O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Abrantes ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 Octávio Duarte Ferreira de Tramagal (Abrantes)

Os resultados da cultura do uso do plástico descartável podem ser vistos sempre que se vai a uma praia ou até na prática de mergulho em qualquer parte dos oceanos. De acordo com uma estimativa, até 2050 os oceanos poderão […]

Ver a página do trabalho aqui.

Albufeira ( 2 trabalhos )

Escola EB/JI de Correeira (Albufeira)

O aluno ao desenhar uma sarjeta envolvida por uma garrafa de plástico quis transmitir que o plástico e todos os outros resíduos devem ficar fora da sarjeta. Se estes resíduos não chegarem ao mar, o oceano não ficará poluído e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB/JI Nº1 de Albufeira (Albufeira)

EB/JI Nº1 de Albufeira Professores Coordenadores: Isabel Anjo e Anabela Furett Grupo do Pré-Escolar (2 salas): 45 crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Sendo este trabalho realizado por crianças da Educação Pré-Escolar, optamos por executar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alcobaça ( 3 trabalhos )

Escola EB 2 da Benedita (Frei António Brandão) (Alcobaça)

Memória descritiva da IMAGEM - “O Mar Começa Aqui” Na sequência da execução do desafio, “O Mar Começa Aqui”, apresentámos uma proposta de atividade em desenho, ilustrado com imagens, com a aplicação de técnicas e selecção de cores, para dar […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Sec. D. Inês de Castro (Alcobaça)

O peixe azul simboliza as águas que fluem para os lagos, lagoas baías ou mar e a máscara que utiliza faz uma alusão à poluição provocada pela falta de limpeza, o descuido e a incorreta deposição dos resíduos; A sarjeta […]

Ver a página do trabalho aqui.


Externato Cooperativo da Benedita (Alcobaça)

Começa aqui o pensamento num mar limpo e com seres em harmonia e porque não queremos que de tudo de mau acabe no mar, por isso todos os dias pensamos na melhor forma de não chegarem ao mar resíduos que […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alcochete ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 El Rei D. Manuel I (Alcochete)

A ideia surgiu a partir do jogo do pacman onde a sardinha estará a comer a garrafa ou outros detritos que poderão ser arrastados para o mar. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Amadora ( 8 trabalhos )

Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)

Ema Lourenço, nº8 do 7º B da Escola Básica de Alfornelos AMADORA "Quando iniciei os desenhos tinha muitas ideias, por isso, fiz mais do que uma proposta. A maior dificuldade que tive neste trabalho, foi pensar em colocar as espécies […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Roque Gameiro (antiga EB 2º e 3º ciclos Roque Gameiro) (Amadora)

A escolha do peixe, para ser representante da vida no Mar deveu-se ao facto de este ser um dos animais mais representativos para os seres humanos. Uma vez que é uma fonte de alimentação com grande importância. E aqui representa […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Prof. Pedro d'Orey da Cunha (Amadora)

As imagens escolhidas para este trabalho tiveram em conta que a biodiversidade marinha é a mais afetada pela poluição do mar mas que de facto esta ação interfere com o equilíbrio natural de todos os ecossistemas do nosso planeta. O […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI de Vasco Martins Rebolo (Amadora)

Descrição: Peixe balão. Demonstra a diversidade marinha pela sua diferença (forma e preenchimento). A cor, representa um ambiente limpo, cuidado e feliz, e o preenchimento interior com corações coloridos, a dedicação e carinho pelo tema abordado, revelando o cuidado a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI Sacadura Cabral (Amadora)

O desenho é um peixe, sorridente, que nos faz recordar e chamar a nossa atenção para a proteção e sustentabilidade do ambiente e do nosso mundo. A cor escolhida é para não esquecermos que a esperança nunca morre e está […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI Terra dos Arcos (Amadora)

A imagem escolhida representa uma serjeta ilustrada com um polvo. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária de Seomara da Costa Primo (Amadora)

A proposta respeitou o design da sarjeta junto ao lancil do passeio, assim como as grelhas das sarjetas da nossa escola. Representa a água que transborda da grelha e os peixes que saltam animados por continuarem a nadar sem poluição. […]

Ver a página do trabalho aqui.


PaRK International School (Amadora)

STOPctupus - A imagem ilustra um polvo, espécie marinha, que vive onde os resíduos produzidos pelas cidades, em última instância, terminam. No centro da imagem encontramos a sarjeta, pintada de laranja com pequenos blocos de cor vermelha a formar a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Anadia ( 9 trabalhos )

Centro Escolar de Arcos (EB1 de Anadia) (Anadia)

“Um tubarão que vai engolir tudo o que entrar naquele sumidoiro.” O trabalho apresentado foi selecionado cumprindo os critérios propostos de composição simples, autónoma e criativa. É valorizado, ainda, porque integra, na perfeição, um sumidoiro que existe, na realidade, junto […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Escolar de Tamengos (Anadia)

Sargeta junto ao passeio (lado norte) da nossa escola – Centro Escolar de Tamengos - Agrupamento de Escolas de Anadia Escala aproximada: 10cm na imagem correspondem a 100cm na realidade, isto é, 1:10 Para o (pequeno) autor este desenho tem […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio Nossa Senhora da Assunção (Anadia)

Na atividade que realizámos com as técnicas de pintura e dobragem (origamis de peixes). Aquela rede que esta no centro é o material que vem com as frutas, tentámos imitar uma valeta. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica e Secundária de Anadia - Agrup. de Escolas (Anadia)

No âmbito da disciplina de Desenho A, em articulação com o projeto Eco Escolas, foi-nos proposto a elaboração de um esboço para pintar uma sarjeta em Anadia, tendo como tema “O Mar Começa Aqui”. Antes da realização do projeto, a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)

Carro: nós decidimos desenhar um carro, porque os veículos são uma grande fonte de poluição, tal como o fumo, e neste caso, também derrubou o caixote do lixo para o esgoto. Cor: vermelho Porquê: porque o vermelho simboliza o mal. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Sangalhos - Centro Escolar de Sangalhos (Anadia)

A imagem contém um peixe estilizado associado à ondulação do mar (cores utilizadas: preto, amarelo e azul). No enquadramento da sarjeta a frase "O MAR COMEÇA AQUI" faz um ângulo de 90 graus acompanhando a esquadria da grelha. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 da Moita (Anadia) (Anadia)

Cavalo- marinho contemplando a biodiversidade existente à sua volta. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 de Aguim (Anadia)

A imagem seleciona será desenhada e pintada no muro exterior à escola, onde se encontram vários sumidouros que escorrem as águas pluviais e a água do recinto escolar para a sarjeta. Na segunda fase, também, será pintado as ondas do […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 de Vila Nova de Monsarros (Anadia)

"Para construir o meu trabalho reutilizei um saco de plástico para criar uma base impermeável (porque a ideia era colocar o trabalho no chão, junto à sarjeta e estava a chover. Utilizei também papel de embrulho azul e várias cores […]

Ver a página do trabalho aqui.

Angra do Heroísmo ( 3 trabalhos )

Escola Básica e Secundária Tomás de Borba (Angra do Heroísmo)

A imagem apresenta ao centro uma das sarjetas que estão na via pública, exterior da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba. No canto inferior esquerdo e no canto inferior direito, existem duas mãos que representam a ligação que o […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond (Angra do Heroísmo)

Memória descritiva realizado pelo autor do desenho Ao realizar o meu trabalho, decidi dar maior importância à cor azul, pois esta cor simboliza a cor do mar. Depois desenhei algumas das espécies marinhas que podemos encontrar no mar dos Açores, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI Infante D. Henrique (Angra do Heroísmo)

O trabalho foi planificado com a docente coordenadora, os encarregados de educação e as alunas por video conferência e email. As alunas optaram por fazer o desenho do polvo porque estiveram a investigar sobre este animal e concluíram que este […]

Ver a página do trabalho aqui.

Barreiro ( 2 trabalhos )

Escola Básica da Quinta Nova da Telha (Barreiro)

O peixe apresentado na ilustração é o Peixe Lua. A aluna optou por escolher este Peixe porque pertence a uma espécie em vias de extinção. A Maria considerou pertinente este pormenor apelando assim, à preservação da vida marinha. É A […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária de Casquilhos (Barreiro)

A proposta apresentada resulta de uma pesquisa sobre o ciclo da água, o ciclo urbano da água, bem como sobre a sua função, funcionamento, rede e localização das sarjetas e sumidouros existentes no Município do Barreiro. Decidimos a representação de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Benavente ( 2 trabalhos )

Escola Básica Fonte dos Escudeiros (Benavente)

A imagem mostra-nos diferentes tipos de lixo que são deitados ao chão (beatas de cigarros, garrafa, o próprio conteúdo da garrafa) e, posteriormente, através das sarjetas/ sumidouros, vão entrar na rede de esgoto e terminar nos rios e no mar. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 das Acácias (Benavente)

O desenho escolhido pelos alunos representa um espantalho dos campos ribatejanos que aqui com nova indumentária se prepara para chamar a atenção para a proteção do mar e dos seres que o habitam. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Braga ( 7 trabalhos )

EB 2,3 de Real - Agrupamento de Escolas de Real (Braga)

Os alunos do 6ºE desenvolveram as suas ideias sobre o ecossistema marinho e o que pretendiam desenhar. Primeiro em formato de esboços em grafite e numa fase posterior já com diversos materiais pictóricos, pintura a lápis de cor, marcadores e […]

Ver a página do trabalho aqui.


EPB - Escola Profissional de Braga, Lda. (Braga)

Partindo do nome do projeto “O mar começa aqui” surgiu a ideia de escolher uma criatura que pertence ao elemento água - o POLVO, este é um ser flexível e ágil, daí esta escolha, porque facilmente consegue sair do esgoto. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Lamaçães (antiga EB 2,3 de Lamaçães) (Braga)

Autora: Inês Martins, 14 anos Escola Básica 2,3 de Lamaçães Este trabalho consistiu na realização de um desenho para consciencializar as pessoas de que a poluição que elas produzem irá sempre e invariavelmente parar ao mar. A realização deste desenho […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Trigal de Santa Maria (Braga)

Alguns alunos do Clube do Ambiente aderiam ao desafio e lançaram-se à pesquisa de animais marinhos em vias de extinção. A imagem que foi selecionada foi da baleia que algumas vezes já deu à costa portuguesa ou por ter ficado […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 de Celeirós (Braga)

A aluna Ema depois da aula de motivação dos alunos para a problemática do lixo que colocamos no chão e que pode ir parar ao mar, através das sarjetas, realizou este desenho na aula de Educação Visual. Após a elaboração […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 de Palmeira (Braga)

Este trabalho tem o objetivo de fazer as pessoas refletiram sobre os seus atos e sobre as consequências destes. Nele estão escritas duas frases “Pense neles...” e “...O mar começa aqui!”, ambas escritas com cores diferentes, assim como dois dos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Externato Infante D. Henrique (Braga)

A imagem foi inspirada num planeta poluído e que põe em causa a sobrevivência de muitas espécies de animais e plantas. O flamingo, sendo um animal filtrador de água é especialmente susceptível à presença de plásticos nas massas de água […]

Ver a página do trabalho aqui.

Caldas da Rainha ( 7 trabalhos )

Colégio Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha)

Na imagem podemos observar uma tartaruga deformada por um plástico que a impediu de crescer normalmente e a acabou por levar à sua morte, uma situação real divulgada mundialmente. A sargeta foi pintada como mar e a tartaruga encontra-se a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica D. João II, Caldas da Rainha (Caldas da Rainha)

De acordo com o tema do nosso projeto de flexibilização curricular, “Amar o Mar”, no início do 2.º período, pusemos mãos à obra para concretizar o nosso plano de pintura das sarjetas. Os alunos fizeram pesquisas sobre poluição marinha, o […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Santo Onofre (Caldas da Rainha)

A baleia representa todos os animais marinhos e a grelha da sarjeta é a boca do animal. Se deitarmos lixo para a sarjeta, este vai para o mar e os animais marinhos podem ingeri-lo. Até uma baleia, apesar de tão […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica do 1.º ciclo do Bairro da Ponte (Caldas da Rainha)

O trabalho pretende alertar para o impacto que a poluição das águas pluviais tem nos ambientes marinhos e nos ecossistemas. O caranguejo é uma espécie animal característica das nossas zonas costeiras que está sujeito à degradação do seu habitat devido […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (Caldas da Rainha)

Na imagem está representado o nosso planeta, o planeta azul. Nele constam as ondas dos 5 oceanos em diferentes tons de azul, e também uma mancha de poluição a cinzento. A sardinha representada deixa o aviso: "O Mar Começa Aqui". […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária/3 de Raul Proença (Caldas da Rainha)

Para participar neste projeto nós fizemos alguns desenhos/modelos para pintar as sarjetas, inspirados no tema do mar, na poluição e utilizando animais da Fábrica Bordalo Pinheiro como as sardinhas, os sapos e as tartarugas. Ficaram as sardinhas que estão diretamente […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Técnica Empresarial do Oeste (Caldas da Rainha)

A imagem representa uma tartaruga no mar com a frase “O mar começa aqui!”, pintada numa sarjeta, para incentivar as pessoas a não deitarem lixo para as sarjetas ou para o chão, porque mais tarde esse lixo vai parar ao […]

Ver a página do trabalho aqui.

Câmara de Lobos ( 4 trabalhos )

Escola EB 1/PE da Fonte da Rocha (Câmara de Lobos)

A imagem trata-se de um Cetáceo chamado Golfinho-comum que costuma ser observado pelas embarcações no mar da madeira. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE de Câmara de Lobos (Câmara de Lobos)

Este desenho foi feito por uma aluna do 3º ano. Nele podemos ver um peixe muito colorido, no fundo do mar. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE Estreito de Câmara de Lobos (Câmara de Lobos)

A inscrição neste concurso foi feita no inicio de maio pois só a 4 de maio é que a Câmara Municipal aderiu á iniciativa. O desenho selecionado foi portanto elaborado em contexto da pandemia e como tal realizado pelo aluno […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE Rancho e Caldeira (Câmara de Lobos)

A imagem representa um lobo marinho, símbolo do concelho de Câmara de Lobos, onde fica localizada a nossa escola. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Cascais ( 4 trabalhos )

Escola Básica e Secundária IBN Mucana (Cascais)

As imagens desenvolvidas nesta atividade pretendem sensibilizar os alunos e a população em geral para não se deitarem resíduos nas sarjetas pois tudo vai dar ao mar, prejudicando os ecossistemas marinhos. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI de Caparide (Cascais)

Desenho representativo da vida no mar. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola/JI Fernando Teixeira Lopes (Cascais)

Foi lançado às famílias do Pré Escolar da nossa escola o desafio de desenvolverem, em casa, este projeto. Deste modo, surgiu esta imagem que representa aquilo que todos nós, na generalidade, desejamos: um planeta saudável e feliz. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Pólo Secundário - Ibn Mucana (Cascais)

O objetivo dos desenhos é sensibilizar os alunos e a população e, geral, para não deitar nada nas sarjetas, a não ser as águas pluviais. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Chamusca ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária da Chamusca (Chamusca)

"O Tejo e a Lezíria: as pessoas, a cultura e a natureza" Englobado no tema Fauna e Flora do nosso meio, Chamusca, região que é banhada pelo rio Tejo, foram estudados temas sobre as características dos animais, em particular, os […]

Ver a página do trabalho aqui.

Chaves ( 1 trabalho )

Escola Secundária Dr. Júlio Martins - Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins (Chaves)

O projeto realizado por mim debruçou-se nas sarjetas e na diversidade dos animais existentes no oceano. Como o tema era "O mar começa aqui" quis incluir o azul do mar e todas as cores que nele habitam, assim consegui identificar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Entroncamento ( 3 trabalhos )

Escola Básica António Gedeão (Entroncamento)

Escola António Gedeão-Entroncamento-Pré-Escolar […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Dr. Ruy D'Andrade (Entroncamento)

Escolhi fazer esta imagem para pintar uma sarjeta. Preferi utilizar os tons de azul, remetendo mais para os tons da água do mar. Selecionei três desenhos de amimais que habitam o mar, um polvo, uma estrela do mar e uma […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento (Entroncamento)

MEMÓRIA DESCRITIVA DA IMAGEM “O Mar começa aqui” A cor é um dos elementos que mais se faz sentir nesta composição: - representação do fundo azul do mar, em oposição com as cores dos cavalos marinhos e das algas, para […]

Ver a página do trabalho aqui.

Fafe ( 5 trabalhos )

Escola Básica de Arões - Santa Cristina (Fafe)

Identificação da Escola: Escola Básica de Arões, Sta Cristina - Fafe Professor Coordenador da Atividade: Marta Costa e Raquel Martins Nome da aluna: Joana Costa Carvalho Número: 10 Idade: 11 anos Ano de Escolaridade: 5.º […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Arões S. Romão (Fafe)

Fazendo uma mensagem descritiva sobre os maléficos detritos que vão desaguar ao mar, vamos começar pelo início, ou seja, desde as sarjetas, por exemplo. Se repararmos nos caminhos, ou estradas, existem estas fissuras, gradeadas e não estão lá por mero […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Cepães (Fafe)

O aluno do 2º ano da turma C24, Rodrigo Freitas Guimarães que realizou este trabalho a partir de casa utilizou vários materiais como; papel, lápis de carvão, lápis de cor, marcadores e papel colorido. O trabalho incidiu num desenho onde […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Fareja (Fafe)

A imagem a pintar na sarjeta junto da escola pretende alertar e educar que "tudo o que cai no chão vai parar ao mar", e que a mensagem seja entendida por toda a comunidade educativa criando competências no âmbito da […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Monte (Fafe)

Esta imagem simboliza a proteção urgente que é necessário do Planeta Terra. A grelha/sargeta apresenta-se à frente do mar, como sendo um meio de proteção, pretende transmitir a ideia de que tudo o que cai ali vai parar às águas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Felgueiras ( 2 trabalhos )

Escola Básica e Secundária de Idães (Felgueiras)

A professora Coordenadora e responsável por esta atividade, Fernanda Carvalho, desenvolveu este projeto com alunos das turmas do 8º ano em articulação com a disciplina de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento. Após a explicação do projeto aos alunos e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 de Vila Cova da Lixa - Centro Escolar da Lixa (Felgueiras)

O trabalho que realizei significa que todos os habitantes do planeta Terra poluem, por isso desenhei o nosso planeta. A sarjeta dentro do planeta significa o meio onde começa a poluição dos mares e dos oceanos. Se cada um fizer […]

Ver a página do trabalho aqui.

Funchal ( 17 trabalhos )

Centro de Formação Profissional da Madeira (Funchal)

Material utilizado: cartolina branca (80cm – comprimento por 60cm de altura – medidas reais); cores de feltro; lápis de cor; tinta acrílica azul; cola UHU baton para colagem dos logótipos Tendo em conta que a sarjeta será pintada de azul, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola de São João - Externato (Funchal)

A Imagem representa o cuidado a ter com o lixo na via publica. A falta de cuidado com o meio ambiente é projetado também para o mar. Uma vez que vivemos numa ilha, é nosso dever cuidado da "Pérola do […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 1,2,3/PE Bartolomeu Perestrelo (Funchal)

Escola Básica 123/PE Bartolomeu Perestrelo PROJETO O MAR COMEÇA AQUI MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA DA IMAGEM Trabalho da aluna: Maria Victória Figueira Rondon, nº16 Ano/Turma: 6º3 Idade: 12 anos Com este desenho, inserido no Projeto O Mar começa aqui, lançado […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Dr. Eduardo Brazão de Castro (Antiga EB 2,3 S. Roque) (Funchal)

Este trabalho surge no âmbito de uma interdisciplinaridade entre Ciências Naturais, Matemática e Educação Visual. O seu principal objetivo foi realizar uma imagem apelativa que influenciasse os transeuntes nos seus comportamentos. Abraçando o desafio “O Mar Começa Aqui “ lançado […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal)

A maqueta que representa a escola será aplicada a uma Sarjeta/Sumidouro, cujas medidas são: 470mmx270mm.  Em destaque, na sarjeta/sumidouro, pintada a cor vermelha, encontra-se ao canto inferior esquerdo, o advérbio “Não”.  No limite superior da linha horizontal da […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE da Achada (Funchal)

Tendo em conta a participação da nossa instituição neste projeto, acordamos, juntamente com os discentes, que fosse representado um animal. Pensamos que faria todo o sentido constar uma espécie endémica da R.A.M e, após votação, elegemos o polvo. Todo este […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE de São Martinho (Funchal)

A imagem tem como figura central e de destaque o lobo marinho, espécie rara e protegida na RAM, que se encontra em risco. No centro da sua barriga situa-se a sarjeta, local de recolha de águas, remetendo-se assim para a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE do Monte (Antiga EB1/PE Livramento - Monte) (Funchal)

O presente trabalho foi elaborado a propósito do concurso/desafio: O Mar começa aqui… Na impossibilidade de realizar este concurso com a presença dos alunos na escola, a equipa coordenadora do Programa Eco-escolas e a professora de expressão plástica juntaram esforços […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE e Creche de São Gonçalo (Funchal)

A imagem a pintar é um golfinho, que foi desenhado com lápis de cor azul e preto. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE Ribeiro Domingos Dias (Funchal)

A elaboração da imagem foi inspirada na figura do polvo que vive no mar da ilha da Madeira. Foi feita uma pesquisa na Internet e em livros. Foi um trabalho gratificante pois permitiu conhecer melhor este ser vivo. Este molusco […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE Visconde Cacongo (Funchal)

Relativamente ao presente trabalho, este foi lançado aos alunos de 3º e 4º anos, através da plataforma Google Classroom, com a qual a escola está a trabalhar no ensino à distância. Vários alunos revelaram interesse em desenvolver a atividade. A […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Sec. Francisco Franco (Funchal)

A imagem é da autoria da aluna Laura Viveiros. Foram utilizadas apenas as cores azul, branco, amarelo e laranja, dado que são as cores das tintas disponíveis para a segunda fase do projeto. O azul mais escuro e o branco […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

Poluir as águas dos rios, dos oceanos, dos lagos é agredir o meio ambiente, os animais, e até mesmo a humanidade pois tudo o que não acaba no caixote do lixo acaba no mar. Se não deitarmos lixo na sarjeta […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny (Funchal)

A imagem representa a necessidade urgente da população implementar bons hábitos no que diz respeito aos ciclos de vida dos materiais. Produzir e consumir menos e reciclar mais deveria ser o mote da vida atualmente pois para garantirmos a subsistência […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim Escola João de Deus (Madeira) (Funchal)

A imagem selecionada foi realizada por uma criança de 4 anos que desenhou o mar coberto de lixo e um nadador a recolher o lixo e a colocá-lo num barco para o retirar do mar. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Politécnico da Universidade da Madeira (Funchal)

Para esta proposta busquei referência na frase “ Aqui, onde a terra se acaba e o mar começa ” do livro os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões. A proposta de pintura é repetir a frase em sequência ao longo […]

Ver a página do trabalho aqui.


Serviço Técnico de Educação Especial (STEE) (Funchal)

Aqui desta sarjeta consigo avistar Peixes brilhantes e coloridos Porque não deito lixo p´ro mar. Esta é uma das suas portas Muitas mais pelo mundo há Mas se todos fizermos a nossa parte O mar agradecerá. Não utilizes as sarjetas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Góis ( 1 trabalho )

Escola Básica de Góis (ex. Escola Básica Integrada com Jardim de Infância de Góis) (Góis)

Materiais: folha papel A4 e lápis de cor. Técnica utilizada: pintura com lápis de cor. Escala: 1/5 Na imagem para o projeto escolhi o caranguejo, porque dentro das espécies autóctones, é um animal que pelo seu aspeto físico e pela […]

Ver a página do trabalho aqui.

Gondomar ( 6 trabalhos )

Escola Básica da Venda Nova (Gondomar)

Desenho elaborado por uma aluna do 2º ano utilizando: marcadores, lápis de cera e lápis de cor. Revela uma alusão aos tempos que correm, onde andamos todos com medo do vírus e não podemos nós ser o vírus do mar. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Marques Leitão (Gondomar)

O autor deste desenho intitulado «Viagem ao fundo do mar» foi o aluno Vasco Monteiro de Castro que tem 14 anos de idade e frequenta o 8.º ano de escolaridade na Escola Básica Marques Leitão. Esta imagem enquadra-se no âmbito […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária de São Pedro da Cova, Gondomar (Gondomar)

MEMÓRIA DESCRITIVA “O mar começa aqui” Índice 1. IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR 3 2. IDENTIFICAÇÃO DA TURMA 3 3. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA 3 4. DATA 3 5. TÍTULO 3 6. METODOLOGIA DE EXECUÇÃO 3 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 4 1. IDENTIFICAÇÃO DO […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária de Valbom (Gondomar)

Pintar um golfinho a azul com um balão de fala alertando para o facto do Mar começar nas sarjetas. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Portelinha Nº 1 (Gondomar)

A nossa imagem pretende alertar para o lixo que encontramos frequentemente no chão das ruas e que irá parar ao mar se nada for feito. desde sacos do lixo, restos de frutas, beatas, cotonetes, latas, tampas, pacotes de chá, palhinhas, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Portelinha Nº 2 (Gondomar)

As imagens dos peixinhos resultaram de pesquisa na internet. Os alunos quiseram usar a diferente fauna marinha que aparece na história e tal foi possível dada a dimensão e configuração dos sumidouros do recreio do Jardim de Infância. Para a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Gouveia ( 2 trabalhos )

Jardim de Infância da Associação de Beneficência Popular de Gouveia (Gouveia)

Memória descritiva da imagem O rio Mondego é o quinto maior rio Português, é o mais extenso de todos os que têm o seu curso em Portugal. Nasce na nossa Serra da Estrela e a foz no Oceano Atlântico junto […]

Ver a página do trabalho aqui.


JI da Fundação "A Nossa Casa" (Gouveia)

o Ultimo tema desenvolvido com as crianças de forma presencial foi o ciclo da água. A nossa gotinha que fez uma grande viagem chamava-se salpico. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Guimarães ( 18 trabalhos )

Colégio do Ave (Guimarães)

De acordo com a aluna Margarida que realizou este desenho o mesmo representa uma menina a segurar um tubo que sai de um bueiro ou sumidouro e que leva todos os resíduos que vão ter a esse bueiro até ao […]

Ver a página do trabalho aqui.


EB1/ JI de Teixugueiras - Silvares (Guimarães)

Primeiro a Francisca fez um desenho com o fundo do mar e depois elegeu um animal para submeter a concurso - o Cavalo Marinho pela sua beleza e fragilidade. O Cavalo Marinho foi um desenho que vários alunos inclusive os […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica 2,3 de S. Torcato (Guimarães)

DESCRITIVA DA IMAGEM Os alunos do Clube Eco-Escolas, da Escola Básica de São Torcato, aceitaram com muito entusiasmo, o desafio “O Mar começa aqui…”. Seguiram as orientações da Coordenadora do Programa Eco-Escolas, Professora Paula Lopes, onde teriam de ilustrar uma […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica das Taipas (Guimarães)

A primeira casa é a casa da partida, que representa o plástico a entrar pelos esgotos. A segunda casa, representa os canos dos esgotos cheios de plásticos. A terceira casa, representa a descarga de plásticos e outros detritos para o […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Abação (Guimarães)

As imagens representam a preparação e execução do que foi planeado nas aulas de Ciências Naturais e educação Visual e Tecnológica. Em anexo está o esboço do projeto. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Gondar (Guimarães)

Imagem elaborada por um aluno do 2.º ano, turma A, da Escola Básica de Gondar. O aluno teve ajuda da sua irmã mais velha. Usaram na pintura deste trabalho. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica e Secundária Santos Simões (Guimarães)

A imagem selecionada foi desenvolvida por uma aluna do 12.º ano, no período de confinamento, e orientada, à distância, pela sua professora de Educação Visual. Foram utilizados materiais básicos de desenho e de pintura. O desenho representa um polvo que […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Virgínia Moura (Guimarães)

“Os braços da poluição” – A imagem representa a ligação entre uma “sarjeta virtual”, onde pelas “nossas ações incorretas” podem entrar lixo e poluentes, e uma “sarjeta real”, já que as sarjetas de passeio e sumidouros são importantes dispositivos de […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 de Briteiros (Guimarães)

O desenho foi escolhido por votação dos alunos, tendo os mesmos sido anteriormente sensibilizados, quer para a necessidade de se realizar um desenho de fácil execução, quer para a escolha do espaço/ sumidouro, onde deveria ser pintado. Assim, os alunos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 João de Meira (Guimarães)

A execução da imagem resultou da aplicação de conhecimentos, princípios e valores adquiridos, não somente ao longo da vida, mas também reforçada nas diferentes disciplina/áreas pois a temática é transversal. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Agrolongo Sande S. Lourenço (Guimarães)

Memória descritiva da imagem A imagem inclui o mar com a representação de espécies marinhas mais populares do mar português: a sardinha, a dourada, a sapateira, o camarão e o polvo. A seleção destas espécies deveu-se também à sua grande […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB e Secundária Arqueólogo Mário Cardoso (Guimarães)

Na imagem pode ver-se a beleza e a vida em pleno do mar com o objetivo de sensibilizar para a preservação destes ecossistemas aquáticos. Muitos dos problemas que afetam os oceanos têm origem na terra. Por isso, a imagem pretende […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Igreja Sande S. Martinho (Guimarães)

Trabalho realizado em suporte de papel e posteriormente pintado com aguarela. O aluno tirou uma fotografia ao sumidouro localizado no exterior da escola, usando-a como base para o seu desenho. A sua intenção era personificar o sumidouro como uma “boca” […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 da Pegada (Guimarães)

- São muitos os atentados ambientais cometidos a montante do mar. Os ribeiros e rios arrastam consigo, vindos das margens e das sarjetas, por ação das chuvas e dos ventos, muitos resíduos, sobretudo plásticos (por serem mais leves) que, inevitavelmente, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 de Pinheiral (Guimarães)

No âmbito do programa Eco-Escolas, a docente de Educação Especial lançou aos seus alunos o desafio de elaborarem um trabalho sobre a temática “O mar começa aqui” a partir de uma sarjeta. Neste contexto, os alunos foram, mais uma vez, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 Oliveira do Castelo (Guimarães)

Após pesquisa na Internet sobre as espécies marinhas da costa portuguesa, chamou-me à atenção o robalo, pela beleza da sua cauda e das suas barbatanas cinzentas-prateadas. Resolvi pintar a cauda e as barbatanas com a cor original do peixe e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI de Ronfe (Guimarães)

A imagem foi escolhida de entre as várias participantes. A sarjeta simboliza o mar e à sua volta algumas espécies marinhas nele existente. Com esta imagem pretende-se sensibilizar a população para a necessidade de limpeza desses canais de água, sensibilizando […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Profissional Cenatex (Guimarães)

A EP Cenatex aceitou com muita motivação embarcar no projeto “O Mar começa aqui”, tentando esta- belecer nos alunos uma relação com este tema e a possibilidade de utilizar a arte como forma de crítica social e de alteração comportamental. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Horta ( 1 trabalho )

Lar das Criancinhas da Horta/ O Castelinho (Horta)

Esta imagem foi desenhada pela criança porque as tartarugas estão a correr o risco de ficarem extintas devido à má utilização do nosso ambiente. Esta tartaruga simboliza todos os animais marinhos que precisam da nossa ajuda. Esta é pintada em […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ílhavo ( 3 trabalhos )

Escola Básica da Gafanha da Nazaré (Ílhavo)

A imagem é uma homenagem à biodiversidade marinha da região de Aveiro, e pretende transmitir a mensagem de que estas espécies devem ser cuidadas e preservadas por todos. Biodiversidade e cor são VIDA! […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 José Ferreira Pinto Basto (Ílhavo)

Nos sumidouros e sarjetas apenas deveria ser colocada água, nunca lixos, pelo que o desenho representa a entrada de apenas "objetos" marinhos. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária da Gafanha da Nazaré (Ílhavo)

A imagem representa um cardume por baixo de uma sarjeta realçando que o início do mar começa numa sarjeta da nossa rua... Para que os peixes possam viver no seu esplendor de cor, é necessário não deitar lixo para o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Leiria ( 6 trabalhos )

Centro Escolar da Barreira (Leiria)

A ilustração foi criada à volta da imagem do semidouro fornecida pela professora. Desenho com grafite e pintura com canetas de feltro. Na prática será também pintado o semidouro, que integrará o planeta. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio de Nossa Senhora de Fátima (Leiria)

Os alunos escreveram a seguinte mensagem: Com o nosso projeto, pretendemos realçar o impacto que a libertação de resíduos tem na vida marinha. O animal que selecionamos foi a alforreca, pois esta representa todos os ecossistemas marinhos portugueses, já que […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica 2,3 Dr. Correia Alexandre (Leiria)

Escola Básica, 2,3 Dr. Correia Alexandre de Caranguejeira Professores coordenadores da actividade: Ana Filomena Matos e Maria Teresa Dias. O projeto selecionado foi feito pelo aluno: Eduardo Filipe Romeiro Santos do 8º A Escala do desenho 1:10 Memória descritiva elaborada […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Barreiros (Leiria)

A imagem representa o percurso que a água faz desde que entra no sumidouro, vai para o rio e chega ao mar com todos os seus habitantes. Foram usados vários materiais para dar um maior relevo e sensação de 3 […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Santa Catarina da Serra (Leiria)

O mar começa em todos os rios e ribeiros e os rios começam em gotas de água da chuva que caiem por todo o lado e uma parte delas entra nos esgotos e arrasta tudo o que vai encontrando pelo […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica e Secundária Henrique Sommer (Leiria)

A imagem foi escolhida de entre as realizadas por alunos dos 7.º e 8.º anos de escolaridade nas aulas de Educação Visual com a professora Solange Santos. A imagem representa uma sardinha, espécie autóctone da costa marinha da região de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Loures ( 7 trabalhos )

Associação O Saltarico (Loures)

O mar começa aqui […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio Integrado Monte Maior (Loures)

A imagem foi elaborada pelo Município de Loures. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica do Catujal (Loures)

Maquete elaborada pelos serviços da Câmara Municipal de Loures […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica e Integrada de Apelação (Loures)

Esta imagem pretende alertar para o facto de que todos os resíduos que são lançados nos sumidouros acabarão por ir parar às nossas praias e poluir os oceanos. Os nossos alunos acreditam que ainda vamos a tempo de salvar os […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)

A maquete da imagem que será pintada nos referidos sumidouros foi desenvolvida pela Câmara Municipal de Loures e posteriormente enviada às escolas. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 João Villaret (Loures)

ECOSSISTEMA MARINHO Durante o ano escolar abordámos a temática ecossistemas e de momento estamos a abordar a temática gestão de recursos, incluindo os recursos biológicos. O trabalho que se apresenta corresponde a um ecossistema aquático marinho, onde existe uma grande […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância "O Nosso Mundo" (Loures)

" O Mar começa aqui" é promovido pela ABAE e tem como principal objectivo sensibilizar a população para não atirar resíduos de qualquer natureza para as sarjetas, uma vez que o lixo ali colocado acaba no mar.( tais como beatas, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lourinhã ( 1 trabalho )

Escola Básica Salvador Leonardo Ferreira (antiga EB1/JI de São Bartolomeu dos Galegos) (Lourinhã)

A imagem é o simbolismo gráfico da ideia de que muito do lixo que produzimos é “levado” pelas sarjetas e/ou sumidouros acabando por chegar ao mar colocando em perigo muitas das espécies autóctones da nossa região, incluindo a santola. A […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lousã ( 6 trabalhos )

Escola EB nº1 da Lousã (Lousã)

Dado que o Projeto Eco escolas lançou o Desafio “O mar começa aqui”, as professoras responsáveis, pela dinâmica do projeto na EB1, do AEL, prof Merçes Fernandes e Ana Palrinhas lançaram o desafio nas turmas. Promoveu-se uma campanha de sensibilização, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB nº2 da Lousã (Lousã)

MEMÓRIA DESCRITIVA DA IMAGEM Suporte utilizado: papel cavalinho, tamanho A4 Materiais riscadores: lápis de grafite HB; canetas de feltro Técnicas: pintura com canetas de feltro (mancha, linha e pontilhismo) […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Profissional da Lousã (Lousã)

Autoria - Aluna Inês Cortez Técnico de Multimédia 19/22 (10ºano) - 15 anos Professora Orientadora – Isabel Ferreira Coordenadora Curso de Multimédia e Eco-Escolas – Jessica Costa Coordenadora Eco-escolas – Daniela Simões Memória descritiva: Inicialmente fizemos um levantamento das sarjetas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância da ADIC Vilarinho (Lousã)

"O Fundo do Nosso Mar!" […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância da Lousã (Lousã)

"Desenhei o mar e alguns animais que lá vivem e as plantas também porque é muito importante que esteja sempre limpo para que todos possam estar bem e eu possa ir á praia e tomar banho. Gosto muito do mar […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância do Freixo (Lousã)

O ponto de partida do trabalho foi a grelha de um sumidouro. Este elemento central é uma janela para um fundo do mar, algo poluído por uma garrafa a boiar, onde nada uma anémona. A este elemento central e em […]

Ver a página do trabalho aqui.

Machico ( 5 trabalhos )

Escola EB 1,2,3/PE do Porto da Cruz (Machico)

Numa primeira fase cada aluno desenvolveu a sua criatividade desenhando o seu projeto e apresentando-o. Seguidamente, foi feita uma organização dos vários elementos trabalhados pelos os alunos. Como resultado desta “chuva de ideias “obteve-se a imagem apresentada. Esta visa sensibilizar […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 do Caniçal (Machico)

O protótipo foi elaborado com base no símbolo da escola, que já representa uma imagem marinha, visto se tratar de uma localidade junto ao mar. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE com Creche Engº Luís Santos Costa (Machico)

Na construção do projeto, teve-se logo como ponto de partida a representação de um aqueduto, em conformidade com o logotipo da escola, com a integração de uma espécie marinha. Esta logomarca tem como referência o aqueduto datado do séc. XIX, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE e Creche de Água de Pena (Machico)

O Mero é uma espécie autóctone do mar da ilha da madeira. Na reserva do Garajau é o ex-libris dos mergulhadores. Pensado na protecção do nosso mar e também desta espécie entre outras queremos com o nosso trabalho lembrar e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE/Creche do Caniçal (Machico)

A nossa proposta de imagem é constituída pelo desenho que desejamos pintar na sarjeta, neste desenho encontra-se representada a nossa baleia símbolo da escola e da freguesia, assim como o lixo que não queremos que chegue ao mar. Queremos pintar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Madalena ( 1 trabalho )

Escola EBI/S Cardeal Costa Nunes (Madalena)

Este projeto destina-se à criação de uma imagem a pintar na via pública, em sumidouro, localizado próximo da Escola Cardeal Costa Nunes, na Madalena do Pico. No âmbito da componente de Trabalho de Projeto do 10º Ano, na turma que […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mafra ( 19 trabalhos )

Escola Básica da Encarnação (Mafra)

Trabalho realizado por : Alice Neto 4ºA Este trabalho, foi realizado no âmbito da disciplina de cidadania, sendo o projeto lançado pela professora titular para colaborar no Programa Eco-escolas. A Alice, começou por observar e fotografar as sarjetas da sua […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica da Ericeira (Mafra)

Este trabalho foi realizado na Escola EB1/JI da Ericeira do Agrupamento de Escolas da Ericeira, por uma aluno do 3ºano da turma F. Inicialmente o projeto foi apresentado a todas as turmas da escola e das 22 turmas do1º ciclo […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica da Freguesia da Carvoeira (Mafra)

EB/JI da Freguesia da Carvoeira Sala Amarela Educadora: Luísa Mamede Mateus Horta - 5 anos – Jardim de Infância “Eu gosto muito de polvos e aqui na Ericeira há muitos. Já aprendi na escola muitas coisas sobre eles quando fizemos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica da Freguesia de Santo Isidoro (Mafra)

O meu desenho serve para mostrar que é importante que todo o lixo seja colocado nos caixotes do lixo e não no chão. Se fôr para o chão acaba por ir para as sarjetas e depois para o mar, acabando […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Mafra (Mafra)

Montagem realizada com papel de cenário, cartão, lápis borracha, régua, pincéis e tinta guache. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica e Secundária António Bento Franco (Ericeira) (Mafra)

O desenho representa o fundo do mar com algumas espécies, algas e peixes. Em cima o tema «o mar começa aqui». Materiais utilizados: giz. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Hélia Correia (Mafra)

A proposta de trabalho foi lançada a uma turma do 4.º E. Os alunos saíram para o recreio em em grupos de 3 elementos, fizeram as medições das 17 sarjetas, existentes no recreio da escola. Depois na sala de aula […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica nº1 da Venda do Pinheiro (Mafra)

Este projeto destinou-se à criação de um desenho/imagem, que pudesse ser desenhado nas sarjetas/sumidouros da nossa escola e de toda a freguesia da Venda do Pinheiro. As sarjetas/sumidouros da nossa escola tem uma dimensão de 60 cm x 37cm, tendo […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica S. Miguel - Milharado (Mafra)

O trabalho, feito por uma criança de 6 anos pretende representar o inicio do mar, quando a água das chuvas entra nos sumidouros do recinto escolar, por exemplo. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB da Malveira (Mafra)

Este trabalho foi sugerido pela minha professora e com esta imagem eu quis representar o oceano e o cuidado que devemos ter com o nosso planeta. Quando chove, a água cai nos telhados e no chão. Depois segue para os […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Técnica e Profissional de Mafra (Mafra)

Um oceano, um mar, um rio, um lago e o mundo merecem todo o nosso zelo e preocupação. A sarjeta acolhe as cores azuis e verdes, que nos ligam a um mundo e a uma Natureza sãos e salvos. As […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância Beatriz Costa - Charneca (Mafra)

Memória descritiva da imagem Para a “construção” desta imagem foi debatida a escolha entre duas obras de arte cujas imagens remetiam para temas marítimos. A obra de arte escolhida pelas crianças, em votação de dedo no ar, foi a do […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de infância da Encarnação (Mafra)

A imagem selecionada é uma Alforreca. A ideia do desenho da Alforreca, surgiu quando a criança e a mãe leram uma noticia de invasão das praias da nossa costa, por milhares de Alforrecas. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância da Venda do Pinheiro (Mafra)

Memória descritiva da imagem: As imagens que serão pintadas nas sarjetas da nossa escola, foram escolhidas pelas crianças, depois de lhes serem apresentados diversos estêncil. Depois de contados os votos recolhidos nas quatro salas, os desenhos com mais votação foram […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Azenhas dos Tanoeiros (Mafra)

Para que toda a biodiversidade marinha não corra perigos. Devemos refletir sobre os nossos comportamentos referentes à conservação da natureza e equacionar o que teremos de alterar para construir um futuro mais sustentável. Como diz na legenda do trabalho selecionado […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Ribamar (Mafra)

Projeto “O mar começa aqui” Memória descritiva da imagem Trata-se de um trabalho realizado a 3 dimensões usando um misto de técnicas e materiais combinando pintura, recorte e colagem de papel, cartão, musgami, plástico e tecido. A composição foi realizada […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Santo Isidoro (Mafra)

A base do desenho é azul do mar, o mar que banha a Vila da Ericeira, onde vivemos. Lembrei-me das tartarugas e dos golfinhos - a branco - porque gosto muito deles. E, coitadinhos, são enganados, a pensar que é […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância do Barril (Mafra)

A criança desenhou o fundo do mar com alguns animais marinhos. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância do Milharado (Mafra)

Memória descritiva da imagem Este novo desafio levou-nos a pensar o que iríamos fazer e como o fazer. Primeiro, entre as educadoras das 3 salas escolhemos a imagem que iríamos apresentar às crianças e falar-lhes sobre o concurso e da […]

Ver a página do trabalho aqui.

Matosinhos ( 2 trabalhos )

Escola EB 2,3 Prof. Óscar Lopes (Matosinhos)

A cores intensas e brilhantes da imagem representam o mar saudável, feliz e cheio de vida marinha . Sensibiliza os transeuntes para o facto do mar começar ali mesmo e ser o destino das águas pluviais e dos detritos que […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária João Gonçalves Zarco (Matosinhos)

A baleia representa todo um ecossistema (oceano) que sofre as consequências da ação humana. A lata do refrigerante simboliza todo o lixo produzido pelo ser humano, o qual tem muitas vezes como destino a boca dos seres vivos (sarjeta). Deste […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mora ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária de Mora (Mora)

De acordo com a autora a imagem representa o oceano e todos os cuidados que devemos ter com ele. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Nisa ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)

As alunas desenharam uma tartaruga por ser um animal marinho que é muito afetado pela poluição. A mensagem que querem passar é que qualquer ação de poluição, mesmo distante do mar, vai afetar os seres marinhos. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Óbidos ( 2 trabalhos )

Complexo Escolar do Alvito (Óbidos)

Esta imagem representa em volta da sarjetas um mar poluído com lixo que poderá passar até ao mar. Para alertar a população para os perigos que advêm do simples ato de deitar lixo para o chão e que acaba acumulado […]

Ver a página do trabalho aqui.


Complexo Escolar dos Arcos (Óbidos)

"Das sarjetas ao mar todos temos de pensar, O que não acaba no lixo acaba no mar, Só depende de ti fazer por mudar." Inês Félix, 4ºA Esta foi a forma de descrever a imagem por parte da aluna responsável […]

Ver a página do trabalho aqui.

Odemira ( 3 trabalhos )

Colégio de Nossa Senhora da Graça (Odemira)

A imagem ilustra o polvo, animal marinho e todo o lixo que vai parar ao mal. A sarjeta tem duplo significado: por um lado o lixo que é enviado e que serve de alimentação dos animais, por outro o lixo […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 de Zambujeira do Mar (Odemira)

Nas espécies marinhas que a aluna colocou, o molusco representa polvos, lulas e chocos, vulgares na nossa costa. O golfinho também é avistado frequentemente na costa da Zambujeira do Mar. A tartaruga, não sendo visita muito habitual, (pensamos), representa o […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Profissional de Odemira (Odemira)

O objetivo deste desenho é sensibilizar a comunidade para o facto de que tudo o que colocamos nas sarjetas acabar no mar. Comecei por desenhar a sarjeta, a água e consequentemente os animais. Inclui diferentes animais, como mamíferos, repteis, cefalópodes, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oeiras ( 2 trabalhos )

Escola EB 2,3 Professor Noronha Feio (Oeiras)

• Desenho de João Santos, 5ºF, Escola EB 2,3 Professor Noronha Feio (Agrupamento de Escolas de Linda-a-Velha e Queijas) • Objetivo do aluno: Há muita poluição. As pessoas deitam muito lixo para o chão, o qual é arrastado para as […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3/S Aquilino Ribeiro (Oeiras)

A imagem selecionada representa o oceano a perder o fôlego; a aluna pretende sensibilizar as pessoas para a degradação do oceano, transmitindo a ideia de que está a perder oxigénio, está com dificuldade em respirar, corre risco de vida. E […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oliveira de Frades ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades - Agrup. (Oliveira de Frades)

Concurso “O Mar Começa Aqui” Memória descritiva da imagem As sarjetas têm como principal função a recolha e o escoamento das águas pluviais, uma vez que elas transportam consigo vários tipos de resíduos, como por exemplo, beatas de cigarros, pedaços […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ourique ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3/S de Ourique (Ourique)

O mar começa aqui e na escola começa o futuro. É intervindo na raiz que se cria uma árvore. E é com iniciativas e ideias dos nossos jovens que reconstruimos o mundo. A Escola EB2/3 de Ourique elege esta ilustração […]

Ver a página do trabalho aqui.

Paredes ( 6 trabalhos )

Escola Básica e Secundária de Paredes (Paredes)

Imagem 1 - As estrelas do mar além de lindas, são também bem excêntricas. A primeira característica percetível são seus inúmeros braços, o que na verdade são as cinco pontas dela que formam a sua simetria. Os seus olhos, encontram-se […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica N.º 1 de Sobreira (Paredes)

«Peixe na sarjeta» O «Peixe na sarjeta» foi realizado com a missão de alertar os nossos cidadãos para o problema do lixo depositado nas sarjetas, o que mais tarde implicará a poluição dos oceanos, causando a morte a muitos seres […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Recarei (Paredes)

Aos olhos da autora, este é o mar que queremos ver. É um mar de águas claras onde a existência de biodiversidade é possível. É um mar que começa aqui junto aos nossos pés e que queremos ver sempre de […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)

Palavras da aula vencedora: "Sonhei com um mundo ideal, a sarjeta refletia o mar. Então desenhei os peixes, os corais e a água sem químicos e sem resíduos sólidos." […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Estrebuela (Paredes)

A Tartaruga foi o elemento selecionada para este projeto. Aquando as pesquisas sobre os animais marinhos, a tartaruga, a par com o tubarão, foi aquele que mais interesse e compaixão suscitou no grupo de crianças. Quer porque apareceram muitas imagens […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Talhô - Gondalaes (Paredes)

Imagem: Peixe O peixe foi o elemento selecionada para este projeto, como resultado da pesquisa feita, pois descobrimos que são atrativos e que se apresentam de formas e cores tão variadas. Os Peixes são os seres vivos mais comuns que […]

Ver a página do trabalho aqui.

Peniche ( 3 trabalhos )

Escola Básica de Atouguia da Baleia (Peniche)

Polvo, protetor dos mares e oceanos! O polvo é, aqui, o protetor dos oceanos, que com os seus oito braços, neles recolhe, por um lado, o lixo, evitando que o mesmo chegue ao oceano, aqui tão perto, e, por outro, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 de Ferrel (Peniche)

Este trabalho foi elaborado por dois alunos, que em contexto de Prática Letiva Não Presencial, responderam de forma bastante positiva face ao que foi solicitado a todos os alunos da EB1 de Ferrel. De todos os trabalhos recebidos selecionámos este, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária de Peniche (Peniche)

Memória descritiva da imagem Anexam-se duas imagens, uma com os logotipos estipulados e outra sem os logotipos. A imagem foi fotografada e composta a partir de desenho incluído numa folha A4, na horizontal. Assim, a escala é de 1/3, ou […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponte de Sor ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 de João Pedro de Andrade (Ponte de Sor)

Desenhei um ecoponto, porque este já é referência de reciclagem. A ideia é alertar para não deitar o lixo para o chão, mas para o ecoponto ou para o caixote do lixo, porque o que não acaba no lixo acaba […]

Ver a página do trabalho aqui.

Portimão ( 2 trabalhos )

Escola EB 2,3 Dom Martinho Castelo Branco (Portimão)

Este desenho foi inspirado no mar algarvio, que está aqui tão perto, e nas espécies que o habitam. Foram desenhadas estas espécies, por serem muito consumidas por aqui, sensibilizando a comunidade educativa para a importância da limpeza do espaço escolar […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Júdice Fialho (Portimão)

Consiste numa imagem muito simplificada de um peixe (que representa uma das espécies pescadas e consumidas na região- o peixe-porco ou peixe-burro, como é chamado...) pintado em azul junto da sarjeta e que come um cigarro, que é pintado sobre […]

Ver a página do trabalho aqui.

Porto Santo ( 5 trabalhos )

Centro de Atividades Ocupacionais do Porto Santo (Porto Santo)

A imagem é um Lobo Marinho, que visitou o ano passado o areal do Porto Santo. Um episódio marcante para os residentes e turístas que queremos perpetuar na memória de todos. Tal só foi possível graças à qualidade da água […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar e Creche do Porto Santo (Porto Santo)

Concurso “O MAR COMEÇA AQUI” Memória Descritiva da Imagem: Este desenho foi realizado pela aluna Regina Maria Vera Cruz Dias, 8 anos de idade, aluna da turma dos 2.º/3.º anos de escolaridade. O suporte utilizado foi uma folha de papel […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco Freitas Branco (Porto Santo)

Para a realização deste trabalho o aluno recorreu a uma folha de papel cavalinho tamanho A4, utilizou um lápis 2B e o registo cromático foi feito com lápis de cor. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Externato de Nossa Senhora da Conceição (Porto Santo)

A imagem foi realizada considerando uma sargeta de 70 x 35 cm. Estão representados dois animais marinhos Peixe e Estrela-do-mar. A sargeta “representa” o corpo da estrela e os seus tentáculos saem das laterais. Os animais desenhados foram pintados com […]

Ver a página do trabalho aqui.


Núcleo Infantil do Pé do Pico (Porto Santo)

Esta imagem representa uma Raia. Esta imagem foi elaborada pala Carla Filipa Vasconcelos Neves que tem quatro anos. Ao perguntar à Carla qual o animal do mar do Porto Santo que ela queria desenhar, imediatamente a Carla respondeu "a Raia, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Praia da Vitória ( 1 trabalho )

Divertiláxia, Creche e Jardim de Infância (Praia da Vitória)

Em casa, o pai/mãe com a criança realizaram uma maqueta recorrendo a uma caixa de sapatos, rolos de papel higiénico, tintas, pincéis, lápis de cor, papel e cola. A maqueta, no topo da caixa, tem desenhado o sumidouro, para dar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ribeira Brava ( 1 trabalho )

Escola EB1/PE da Tabua (Ribeira Brava)

A ESCOLHA DAS ESPÉCIES Foram escolhidas 10 espécies autóctones presentes na fauna da Ilha da Madeira. As espécies foram selecionadas por serem as mais comuns e/ou as mais conhecidas através de pesquisa a livros e folhetos relacionados com a fauna […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santa Cruz ( 2 trabalhos )

Escola Básica 2,3 Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior (Santa Cruz)

"O planeta é mar, tens de o salvar" com esta frase pretende-se chamar a atenção para a protecção do oceano como uma responsabilidade de todos. Na imagem existem referencias aos animais marinhos em perigo, peixes, tartarugas e aos principais poluentes, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE e Creche de Santa Cruz (Santa Cruz)

Este desenho inclui a representação de uma espécie marinha que vive na Ilha da Madeira, a Foca-monge ou Lobo-Marinho, escolhido por ser uma espécie em extinção já com trinta exemplares na Ilha da Madeira, situação que preocupa por ser uma […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santa Maria da Feira ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 de Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira)

A imagem é a decoração um sumidouro, que tem como função a recolha e o escoamento das águas pluviais, transportando vários resíduos como beatas de cigarros ou plásticos. Para alertar a população para os perigos que advêm do simples ato […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santana ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária D. Manuel Ferreira Cabral (Santana)

O protótipo da imagem foi concebido para ser pintado junto a uma sarjeta dentro da escola e / ou na sua envolvência, no qual foi incluído, de forma criativa, o mote desta iniciativa “O mar começa aqui”. No que diz […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santarém ( 3 trabalhos )

Centro Escolar Salgueiro Maia (Santarém)

O azul representa o mar, daí ter um lugar de destaque. A grelha onde irá ser pintada encontra-se enquadrada e a enguia é um dos peixes existentes no rio Tejo, rio que banha a nossa cidade. O objetivo da imagem […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Esta imagem representa as figuras a pintar nas sarjetas escolhidas. A escolha da imagem foi feita numa das sessões do Clube do Ambiente no mês de janeiro. Após várias hipóteses de figuras, escolheu-se a tartaruga, pela sua lenta locomoção. Significa […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 de Alcanede (Santarém)

Agrupamento Escolas D. Afonso Henriques - EB de Alcanede A aluna representa nuvens deixando cair chuva como forma de ilustrar as águas pluviais. Estas acabam por arrastar para a sarjeta o lixo espalhado pelo chão. A figura do polvo representa […]

Ver a página do trabalho aqui.

São João da Madeira ( 3 trabalhos )

Escola Básica de Fundo de Vila (São João da Madeira)

“O MAR COMEÇA AQUI!” Memória Descritiva O desenho pretende alertar que as sarjetas e os esgotos não são caixotes do lixo. Ao permitirmos que se encham de lixo, estamos a poluir os lagos, rios e mares. Há consequências para tudo […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite (São João da Madeira)

Para ilustrar a ideia de que o mar começa nas sarjetas e sumidouros das nossas ruas, escolhi uma baleia azul, da cor do mar, para representar as muitas e diversas espécies de animais marinhos que são vítimas da poluição humana. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior (São João da Madeira)

A imagem representa espécies marinhas, nomeadamente o polvo, típico da nossa costa e o impacte que a atividade humana tem na degradação das espécies marinhas. […]

Ver a página do trabalho aqui.

São Roque do Pico ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária de S. Roque do Pico (São Roque do Pico)

A baleia é um símbolo marcante na ilha do Pico, pois a caça ao cachalote faz parte da sua história, havendo vários museus que documentam esta atividade. Felizmente, que hoje em dia, os cachalotes continuam a ter um papel importante […]

Ver a página do trabalho aqui.

São Vicente ( 2 trabalhos )

ADENORMA (São Vicente)

A criação desta maquete teve por base o logotipo da Instituição. O Logotipo deu origem aos peixes (laranja, verde e azul), juntamos o azul do mar e o verde das algas. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE/C de São Vicente (São Vicente)

Após a Professora falar sobre o projeto a desenvolver " O mar começa aqui", a titular de turma começou por fazer uma pesquisa de imagens de sarjetas, pois algumas crianças não conheciam nem sabiam a sua utilidade.Fizeram uma pequena pesquisa […]

Ver a página do trabalho aqui.

Seixal ( 5 trabalhos )

Escola Básica Carlos Ribeiro (antiga EB 2,3 Pinhal de Frades) (Seixal)

A imagem selecionada para ser pintada nos sumidouros representa a mensagem que se pretende transmitir à comunidade, ou seja, a importância de manter limpas as ruas e espaços exteriores da escola, recolhendo-se todo o lixo e impedindo a sua entrada […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Nun'Alvares (Seixal)

O projeto tem o desenho da sarjeta da escola, na escala de (.1.2), rodeada de peixe para demonstrar que os peixes são animais que beneficiam de águas limpas no mar. Observa-se que um dos peixes se movimenta fugindo das águas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Vale de Milhaços (Seixal)

O Mar Começa Aqui – Memória Descritiva da Imagem "O Mar Começa Aqui" é um projeto que tem como objetivo alertar para o lixo que, através das sarjetas/sumidouros, vai parar ao mar. Assim, o desenho representa uma sarjeta/sumidouro do nosso […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 da Cruz de Pau (Seixal)

Diálogo com os alunos ainda antes do Covid_ (a imagem representa o que conversamos) Símbolo do Eco-Escolas Símbolo do Agrupamento_AETL Símbolo da Escola Símbolo do Seixal Símbolo da Zona ficar perto do mar_peixe Barras das sargetas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Dr. António Augusto Louro (Seixal)

MEMÓRIA DESCRITIVA DA IMAGEM A professora de Educação Tecnológica enviou uma proposta de atividade para participarmos no projeto do EcoEscolas “O Mar Começa Aqui”. O objetivo é, com o nosso trabalho, sensibilizar a comunidade escolar para não mandar lixo para […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sesimbra ( 13 trabalhos )

Associação Externato Santa Joana (Sesimbra)

“É uma Estrela feliz num mar limpinho” disse a Beatriz de 5 anos autora da pintura. A imagem representa uma Estrela-do-mar à beira-mar, que foi pintada a pincel. Inicialmente foi-lhe dada a forma com lápis de carvão e a criança […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Sampaio (Sesimbra)

O desenho presenta o título "O mar começa aqui" com uma seta a apontar para a sarjeta. Há uma sobreposição de animais que se encontram na nossa costa de Sesimbra. Existem na imagem desenhos de um golfinho, um polvo, um […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica do Castelo (Sesimbra)

Tendo como ponto de partida uma das grelhas de uma sarjeta situada no parque Augusto Pólvora e como premissa a frase “O MAR COMEÇA AQUI”, o desenho é composto por uma grelha pintada de azul, rodeada por dois peixes que […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica do Zambujal (Sesimbra)

A imagem que foi a votação e que supostamente seria pintada num sumidouro é composta por uma imagem de um peixe, atum albacora, que tem dentro dele muito lixo, tal como pode ser observado na imagem. Contém uma frase apelativa […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2, 3 Navegador Rodrigues Soromenho (Sesimbra)

Coloquei o título do meu trabalho em tons de verde para se destacar do azul do mar, coloquei uma alforreca e um peixe (salmonete) Desenhei um tipo de ondas à volta da sarjeta. Nos canto superiores pus um leme e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Azóia (Sesimbra)

OS ALUNOS ADERIRAM AO PROJETO E FORAM SELECIONADOS OS MAIS VOTADOS NA ESCOLA PELA ORDEM QUE ENVIO - os três trabalhos com maior votação. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Cotovia (Sesimbra)

Memória descritiva da imagem O desenho representa um espadarte, símbolo da pesca desportiva nos anos 50 em Sesimbra, desenhado a lápis de carvão, com a envolvência de algas, foi ilustrado com canetas de feltro e corretor branco líquido. O contraste […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Sesimbra (Sesimbra)

A E.B. de Sesimbra fica localizada numa vila piscatória. Os alunos desenharam animais marinhos uma vez que está inserido no meio onde vivem. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 nº 2 da Quinta do Conde (Sesimbra)

O Desenho/Maquete elaborado pelo Eco-aluno de 6 anos com a colaboração da sua família, apela à sensibilização da comunidade em geral para a campanha "Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar" .O círculo, representa o nosso planeta […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI de Aiana de Cima (Sesimbra)

A imagem selecionada é de um choco de cor rosada com os seus tentáculos sobre a sargeta, tem o mar azul à volta, duas algas verdes do lado direito e no topo da sargeta a frase " O Mar começa […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI Pinhal do General (Sesimbra)

Ficou acordado com a nossa querida Câmara Municipal a selecão de 2 desenhos devido ao elevado número de turmas e de alunos agregado à nossa Escola. O trabalho seleccionado para representar as 11 turmas do 1ºCiclo da nossa Escola foi […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EBI da Boa Água (Sesimbra)

O desenho foi feito pela aluna Sofia Carreto do 5.ºA, no seu diário gráfico, utilizando lápis de cor e seguindo as orientações da professora. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária de Sampaio (Sesimbra)

Tendo como ponto de partida uma das grelhas de uma sarjeta situada no parque Augusto Pólvora e como premissa a frase “O MAR COMEÇA AQUI”, o desenho é composto por uma mancha azul que simboliza o mar e um polvo, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sines ( 1 trabalho )

Escola Secundária Poeta Al Berto (Sines)

Escola Secundária Poeta Al Berto - Sines No âmbito da disciplina de Educação Visual, procurou-se articular os conteúdos lecionados com os objetivos do projeto. Para o efeito, foi proposta a elaboração de desenhos/pinturas com uso de projeções de figuras planas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sintra ( 9 trabalhos )

Centro Social Paroquial de Colares (Sintra)

A aluna escolheu fazer um desenho onde alertava que para a sarjeta devem correr as águas pluviais e tudo o que for de origem natural, tudo o resto faz do nosso mar um verdadeiro esgoto. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica do Alto dos Moinhos (Sintra)

Imagem: "Tudo o que cai ao chão cai ao mar - Não consigo nadar ; - SOS mais lixo não; - peixes mortos que dão à costa. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Integrada/ JI D. Carlos I (Sintra)

Memória descritiva do desenho – Leonor Garganta 8.ºH No âmbito do projeto “O MAR COMEÇA AQUI”, foi lançado o desafio para a elaboração de um desenho para a pintar numa sarjeta, com o intuito de alertar a comunidade escolar para […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 de D. Fernando II (Sintra)

Escola Básica 2,3 D. Fernando II Trabalho executado pela aluna Leonor Cruz do 5ºD, nº9 com 11 anos. A aluna executou o trabalho segundo as instruções da professora, em papel cavalinho A3. Representa o fundo do mar com um peixe […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária de Santa Maria (Sintra)

“O MAR COMEÇA AQUI” Escola Secundária de Santa Maria Agrupamento Monte da Lua, Sintra Memória Descritiva da Imagem – Título: O Tubarão-plástico A imagem simboliza a vida marinha afetada pela poluição de origem antrópica. A mensagem é dada pelas projeções […]

Ver a página do trabalho aqui.


Externato Calimero (Sintra)

A imagem representa um animal marinho com uma expressão positiva, com a intenção de sensibilizar a população para não poluir a sarjeta. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância Nº1 de Casal de Cambra (Sintra)

Titulo: "O amigo do Mar" O autor do desenho pretendeu recriar o fundo do mar depois de uma pesquisa que fez sobre a importância dos habitats. São peixes do nosso mar e o mergulhador é o seu guardião. Para o […]

Ver a página do trabalho aqui.


Santa Casa da Misericórdia de Sintra - Creche e JI da Portela (Sintra)

A nossa imagem representa o mar e alguns dos seus animais. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Santa Casa da Misericórdia de Sintra JI do Banzão - Dr.ª Maria da Luz Sobral (Sintra)

As crianças estão a desenhar e a pintar animais marinhos com giz no chão junto à sarjeta, para ilustrar/demonstrar que as águas que entram pela sarjeta vão parar ao mar. Esta atividade foi realizada com o encarregado de educação, pois […]

Ver a página do trabalho aqui.

Soure ( 6 trabalhos )

Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel (Soure)

O desenho por nós escolhido, tem a imagem de um polvo, pintado com lápis de cor. O trabalho realizado está simples, mas que transmite a mensagem, de que tudo o que colocamos para o chão, poderá ser um problema para […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Escolar do Marco (Soure)

Esta imagem representa a euforia, a alegria, a liberdade dos animais marinhos,como se fossem crianças que brincam num espaço feliz, que é o deles, sem a ameaça dos maus comportamentos errados do ser humano. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Gesteira (Soure)

O mundo é o nosso lar. Todo ele faz parte de um ecossistema que não pode ser dissociado dos nossos comportamentos individuais. Se que queremos preservar e mantê-lo saudável para as gerações futuras, teremos de ter maior consciência do impacto […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica do Sobral (Soure)

O mar e a praia....a biodiversidade e a poluição. E se o mar fosse aqui? Não deite lixo para o chão! O mar começa aqui. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 1/JI de Vinha da Rainha (Soure)

O meu desenho tem um peixe, mas não é um peixe qualquer! É uma das espécies mais comuns, do nosso rio, o Pranto. Sim! Agora esse rio também é meu! Vim do Brasil, no final do 1.º período e estou […]

Ver a página do trabalho aqui.


Instituto Pedro Hispano - Ensino Particular e Cooperativo (Soure)

Tendo em conta o tema do trabalho, o aluno desenhou uma sarjeta que pretende fazer a ligação entre toda a poluição que o Homem faz diariamente em todos os locais do mundo, e que no desenho está ilustrada pelos rios […]

Ver a página do trabalho aqui.

Tavira ( 1 trabalho )

Escola EB Horta do Carmo (Tavira)

O cavalo-marinho (peixe ósseo) é considerado o rei da Ria Formosa, local onde existe a maior comunidade de cavalos-marinhos do mundo. É uma espécie protegida, pois são animais ameaçados de extinção, principalmente devido à pesca predatória e à destruição do […]

Ver a página do trabalho aqui.

Tomar ( 4 trabalhos )

Escola EB 2,3 D. Nuno Álvares Pereira (Tomar)

Estrela – do – mar Quando me propuseram este trabalho, achei que tinha de ser este desenho simples, mas muito colorido. Só assim chamaria à atenção de todos nós,. Há pouco tempo li uma notícia em que todos os cientistas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 Raul Lopes (Tomar)

Na sequência do desafio lançado pelos meus professores para a realização e pintura de um desenho com o tema “O mar começa aqui”, no âmbito do projeto Eco-Escolas, decidi dar asas à imaginação e começar o meu desenho. Para construção […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 Santo António (Tomar)

É o desenho de uma sarjeta através da qual se pode observar o mar com várias tonalidades de azul, onde acabou de mergulhar uma baleia, que ainda mostra a sua imponente cauda. Ao longe avistam-se gaivotas e duas nuvens onde […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Santa Maria do Olival (Tomar)

Com inspiração no livro " A gaivota e o gato que a ensinou a voar", a imagem destaca o mar com três animais: uma tartaruga verde a comer um saco de plástico, um golfinho cinzento e uma gaivota coberta de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Torres Novas ( 4 trabalhos )

Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso (Torres Novas)

" O mar começa aqui" Para a elaboração deste projeto o material utilizado foi papel cavalinho, lápis de cor,nas cores azul,verdes, laranja, amarelo,castanho e rosa lápis de grafite nº 2, borracha.Foi um trabalho coletivo dda turma G do 5ºano com […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3/S Artur Gonçalves (Torres Novas)

Fundo pintado em dois tons de azul, o azul simboliza o rio, as plantas são em dois tons de verde, são símbolo da vegetação do fundo do rio. Tanto os azuis como os verdes têm como pano de fundo a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Profissional de Torres Novas (Torres Novas)

MEMÓRIA DESCRITIVA DA IMAGEM A imagem por nós escolhida teve por base a forma e a sensação de movimento que esta transmite. Ou seja, remetendo para a simbologia das formas, o círculo é associado ao ponto e ambos podem ser […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária de Maria Lamas (Torres Novas)

Com o presente trabalho pretendemos representar criativamente o tema proposto aos alunos “O mar começa aqui”. Pretendemos alertar a população do concelho de Torres Novas de que a poluição ambiental tem graves repercussões nos mares e oceanos de todo o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Torres Vedras ( 7 trabalhos )

Escola Básica de São Gonçalo (Torres Vedras)

MEMÓRIA DESCRITIVA A presente memória descritiva vem explicar o processo de conceção da ideia que está subjacente ao projeto e as características da imagem a aplicar às sargetas. Nos termos do que consta no regulamento do Projeto, face à ideia […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Ventosa (Torres Vedras)

A imagem escolhida representa o mar, por isso a cor de fundo é azul. Tem representados, à direita, vários animais marinhos, que foram desenhados pintados, recortados e posteriormente colados no fundo azul. À esquerda da imagem está representada uma mão […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)

O projeto possui uma ilustração da biodiversidade marinha característica do nosso litoral, tanto com algas como peixes, moluscos, etc.., podemos encontrar as seguintes espécies no projeto: - Polvo-comum - Octopus vulgaris - Lula - Loligo vulgaris - Sardinha - Sardina […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola S/3 Henriques Nogueira (Torres Vedras)

Assim, apropriei-me/recriei a imagem de uma tartaruga, uma vez que este animal réptil, autóctone se encontra em vias de extinção. Como tal, esta situação que se deve às mudanças climáticas e consequentemente às ações inconscientes do Homem, deve ser chamada […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escolas EB1/JI de Outeiro da Cabeça (Torres Vedras)

O nosso projeto privilegiou as espécies marinhas características do nosso concelho, as quais podem ser encontradas na zona costeira do Oeste. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Externato O Mundo da Criança (Torres Vedras)

No contexto da área curricular não disciplinar Educação Ambiental que a escola oferece, foi lançado o desafio para a turma do 6.º ano de escolaridade. O desenho escolhido foi um trabalho realizado por um aluno que começou por desenhar a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Ameal (Torres Vedras)

Na imagem, a criança representou algumas espécies marinhas que podemos encontrar no rio Alcabrichel (ruivaco que está simbolizado no peixinho vermelho) e nas praias do nosso concelho (conchas, algas e estrelas do mar) […]

Ver a página do trabalho aqui.

Valongo ( 4 trabalhos )

Escola Básica de Sobrado (Valongo)

O desenho mostra uma baleia, num mar azul e límpido. Como o azul do mar envolve a sarjeta, penso que passa a mensagem que queremos, ou seja, tudo o que fazemos vai ter ao mar, por isso devemos pensar muito […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 de S. Lourenço (Valongo)

Algumas pessoas que são fumadoras deitam as pontas dos cigarros para o chão e estas acabam por ir parar aos sumidouros e consequentemente por chegar ao mar, sendo mais um fator de poluição. Os peixinhos podem engolir estas pontas pensando […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária de Alfena (Agrup de Escolas) (Valongo)

O trabalho tem representadas várias espécies marinhas que podemos encontrar no nosso oceano, tais como o polvo, o golfinho, o caranguejo, a estrela-do-mar, bivalves e a bodelha. Estas espécies cativam-nos pela sua beleza sendo muito importante preservar os seus ecossistemas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária de Valongo (Valongo)

O desenho, representa uma sarjeta, retangular junto do passeio, junto à escola. O Verde representa o nosso meio ambiente, o vale agrícola, as “Serras do Porto”. O azul e os peixes simbólicos, o mar. As palavras LIXO NÃO, são a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vendas Novas ( 2 trabalhos )

Escola Básica Vendas Novas n.º 1 (Vendas Novas)

“O mar começa aqui”… A pintura pretende alertar e sensibilizar a população para a boa utilização das sarjetas que fazem parte da drenagem das águas pluviais. Todo o lixo atirado para o chão acaba por ir parar ao mar através […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Sec. de Vendas Novas (Vendas Novas)

"O MAR começa aqui...." As beatas dos cigarros podem já estar ,sob disfarce, nas ementas de muitos restaurantes de todo o Mundo. Muitos, incorretamente , acreditam que são biodegradáveis e, fazem do espaço vivido um verdadeiro cinzeiro. Esquecem-se, porém, que […]

Ver a página do trabalho aqui.

Viana do Castelo ( 2 trabalhos )

Escola Básica da Abelheira (Viana do Castelo)

Numa resposta ao desafio do Programa Eco-Escolas e no âmbito do projeto “O mar começa aqui” foi selecionado este desenho de entre os cerca de quarenta trabalhos apresentados por alunos do 7º ano do Agrupamento de Escolas da Abelheira. Este […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) (Viana do Castelo)

Com esta ilustração pretende-se estabelecer a relação entre dois ambientes (poluído /natural). Ao assumir a garrafa como a continuidade do peixe, tenciona-se demonstrar que os dois lados onde estão inseridos, são uma só realidade. O facto de o ambiente ser […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Franca de Xira ( 2 trabalhos )

Colégio José Álvaro Vidal - Fundação CEBI (Vila Franca de Xira)

Pretende-se sensibilizar a comunidade residente no concelho de Vila Franca de Xira a adotar comportamentos que visem uma atitude mais responsável face ao ambiente. O descarte irresponsável do lixo e as atitudes predatórias do Homem, tornam a tartaruga um dos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Soeiro Pereira Gomes (Vila Franca de Xira)

Na imagem a concurso estão representados diversas formas estilizadas de peixes, representativos dos existentes no estuário do Tejo. De um lado, a imagem sugere peixes nadando num rio sem poluição, sugestão dada, também, pelas cores frias utilizadas, características de habitats […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova da Barquinha ( 2 trabalhos )

Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha (Vila Nova da Barquinha)

Tema do trabalho realizado: O MAR COMEÇA AQUI Após a explicação da professora sobre o trabalho a realizar, comecei por fazer um esboço de um desenho que poderá servir para a pintura de uma imagem que gostaria de ver retratada […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola D. Maria II de Vila Nova da Barquinha (Vila Nova da Barquinha)

Na elaboração deste trabalho o material utilizado foi: papel cavalinho A3, lápis de grafite, borracha e marcadores, nas cores preto, verde, laranja, amarelo, cinzento e vermelho.Os dois desenhos de peixes pretendem representar as espécies marinhas; enquanto que as algas, em […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Famalicão ( 14 trabalhos )

Centro Social de Bairro (Vila Nova de Famalicão)

A cabeça do Polvo representa o Planeta Terra e os tentáculos representam a união das pessoas. Se cada pessoa cuidar do seu espaço, da sua rua, do seu lixo, a Terra ficará limpa e o Mar límpido... livre do lixo […]

Ver a página do trabalho aqui.


Cooperativa de Ensino de Vila Nova de Famalicão, CRL. - Escola Profissional CIOR (Vila Nova de Famalicão)

"O Mar Começa Aqui!" «O nosso planeta precisa de ajuda E não é brincadeira não. Rios, lagos, oceanos e mares Cobertos de poluição Numa destruição muda...» Na minha opinião, este pequeno enxerto de um poema, cujo autor não consegui encontrar […]

Ver a página do trabalho aqui.


Didáxis - Cooperativa de Ensino de Riba de Ave (Vila Nova de Famalicão)

O nosso desenho simboliza um mar em que os seres vivos marinhos vivem felizes. Optamos por cores vivas, porque sempre que pensamos em mar, pensamos num vaivém de água e animais que dão harmonia ao ambiente e acabam por tornar […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica D. Maria II (Vila Nova de Famalicão)

Os seres humanos deitam muito “lixo” para o chão, e muitos deles acabam no mar. Grande parte destes resíduos são muito perigosos para a vida dos animais marinhos, nomeadamente, os plásticos, que são confundidos com comida. Os animais ingerem-nos e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Bernardino Machado Joane (Vila Nova de Famalicão)

Aluno que executou esse desenho/maquete deu especial importância à água do mar. Nem sempre o mar está sereno e tranquilo, por isso optou por colocar o mar com alguma agitação e ondulação. Podemos observar, na maquete, a areia amarela e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

Este trabalho foi realizado no âmbito do projeto Eco-Escolas da minha escola. Dentro das várias alternativas que me surgiram, pensei que, para ser implementado num espaço público, pois é aí que estão as sarjetas, teria de ser um desenho simples […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Bairro (Vila Nova de Famalicão)

Escolhi fazer este desenho com o mar todo limpo e cheio de peixinhos, em que podemos mergulhar e ver a natureza marítima. Devemos manter os oceanos limpos para os animais marítimos. Se continuarmos a poluir, eles vão morrer e nós […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Lameiras (Vila Nova de Famalicão)

Os alunos foram apresentados ao Projeto "O Mar Começa Aqui" e puderam ver alguns vídeos alusivos ao tema. Em reunião de turma foram apresentadas algumas estratégias e definidos os objetivos do projeto. Foi pedida a colaboração do Serviço de Ambiente […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Quintão (Vila Nova de Famalicão)

Memória Descritiva da Imagem Nesta imagem estão retratadas algumas espécies marinhas autoctones, tanto animais como a sardinha e o polvo, como também, as algas que são tão caracteísticas do nosso oceano Atlântico, e que nos dão o iodo tão importante […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EBI de Gondifelos (Vila Nova de Famalicão)

O trabalho consistiu em fazer uma maqueta de uma grelha e decorá-la com o tema “O mar começa aqui” e serve par consciencializar as pessoas para a poluição. Na realização da maqueta foi utilizado cartão, esferovite, tintas de várias cores, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EBI de Pedome (Vila Nova de Famalicão)

Memória descritiva da imagem: O Planeta Terra, ao centro, com feições Humanas pretende que cada um de nós se identifique com a Terra como nossa primeira casa e assim individualmente tomemos consciência e medidas para a tornar num lar acolhedor […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Sec. Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão)

Escolhi pintar esta imagem, porque a lula é um dos animais mais espantosos do mundo e, por isso, deve ser cuidado! É decápode, pois tem 8 braços e 2 tentáculos, atinge velocidades incríveis, algumas espécies possuem a dopamina que é […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Sec. D. Sancho I (Vila Nova de Famalicão)

"Quando recebi a proposta comecei por pesquisar imagens e ilustrações que envolvessem o mar, que usei como inspiração. Usei o coração humano como base do desenho, porque é um órgão muito importante para nós, é como se fosse o nosso […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Padre Benjamim Salgado (Vila Nova de Famalicão)

A imagem foi concebida para transmitir a ideia de que a partir de cada sarjeta há vida- uma multiplicidade de espécies- que está ameaçada pela utilização excessiva de detergentes e pelo facto de nos descartarmos dos plásticos ou beatas de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Verde ( 2 trabalhos )

Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva (Vila Verde)

A imagem representa um polvo agarrado à grelha de um sumidouro, de guarda para que o lixo do chão não passe para a rede de águas pluviais. Assim, protege a passagem para os aquíferos e a ida dos resíduos para […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Ribeira de Neiva (Vila Verde)

A imagem, do lado esquerdo, representa duas espécies da nossa costa: uma comum a toda a orla marítima (o polvo) e outra que está severamente ameaçada pela poluição dos mares (o cavalo-marinho). Do outro lado uma espécie exótica. No fundo, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Viseu ( 5 trabalhos )

Escola Básica D. Luís de Loureiro (Viseu)

A pintura a colocar à volta dos sumidouros contempla o espaço a intervir que se situa em frente à escola, assim como, ilustra de forma criativa o mar e a sua biodiversidade em termos cromáticos e geométricos reforçada pela expressão […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Infante D. Henrique (Viseu)

O Mar começa aqui: Protege o que é nosso! A pintura a colocar à volta dos sumidouros é feita com tinta branca, azul e verde (as cores do Programa Eco-Escolas), sobre o negro do asfalto. Sobre o fundo branco temos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 de Mundão (Viseu)

Segundo o mentor, com esta imagem pretende-se alertar e sensibilizar a população para os malefícios que os resíduos lançados no chão podem provocar nos habitats marinhos. Na imagem está representado o símbolo estilizado do programa Eco- Escolas e um golfinho […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1,2 João de Barros (Viseu)

A imagem a seguir representa que o que as más atitudes de muitas pessoas fazem aos nossos mares e oceanos. Se deitarmos tudo o que nos apetece para o chão, esse lixo, empurrado pelas águas das chuvas escorre através das […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária de Emídio Navarro-Viseu (Viseu)

Sarjeta decorada com cavalo marinho e com o mar. […]

Ver a página do trabalho aqui.