O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola D. Maria II de Vila Nova da Barquinha (Vila Nova da Barquinha)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Na elaboração deste trabalho o material utilizado foi: papel cavalinho A3, lápis de grafite, borracha e marcadores, nas cores preto, verde, laranja, amarelo, cinzento e vermelho.Os dois desenhos de peixes pretendem representar as espécies marinhas; enquanto que as algas, em três tons de verde, e as rochas remetem para o fundo do mar. As cores amarelo e laranja dos peixes, foram escolhidas, com o objetivo de cativar a atenção das pessoas e assim conseguir passar a mensagem de não atirar resíduos para o chão, pois estes chegarão ao mar...
O peixe com máscara foi pintado com o olho triste e desiludido com a espécie humana, por esta provocar tanta poluição, que se acumula no seu habitat, "obrigando-o" a utilizar máscara para sobreviver. O peixe amarelo desconhece a origem do problema que os afeta e, por isso, o outro peixe está a explicar que grande parte da poluição chega ao mar através dos milhões de sarjetas que existem por todo o planeta!

Memória descritiva do projeto:
Na Escola D. Maria II de Vila Nova da Barquinha, o projeto "O Mar começa aqui" foi desenvolvido nas três turmas de oitavo ano, integrado no projeto de articulação horizontal e vertical "Haverá planeta B para a humanidade?" do agrupamento, coordenado pela professora Dora Oliveira.
Nas três turmas de oitavo ano, foi desenvolvido, desde o início do ano letivo, o projeto de articulação envolvendo as disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química, Português, Educação Visual, Projeto Para Todos e TIC. A investigação sugerida pelo projeto "O Mar começa aqui" sobre o ciclo da água, o ciclo urbano da água, bem como sobre a função e funcionamento das sarjetas e sumidouros existentes na zona da escola foram abordados na aula de Ciências Naturais. Complementarmente, na aula de Projeto Para Todos, em que estão presentes dois professores, (CN e Português ou CN e Educação Visual) foram discutidos muitos outros temas, incluindo o tempo de degradação dos resíduos, a
contaminação das linhas de água, a rede hidrográfica, a poluição marinha, o impacto da poluição das
águas doces e salgadas nos diversos ecossistemas. Nesta disciplina foram efetuadas saídas ao Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha, junto à margem do rio Tejo, para fazer recolhas de resíduos junto à linha de água e assim sensibilizar os alunos para a atitude incorreta de deitar resíduos para o chão. Os alunos fizeram também um levantamento das sarjetas que existem na zona envolvente à escola e analisaram o tipo de poluição que se conseguia observar nas mesmas (como: vestígios de gordura - óleo, palhinhas, embalagens de pastilhas, plástico dos chupas-chupas, beatas).
Os alunos registaram as medidas das sarjetas e deram asas à imaginação para começar os desenhos... Simultaneamente decorreram reuniões entre a coordenadora do projeto, a direção da escola e o município para articular metodologias.
Depois de os desenhos realizados, foi selecionado um... para representar a escola...

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências