O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola EB 2,3 Professor Noronha Feio (Oeiras)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
• Desenho de João Santos, 5ºF, Escola EB 2,3 Professor Noronha Feio (Agrupamento de Escolas de Linda-a-Velha e Queijas)
• Objetivo do aluno: Há muita poluição. As pessoas deitam muito lixo para o chão, o qual é arrastado para as sarjetas, e daí segue diretamente para o mar. Este trabalho tem por objetivo sensibilizar os alunos da minha Escola para não atirar lixo para o chão. Quando os alunos virem as sarjetas pintadas com um animal marinho, poderão lembrar-se e terem mais cuidado.
• Descrição: Desenho de uma tartaruga por cima de uma sarjeta, em formato A3. O desenho foi pintado com lápis de cera. A sarjeta foi desenhada aplicando uma conversão de escala.
Sarjeta: 14 cm x 6,2 cm
Tartaruga: pintada em tons de Verde, e constituída pelas seguintes partes:
• Carapaça: 21,7 cm de comprimento da carapaça x 16,5 cm de largura da carapaça. Na carapaça distinguem-se os escudos.
• Cabeça: 5,3 cm de comprimento x 3 cm de largura. Na cabeça distinguem-se os 2 olhos pretos e o nariz.
• Barbatanas: 2 barbatanas dianteiras e 2 barbatanas posteriores
• Cauda: 1,3 cm de comprimento x 1,3 cm de largura máxima
• Motivo para a escolha do animal marinho: A tartaruga foi selecionada por ser uma espécie marinha autóctone, que devido à sua alimentação, corre o risco de comer os plásticos que são arrastados para o mar, podendo morrer. Por outro lado, é um animal fofinho, do gosto da maioria das crianças, chamando assim a atenção dos alunos para preservar a vida marinha.

Memória descritiva do projeto:
O Projeto “O mar começa aqui…”, no passado ano letivo, já tinha sido alvo de interesse por parte de um dos atuais membros da Equipa Eco-Escolas, a professora Anabela Monteiro que fez alguns contactos com a Dra Sofia Gomes, Coordenadora do Núcleo de Sensibilização Ambiental da Divisão de Gestão Ambiental da Câmara Municipal de Oeiras, no sentido de o implementar na EB Professsor Noronha Feio. No seguimento desses contactos, este ano letivo abraçamos integralmente esse Projeto.
O mesmo foi apresentado no 5º Conselho Eco–Escolas, realizado a 19 de fevereiro, aos representantes das turmas presentes, no sentido de abrir a iniciativa ao 2º e 3º ciclos para envolver o maior número possível de alunos num Projeto que se traduzisse na criação de um desenho/proposta de imagem que fosse ao encontro do tema “O mar começa aqui…”.
Após o Conselho Eco-Escolas, a coordenadora do Eco-Escolas, professora Mónica Costa, deu conhecimento do Projeto ao seu grupo disciplinar ( 240- EVT ) e ao grupo 600 - Artes Visuais, de modo a envolvê-los neste Projeto. Ainda, na disciplina de Educação Visual (2º ciclo), envolveu os alunos das suas turmas (5ºB, 5ºE e 5ºF) e os desenhos que foram surgindo foram sendo simultaneamente publicados no EcoGeração Noronha (Facebook). Por acréscimo, surgiu também o trabalho de um aluno do 5ºC, que seguia as publicações e, por empatia, sentiu-se motivado a aderir ao Projeto.
Após a entrega destes, a seleção dos trabalhos apresentados resultou primeiramente num concurso interno constituído por 2 fases:
1ª fase - seleção de um conjunto de trabalhos que representasse cada uma das turmas envolvidas no Projeto;
2ª fase – votação aberta à comunidade escolar através do EcoGeração Noronha (Facebook), nos trabalhos previamente selecionados pela Equipa Eco-Escolas.
Desta forma foi selecionado o trabalho para representar a EB Professor Noronha Feio.
Esperamos assim ter envolvido a comunidade escolar, mesmo estando em quarentena, e contribuído para a divulgação não só dos Projetos em que nos envolvemos este ano letivo como, inclusive, do Programa Eco-Escolas.
Professora Responsável pelo Projeto: Mónica Costa

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências