O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola EB 2,3 de João Pedro de Andrade (Ponte de Sor)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Desenhei um ecoponto, porque este já é referência de reciclagem. A ideia é alertar para não deitar o lixo para o chão, mas para o ecoponto ou para o caixote do lixo, porque o que não acaba no lixo acaba no mar. Colocar o lixo no sítio certo é um dos primeiros passos para contribuirmos para um oceano mais saudável. Temos pequenos gestos, aparentemente inofensivos, e muitas vezes bem longe da água, que têm impacto no oceano Ao melhorar as nossas atitudes, podemos reduzir a ameaça que o plástico representa para o oceano, daí a escolha do ecoponto amarelo.

Memória descritiva do projeto:
A Escola João Pedro de Andrade aderiu à iniciativa do Município de Ponte de Sor em participar no projeto da Eco -Escolas “ O Mar começa Aqui” proposta pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa, sendo a professora de Educação Visual, Lina Salgueiro a coordenadora da atividade, estiveram envolvidos cerca de 100 alunos do sexto ano, com a média de idades de 11 anos.
Tendo em conta a preocupação do Município com a sensibilização ambiental e a preservação dos oceanos pretendemos com esta campanha, alertar toda a comunidade, da incorreta deposição dos resíduos, passando a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”.
É necessário que a comunidade perceba que as sarjetas têm como função a recolha e o escoamento das águas pluviais, e que transportam consigo vários resíduos, como por exemplo, plásticos, óleos, beatas,….. As águas pluviais não são filtradas nem recebem qualquer tratamento e vão, directamente para os rios, lagoas ou mar, todo o lixo que é atirado para o chão acaba por ir parar ao mar através das sarjetas, prejudicando a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, da qualidade da água doce e salgada.
O projeto teve inicialmente uma fase de pesquisa em que os alunos do 6º ano observaram / registaram qual o tipo de lixo que encontravam mais frequente no chão, quer no espaço escolar, quer na comunidade envolvente. Posteriormente foram abordados os temas como o tempo de degradação dos resíduos, a contaminação das linhas de água e a política dos 5Rs.
Foi iniciada a realização de cartazes alusivos à temática e a construção de ecopontos amarelos para colocar no recinto escolar.Com a interrupção letiva devido à pandemia, não foram concluídos estes trabalhos.
Foi solicitado para realizarem a partir de casa um desenho/proposta de imagem que se pretende reproduzir nas sarjetas/sumidouros, visando a campanha de sensibilização “ O Mar Começa Aqui”.
Tinham como orientação: fotografia duma sarjeta; as suas dimensões; iniciar o trabalho em folha A4; desenho da sarjeta à escala de 1:5; criarem uma imagem envolvente. Foi solicitado aos alunos o envio de fotos dos trabalhos realizados a partir de casa, sendo posteriormente divulgados à comunidade na página de facebook Eco Escolas JPA. Foram auscultados alguns alunos e colegas no sentido de se proceder à escolha da imagem.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências