O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola Básica Carlos Ribeiro (antiga EB 2,3 Pinhal de Frades) (Seixal)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem selecionada para ser pintada nos sumidouros representa a mensagem que se pretende transmitir à comunidade, ou seja, a importância de manter limpas as ruas e espaços exteriores da escola, recolhendo-se todo o lixo e impedindo a sua entrada nos sumidouros. A imagem representa vários tipos de resíduos junto ao sumidouro, verificando-se uma ligação entre o mar e o sumidouro, onde o mar começa e onde se encontram as espécies marinhas, visivelmente afetadas por este lixo, proveniente de todos nós, por vezes deixados inadvertidamente nas ruas e que se deslocam por ação do vento até entrarem nos sumidouros e sarjetas.
A imagem apresentada é um esboço do projeto pretendido, o qual requer a alteração da relação tamanho do sumidouro/tamanho da imagem, uma vez que o sumidouro deveria ocupar toda a parte central do desenho e constituir cerca ½ das dimensões totais da imagem. Assim, o sumidouro tem as dimensões 70,5 cm x 26 cm, pelo que a imagem deverá ter as dimensões aproximadas de 141 cm x 52 cm.
A imagem foi desenhada e posteriormente pintada com a técnica de pintura a lápis de cor aquareláveis.

Memória descritiva do projeto:
Escola: Escola Básica Carlos Ribeiro, Concelho: Seixal
Professora Coordenadora: Cristina Tenrinho (disciplina de Educação Visual)
Alunos envolvidos no projeto: Alunos das turmas 9ºA e 9ºB, no total de 50 alunos, com idades compreendidas entre 15 e 17 anos.
Fases do Projeto:
1ª - Divulgação da atividade “O mar começa aqui”
Os diretores de turma divulgaram, durante a 1ª semana de março, a atividade na aula de SER+ destas turmas, através de uma apresentação elaborada pelas coordenadoras do Eco-Escolas, onde foram mostrados vídeos sobre enorme quantidade de lixo que vai dar aos oceanos e as consequências para as espécies marinhas. Foram também divulgadas fotos de sumidouros da escola contendo “lixo”, a maior parte resultante de pequenos invólucros que facilmente voam e ali vão parar, tendo sido feito um alerta para a necessidade de colocar o “lixo” nos recipientes corretos.
A partir desta apresentação foi feito o enquadramento da atividade “O mar começa aqui”, tendo sido então lançada a proposta de participação e apresentado o regulamento da atividade.
2ª - Início da atividade “O mar começa aqui” na escola
Os alunos das turmas 9ºA e 9ºB, na disciplina de Educação Visual, realizaram as medições dos sumidouros da escola, de forma a iniciarem o desenho das suas propostas para a atividade. Alguns esboços foram iniciados também nesta fase.
3ª - Concretização da atividade “O mar começa aqui” em casa
Após o encerramento da escola, os alunos continuaram a desenvolver a atividade em casa, com a orientação da professora “à distância”, através do Plano E@D, e apenas com os materiais que os alunos tinham disponíveis em casa. Foram desenvolvidas várias propostas de imagens a pintar nos sumidouros, que necessitavam de alguns ajustes e reformulações, que já não foram possíveis nas atuais condições.
4ª – Seleção do projeto “O mar começa aqui”
As várias propostas ao projeto foram analisadas por todas as professoras envolvidas na atividade, tendo sido selecionada a imagem mar_EBCR enviada, não só pela parte estética, mas sobretudo pela mensagem que está implícita no desenho e que se pretende transmitir à comunidade.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências