O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola Secundária de Maria Lamas (Torres Novas)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Com o presente trabalho pretendemos representar criativamente o tema proposto aos alunos “O mar começa aqui”. Pretendemos alertar a população do concelho de Torres Novas de que a poluição ambiental tem graves repercussões nos mares e oceanos de todo o planeta, afetando milhões de
animais e espécies que ficam em riscos de extinção.
A composição:
A figura central deste trabalho é a tartaruga marinha. A mesma representa um dos animais mais ameaçados dos oceanos devido à pesca acidental, à destruição de habitat e principalmente devido à poluição marítima. Estudos comprovam que em cada mil filhotes da espécie só 2 é que atingem a maturidade. A mesma carrega na sua carapaça latões de resíduos tóxicos como se fossem a sua alimentação. Os resíduos tóxicos são uma das outras grandes causas da poluição nos oceanos. Estudos comprovam que cerca de 8 milhões de toneladas de resíduos é deitado ao mar anualmente.
A sair dos latões de resíduos tóxicos estão uns efeitos que querem representar os milhares de corais, principalmente na grande barreira de corais presente na Austrália, que estão a desaparecer devido ás alterações climáticas.
As medidas das sarjetas (as que se encontram na zona da escola Maria Lamas e avenida do Jardim das Rosas) são as seguintes: 20 cm de altura, 66 cm de comprimento e 70 cm de largura. Materiais necessários: tintas, pincéis e trinchas
NOTA: O projeto foi realizado à escala 1/3 e posteriormente realizada a
fotomontagem em Photoshop.

Memória descritiva do projeto:
Agrupamento de Escolas Gil Paes
Professora coordenadora da atividade: Cristina Nascimento
Turma: 10 AVA
Nº de alunos: 22 alunos
Professora coordenadora da atividade: Cristina Nascimento
Criadores da imagem: Joana Marque e Sérgio Rodrigues
O projeto foi apresentado aos alunos de Artes Visuais do 10º ano, que se encontram
em ensino à distância, desafiando-os para a realização de composições gráficas que
possam ter um impacto na comunidade. Os alunos participaram de forma ativa abordando as questões relativas à incorreta deposição dos resíduos, poluição da água doce e água do mar.
O processo criativo teve várias fases de desenvolvimento:
 Numa primeira fase, os alunos realizaram e apresentaram uma proposta
individual.
 Numa segunda fase, foram criados grupos de trabalhos que interpretaram e
reuniram os elementos visuais que mais se destacavam nos vários trabalhos
realizados e conceberam um novo projeto.
 Numa terceira fase, elaboraram o projeto final de grupo, unindo cores, formas,
proporções e conceitos.
Os grupos apresentaram aos colegas de turma a sua proposta e defenderam as suas
ideias. Foram efetuados os votos de seleção dos trabalhos que mais se destacam, em
contexto de aula Síncrona. Os trabalhos selecionados pelos alunos foram apresentados para uma votação final.
Os intervenientes foram:
 O coordenador do projeto Eco Escola- Professor Nelson Correia
 Um elemento da Direção – Professora Paula Léo
 O Diretor de Turma – Professor António Coelho
 Professora de Desenho – Cristina Nascimento

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências