O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola EB de Lameiras (Vila Nova de Famalicão)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Os alunos foram apresentados ao Projeto "O Mar Começa Aqui" e puderam ver alguns vídeos alusivos ao tema. Em reunião de turma foram apresentadas algumas estratégias e definidos os objetivos do projeto. Foi pedida a colaboração do Serviço de Ambiente da Câmara para que explicassem ao alunos como funciona a ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) e qual a função das sarjetas. O projeto não foi concretizado devido aos encerramento das escolas. Já na fase de confinamento foi pedido aos alunos para desenharem animais marinhos. Das várias propostas apresentadas foram escolhidas estas duas.

Memória descritiva do projeto:
Projeto: O Mar Começa Aqui
Responsável: Professora Natividade Silva
ESCOLA: EB/ JI das Lameiras – Vila Nova de Famalicão
PÚBLICO-ALVO: Alunos do 3º e 4º Anos (21)
APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA:
O equilíbrio ambiental e a exploração dos recursos naturais estão cada vez mais comprometidos com o desperdício e a falta de conscientização de como devemos utilizar e cuidar destes recursos a nosso favor e do futuro da humanidade. Um dos grandes desafios que se coloca atualmente ao ser humano é encontrar formas sustentáveis de desenvolvimento que preservem esse mesmo ambiente. O Mar sendo um meio de comunicação e transporte, uma fonte de alimentos e de medicamentos, de energia e de recursos vivos, tem um papel essencial no bem-estar e qualidade de vida da sociedade, quer através das atividades de desporto e de lazer, quer através dos serviços de ecossistema que prestam.
JUSTIFICAÇÃO:
A promoção de valores, a mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, por forma a preparar os alunos para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais é um dos propósitos deste projeto.
Pretende-se que os alunos aprendam a utilizar o conhecimento para interpretar e avaliar a realidade envolvente, para formular e debater argumentos, para a participação ativa na tomada de decisões sobre o ambiente.
O projeto deverá centrar-se sobre alguns problemas que o Planeta Terra enfrenta, nomeadamente a escassez e desperdício de água, a poluição do mar e a degradação ambiental.
OBJETIVOS:
Perceber as consequências negativas e positivas que as atitudes do homem podem ter na natureza
Sensibilizar os alunos e toda a comunidade escolar para a importância da preservação ambiental e para o uso consciente dos seus recursos
Compreender como a poluição do Mar pode colocar em risco a vida marinha
Perceber que uma das causas da poluição do mar é o derramamento de esgotos domésticos
Sensibilizar para a adotação, por meio de atitudes quotidianas, de medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica, promovendo o uso racional, evitando o desperdício e a poluição
AÇÕES PREVISTAS
Discutir temas como a importância da água para os seres vivos, o tempo de degradação dos resíduos, a contaminação das linhas de água, a poluição marinha, o impacto da poluição das águas doces e salgadas nos diversos ecossistemas
Realizar pesquisas em sala de aula sobre o ciclo da água e o ciclo urbano da água, a função e funcionamento das sarjetas
Investigar sobre os animais marinhos
Elaborar cartazes
Pintar animais marinhos nas sarjetas próximas da escola
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua e feita a partir de questionários, das atitudes, da participação e cooperação nos trabalho realizados, nas várias fases do projeto.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências