O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola EB 1/JI de Vinha da Rainha (Soure)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O meu desenho tem um peixe, mas não é um peixe qualquer! É uma das espécies mais comuns, do nosso rio, o Pranto. Sim! Agora esse rio também é meu! Vim do Brasil, no final do 1.º período e estou na escola de Vinha da Rainha.
Com o apoio das professoras, dos meus pais, de vizinhos e de pesquisas que fiz, descobri alguns peixes autóctones. Entre eles escolhi o barbo, por ser um peixe muito conhecido nesta zona e estar quase a desaparecer. Decalquei o desenho e na cauda desenhei “microgreens” como sinal pureza e com três tons de verde, para dar a ideia da Natureza viva. Pintei o peixe de cor de laranja e de rosa por serem cores alegres e que transmitem felicidade.
Desenhei a sargeta redonda servindo para mostrar que, assim, como necessitamos de ter cuidado com as sargetas, nas ruas, temos que dar um destino correto aos dejetos caseiros, que prejudicam o Meio Ambiente, que é a casa onde vivemos.
Junto da sargeta, desenhei algumas gotinhas de água e pintei de azul para dar a ideia de água limpa.
Escola Básica de Vinha da Rainha, Turma-A, nº 10, 2.º ano.

Memória descritiva do projeto:
Escola Básica de Vinha da Rainha
Coordenadoras do projeto: Elisabete Maria Gaspar Gonçalves Bento
Maria Edite Pereira Lopes
Número dos alunos que participaram no projeto:
Turma A (6/7/8 anos) Turma B (8/9/10 anos)
1.º ano: 1, 2, 3 e 4 3.º ano: 1, 2, 3, 5, 6 e 7
2.º ano: 5, 6, 7, 8, 9 e 10 4.º ano: 8, 9, 10, 11 e 12
Memória descritiva do Projeto: “O Mar Começa Aqui!”
- Formação no âmbito do projeto de Ana Pego-“Plasticus Maritimus uma espécie invasora”.
- Visita à ETAR de Soure - Exploração do funcionamento da mesma:
.Demonstração do processo de tratamento da água através de atividades experimentais (filtração, decantação e desinfeção)
- Realização de atividades experimentais:
. Formação de chuvas ácidas/efeito de estufa a as suas consequências
. Construção de dois aquários (um poluído e outro sem poluição)
-Observação efeito da poluição nas águas- Mini-bioma afetado pela poluição
-Observação o aquário sem poluição - Mini-bioma sem poluição
No desenvolvimento destas atividades, tivemos o apoio das obras, filmes, PowerPoint, ...
- “O Dia em que o mar desapareceu”, de José Fanha
-“ Nham nham é o mundo de peixes que comem peixes que comem que comem peixes”
- “Água e uma gota de óleo”- Eco-Escolas
- “Plasticus Maritimus uma espécie invasora”, de Ana Pêgo
- “A Menina Gotinha de Água”, de Papiano Carlos
NOTA: A situação de confinamento, não permitiu concluir as atividades experimentais dos aquários, será dada a sua continuidade no próximo ano letivo.
- Foi proposto fazer um desenho em família -“O Mar Começa Aqui!”
.Posteriormente, fez-se a eleição melhor de desenho através do Google Forms.
.A votação dos desenhos foi aberta à Comunidade Escolar, ao Município e à Junta de Freguesia,

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências