O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Escola EB1/JI Boavista - Sernande (Felgueiras)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A nossa motivação partiu do facto do Rio Sousa, um dos afluentes do Rio Douro, nascer na Freguesia de Friande do nosso Concelho - Felgueiras.
Numa primeira fase e em contexto de sala de aula, os alunos pesquisaram e registaram informação sobre o Rio Sousa, sua bacia hidrográfica, fauna e flora.
Identificadas as espécies, pesquisaram sobre o achigã, a perca-sol, a truta, a boga-do-norte e o góbio.
Ainda para reforçar um maior conhecimento destas espécies, saímos da escola para observar as margens da ribeira da Longra e o seu leito, sendo possível detetar outras espécies, uma pequena rã saltando para a água assustada com a nossa presença, uma ou outra libelinha, pequeninas borboletas azuis e outros insetos (aranhas e mosquitos).
Numa segunda fase em trabalho de grupo os alunos realizaram e apresentaram as suas ilustrações, selecionando a que mais gostaram.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
EB1/JI Boavista - Sernande
Professora Cecília Maria Paiva Dias Pereira
1.ª, 2.ª e 3.ª Fases: 18 alunos, 7 - 10 anos, 3.º e 4.º Ano
4.ª Fase: Envolvimentos de todos os alunos JI e Escola, 56 dos 3 aos 10 anos, todos os anos de escolaridade
A nossa motivação partiu do facto do Rio Sousa, um dos afluentes do Rio Douro, nascer na Freguesia de Friande do nosso Concelho - Felgueiras.
Numa primeira fase e em contexto de sala de aula, os alunos realizaram a atividade de pesquisa e registo de informação sobre o Rio Sousa, sua bacia hidrográfica, fauna e flora. Depois de identificadas as espécies, pesquisaram sobre o achigã, a perca-sol e a truta espécies que se podem encontrar mais próximo da nascente e a montante enquanto a boga-do-norte e o góbio se destacam pela sua maior frequência e importância.
Numa segunda fase, aproveitando termos junto à escola a Ribeira da Longra, onde frequentemente de verão as bogas-do-norte e os góbios, são um bom pretexto para uma "ida à pesca" para os pais de alguns alunos, realizamos uma atividade de campo e "in locco" pudemos observar a presença de pequenas rãs saltando para a água assustadas com a nossa presença, uma ou outra libelinha e ainda pequeninas borboletas azuis.
Daqui partiu o mote para a nossa proposta para a atividade "O mar começa aqui".
Propusemo-nos numa terceira fase ilustrar duas espécies identificadas a saber: a truta e a boga-do-norte. Completar a nossa composição com uma rã, libelinhas e borboletas foi outra das propostas aceite pelo grupo turma, na medida em que também elas são testemunho com sua presença de uma natureza protegida e respeitada. Um ecossistema que em equilíbrio permite afirmar que o mar também começa aqui.
Na quarta e última fase, depois de aprovada a nossa imagem, com todos os alunos da Escola envolvidos, realizaremos a pintura na sarjeta previamente selecionada e enviada para a autarquia para as devidas autorizações, de acordo com a data a ser definida com a Autarquia.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.341974, -8.229076 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura foi realizada na rua da escola. A pintura da sarjeta foi realizada na berma oposta ao muro da escola, junto à parede da "Casa Sernande", da quinta existente frente à escola