O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Centro Escolar de Arranhó (Arruda dos Vinhos)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem retrata a biodiversidade que se pretende preservar sensibilizando toda a comunidade envolvente para a importância da limpeza das sarjetas da via pública.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Trabalho realizado pelos alunos do 1º e 2º Ciclos do Centro Escolar de Arranhó com a coordenação das professoras Maria do Carmo Machado e Natália Maria Silva.
Participaram neste projeto cerca de 150 alunos dos 6 aos 12 anos, do 1º ao 6º ano.
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da necessidade de preservar o nosso planeta levando os alunos a compreender que a água é um bem precioso e que tem de ser preservado, assim como os ecossistemas e a biodiversidade em geral. Após a sensibilização, para o projeto e partindo do principio que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”, os alunos ficaram conscientes de que as sarjetas existentes em todos os espaços públicos são dispositivos de escoamento de águas provenientes dos mais variados contextos; chuva, limpezas de espaços, lavagens de carros,... e que estas devem estar bem limpas. Os alunos do 3º, 4º, 5º e 6º anos fizeram investigação sobre os temas em questão e a sensibilização a toda a população e comunidade escolar, referindo as consequências da incorreta utilização das sarjetas, onde tendem a colocar todos os resíduos, e possíveis repercussões para os ecossistemas, porque o "Mar começa aqui". Os alunos do 1º e 2º anos elaboraram panfletos e fizeram a distribuição dos mesmos junto da comunidade. Após toda esta dinâmica os alunos do1º ciclo realizaram este projeto, que foi selecionado por um júri através de votação.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
38.950169, -9.139009 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura localiza-se no espaço do recreio do CE de Arranhó. A sarjeta escolhida é a que está mais próxima da entrada do estabelecimento escolar, para que possa ser visível por toda a comunidade.