O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola Básica de Ribeira de Neiva (Vila Verde)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem, do lado esquerdo, representa duas espécies da nossa costa: uma comum a toda a orla marítima (o polvo) e outra que está severamente ameaçada pela poluição dos mares (o cavalo-marinho). Do outro lado uma espécie exótica.
No fundo, de cada lado, as algas completam a biodiversidade dos oceanos.
O centro foi deixado sem nada, pois, como diz o seu autor, "há vários tamanhos e feitios de sumidouros, ficando os desenhos à volta destes".

Memória descritiva do projeto:
Escola Básica de Ribeira do Neiva
Prof. Coordenador: Arlindo Areias
76 alunos
idades: dos 10 aos 12 anos
5.º 6.º
O projeto integrou a planificação da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, na temática de Educação ambiental.
Numa primeira fase, os alunos foram sensibilizados para a limpeza dos espaços exteriores, a colocação dos resíduos nos locais corretos e a não os atirar para o chão, como é frequente verificar nas bermas das estradas e ruas, onde, depois, o vento ou a chuva os leva em direção à rede de águas pluviais.
Ao mesmo tempo, alertou-se para a problemática da poluição por plásticos, nomeadamente daqueles que entram nas sarjetas e sumidouros, pois vão parar ao mar, agravando a poluição dos oceanos, dando origem, entre outras, aos micro-plásticos que, em último caso, acabam por vir ter à nossa mesa através dos peixes que comemos.
Esta ação foi concluída em dezembro, à semelhança da escola sede do agrupamento, com a parceria da empresa que recolhe os resíduos sólidos do conselho (Rede Ambiente) que ofereceu a toda a comunidade escolar um cantil de vidro e uma t-shirt com o slogan "Hoje uma t-shirt, amanhã uma bola de trapos".
O momento foi igualmente aproveitado para o hastear da bandeira verde com a presença de toda a comunidade educativa, depois de uma limpeza de todo o espaço escolar e do exterior próximo entrada principal da escola.
Numa segunda fase (2.º período), passou-se à recolha de ideias para execução deste projeto.
Cada aluno começou a idealizar o seu projeto.
Fez pesquisas na internet sobre a vida marinha e as principais espécies da nossa costa, e as ameaças aos ecossistemas.
A terceira fase já decorreu em casa, devido ao confinamento - a realização do projeto de desenho:
Desenhar uma sarjeta ou um sumidouro, decorando-o com elementos marinhos, preferencialmente da costa portuguesa.
Aqui, todos os alunos da escola foram convidados a participar.
O trabalho foi efetuado em casa e posteriormente enviado por correio eletrónico para uma pasta partilhada da Drive.
Na sessão semanal de Cidadania e Desenvolvimento, cada turma escolheu o desenho representante da turma.
Não houve possibilidade de fazer a escolha por votação online no facebook da escola, como previsto inicialmente, os delegados de turma, por votação, escolheram o representante da escola.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências