O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Escola Básica D. Duarte (Viseu)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem é formada por diferentes elementos, incluindo várias espécies dos nossos rios do distrito de Viseu: o barbo comum, a enguia, a truta, a boga e a carpa, sendo estas as mais comuns.
Os outros elementos são a água, um bem maior a preservar, sobretudo dos resíduos, poluidores dos ecossistemas.
Os resíduos deixados no solo, principalmente por pesticidas serão arrastados pelas chuvas para as águas fluviais e consequentemente chegarão ao mar.
Chamando à atenção de 1º reduzir os resíduos resultantes de produtos fitossanitários e depois de, os existentes, serem devidamente acondicionados e tratados, de forma consciente, porque os rios e o Mar, começam, de facto, nos sumidouros e sarjetas.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O desafio "O Mar começa Aqui", promovido pelo Eco- Escolas a ser desenvolvido na Escola Básica D. Duarte de Vil de Soito, pertencente ao AEVN será coordenação pelo Prof. João Monteiro, de Artes Visuais, tendo como objetivo principal envolver e sensibilidade da comunidade escolar para problemas relacionados com a Conservação da Natureza, concretamente apelar a uma maior conscencialização, principalmente de preservar a água e todo o seu ciclo.
As 3 turmas de 9º ano da escola, numa faixa etária entre os 14 aos 16 anos que frequentam Artes Visuais, foram informados do regulamento e fizeram o levantamento gráfico das sarjetas e de outros elementos que possam servir de composição ao tema (dentro ou nas imediações da escola), apresentando sugestões desenhadas ou pintadas com motivos que chamam a atenção para resíduos deixados no solo, principalmente resultantes da utilização de produtos fitossanitários na agricultura, que entram nos escoamentos pluviais e daí seguem para os rios e oceanos.
Foi definido um prazo para entrega das propostas e escolhido um desenho a ser submetido na plataforma para ser ser pintado numa das sarjetas/sumidouro identificadas.
Pretende-se, para além da imagem submetida, pintar algumas das sarjetas e sumidouros de águas pluviais com os demais trabalhos realizados e entregues pelos alunos.
As pinturas vão ser, preferencialmente, feitas nas semanas de 8 a 19 de maio (em torno de dia 20 de maio- Dia Europeu do Mar),

Fase II - Escola: execução