaram uma atividade prática de pesquisa de microplásticos nas areias da ria. Realizaram ainda uma atividade de recolha e separação de resíduos encontrados na ria.
Já em período de confinamento, os alunos foram desafiados, pela professora de Educação Visual, Carla Godinho, a realizarem um logótipo, sendo a proposta de imagem constituída pelo desenho que se pretendia pintar na sarjeta/sumidouro. Os alunos foram alertados para o facto de se privilegiarem as espécies autóctones, caso o desenho incluísse representação de espécies.
As propostas foram apresentadas às professoras Carla Godinho, da disciplina de Educação Visual, e Catarina Guerreiro, da disciplina de Ciências Naturais e Coordenadora do Projeto Eco-Escolas, que selecionaram aquela que foi ao encontro dos objetivos inicialmente definidos.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências