O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Jardim de Infância de Ribamar (Mafra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Projeto “O mar começa aqui”
Memória descritiva da imagem
Trata-se de um trabalho realizado a 3 dimensões usando um misto de técnicas e materiais combinando pintura, recorte e colagem de papel, cartão, musgami, plástico e tecido. A composição foi realizada sobre um fundo azul que representa o mar. Apresenta um espaço marinho onde se encontram alguns animais do mar e elementos representativos da poluição que através da sarjeta lá vão parar. A sarjeta e os animais do mar são construções em diversos materiais sem pretensão de aproximação ao real. Já a poluição é representada por elementos poluidores autênticos: palhinhas, tampas de garrafas e outros plásticos e alumínio. Contém ainda na parte superior a frase “O mar começa aqui” e na inferior “lixo não”. Na parte inferior direita foram aplicados os logótipos dos projetos O mar começa aqui e Eco-escolas, do Agrupamento de Escolas e da Autarquia.

Memória descritiva do projeto:
Jardim de Infância de Ribamar – Agrupamento de Escolas da Ericeira, Concelho de Mafra
Professora Coordenadora – Rosália Maria Ferreira Batalha
O trabalho foi realizado pelo aluno José Maria Ramos Rodrigues dos Santos, de 5 anos.
O aluno pertence a uma turma de educação pré-escolar.
Memória descritiva do desenvolvimento do projeto
No âmbito do projeto “O mar começa aqui” envolveram-se todos os 50 alunos das duas turmas do Jardim de Infância de Ribamar.
1ª fase - Ainda no decorrer das atividades letivas presenciais, os alunos de ambas as turmas, em saídas ao exterior, observaram o lixo no chão das ruas circundantes do Jardim de Infância. Refletiram em turma sobre o tema, o que os conduziu a realizar uma pequena ação de recolha de lixo. Numa das turmas construíram também um cartaz que afixaram num espaço público a chamar a atenção das pessoas para a necessidade de não deitarem lixo no chão. Construíram ainda e afixaram junto ao gradeamento do Jardim de Infância um cinzeiro com uma chamada de atenção para que as pessoas não colocassem beatas no chão.
2ª fase - Após o encerramento da escola o projeto foi retomado, apresentado e proposto a todas as crianças das 2 turmas do Jardim de Infância para ser realizado com a família, numa aula por vídeo conferencia. Nesta aula, partindo do visionamento de um vídeo sobre o problema do lixo marinho, as crianças em conjunto partilharam mais uma vez as suas preocupações com o lixo que do chão, entrando ou não pelas sarjetas, acaba no mar. Posteriormente as famílias receberam por email e whatsapp o regulamento da atividade, explicando também o objetivo educativo da mesma.
Participaram com trabalhos individuais 22 crianças. Os pais fotografaram os trabalhos e enviaram as respetivas fotos às educadoras.
3ª fase - Estas fotos foram expostos numa página da escola que foi criada no facebook para permitir a divulgação do projeto pela comunidade e facilitar a sua votação pela mesma. Foi proposto aos pais que divulgassem o mais possível a página. Durante aproximadamente uma semana as famílias divulgaram o projeto pela comunidade e amigos e colocaram “gostos” sobre a imagem que achavam que deveria ser a vencedora do concurso. A imagem que mais “gostos” obteve foi a vencedora e é a que se apresenta aqui.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências