O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Ema Lourenço, nº8 do 7º B da Escola Básica de Alfornelos AMADORA
"Quando iniciei os desenhos tinha muitas ideias, por isso, fiz mais do que uma proposta.
A maior dificuldade que tive neste trabalho, foi pensar em colocar as espécies marinhas á volta da sarjeta e ao mesmo tempo fazer com que as pessoas percebessem que não devem deitar lixo para as sarjetas.
Escolhi as alforrecas porque as acho muito bonitas e sei que há uma que se chama caravela portuguesa. (Desenho 1).
Escolhi o polvo a sair do esgoto pois achei muito dramático (Desenho 2)."
Joana Ferreira, nº 11 do 7º B da Escola Básica de Alfornelos AMADORA
"Ninguém deveria deitar lixo para o chão, pois vai parar ao mar, através das sarjetas. Quero sensibilizar as pessoas, através do meu desenho. Ás vezes têm de ser tomadas atitudes radicais. Se deitarem lixo para o chão ou para a sarjeta levam uma mordidela para aprenderem a lição (Desenho 3)."

Memória descritiva do projeto:
Memória Descritiva do Projeto
Escola Básica de Alfornelos AMADORA
Professoras: Sónia Fonseca e Cacilda Trindade
No âmbito da disciplina de Educação Visual foi proposto às turmas de 7ºano, como trabalho, a realização de uma atividade relacionada com o projeto “O mar começa aqui” da Eco-Escola.
No sentido de sensibilizar os alunos para a realização do projeto, foram discutidos os temas como a poluição marinha e o impacto da poluição das águas doces e salgadas nos diversos ecossistemas.
Uma vez que este projeto consiste na representação de uma pintura de uma sarjeta, com o tema “O mar começa aqui”, o desafio foi lançado a duas turmas de 7º ano.
Depois de recolhidos os trabalhos dentro do prazo, foram selecionados com base em quatro critérios:
Aplicação de animais marinhos;
Criatividade;
Expressividade;
Conclusividade.
Os trabalhos selecionados pertencem às alunas Ema Lourenço, nº8 e Joana Ferreira, nº11, do 7º B, ambas com 12 anos.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências