O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Centro Social de Calendário (Vila Nova de Famalicão)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Memória descritiva da imagem
A poluição de plásticos “atingiu níveis sem precedentes nos últimos 15 anos”, a reciclagem não é suficiente e por isso temos de parar para ouvir a natureza. Desde 2005, chegaram aos oceanos mais de 2,3 milhões de toneladas de plástico. É como se a cada minuto um camião de lixo despejasse a sua carga no mar.
O plástico é terrível porque é durável e pode permanecer intacto por milhares de anos. Apenas uma fração de plástico produzido é reciclado, o restante está a cobrir os nossos solos e os nossos oceanos como uma doença. É possível diminuir este impacto nos oceanos.
Os oceanos influenciam e sustentam o planeta porque são uma fonte importante de alimento; porque muitos medicamentos derivam de microrganismos marinhos; e porque através das correntes marinhas conseguimos aproveitar energia dos oceanos de forma sustentável. O oceano ajuda também a renovar o ar que respiramos. 97% da água do planeta está nos oceanos, quando é libertado o vapor da água dos oceanos para a atmosfera, esta retorna com chuva para reabastecer o planeta com água doce e potável.
Nos oceanos encontramos uma biodiversidade incrível de ecossistemas, repleta de cores, animais das mais variadas espécies e é nos oceanos que está metade do oxigénio disponível para a população mundial.
Por isso, se queremos continuar a beneficiar das maravilhas fornecidas pelo oceano devemos cuidar deste recurso natural com todo o amor. É preciso parar de contaminar oceanos, reciclar mais, sermos mais sustentáveis e evitar o uso de plásticos. As ações de hoje serão valiosas no futuro.
Sendo assim, após a abordagem sobre esta temática como grupo de pré-escolar, através de sessões de sensibilização, pequenos documentários e bibliografia variada, elegeu-se a tartaruga como mascote deste projeto.
A Tartaruga é um animal em vias de extinção muito devido à poluição de plásticos (ficam presas em redes de pesca e plásticos) e também pela caça intensiva à sua carapaça. Neste sentido, precisa de ser protegida! A Tartaruga simboliza longevidade que é o que mais desejamos aos nossos oceanos. Juntos vamos cuidar dos oceanos e ajudar a preservar a natureza.
A cor escolhida para a tartaruga é o castanho que significa maturidade, consciência e responsabilidade; verde para as plantas marinhas em representação da esperança e saúde; vermelho que significa energia, branco pela paz, pureza e limpeza; laranja significa vitalidade e alegria; e por fim, o amarelo que significa luz e otimismo.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: Centro Social de Calendário
Professor Coordenador: Ana Costa
Alunos: pré-escolar e Alunos do 3º ciclo do CATL (Centro Atividades de Tempos Livres).
Para o desafio “O Mar começa Aqui”, existirão 3 fases importantes que definem a elaboração deste trabalho.
1º fase: Após a abordagem sobre esta temática com o grupo de pré-escolar, através de sessões de sensibilização, pequenos documentários e bibliografia variada, elegeu-se a tartaruga como mascote deste projeto. Nesta fase também escolhemos os elementos que gostaríamos de colocar no desenho para além da tartaruga e quem ficaria responsável por fazer a imagem a pintar.
2º fase: Os alunos do 3º ciclo que ficaram responsáveis por fazer a imagem, colocaram no papel as ideias definidas na 1ª fase e, durante o mês de março, este foi realizado. Quando a imagem ficou pronta foi apresentada na reunião do Eco-conselho à coordenadora, onde a referida imagem foi aprovada para submissão na plataforma.
3º fase: Esta fase realizar-se-á no dia 7 de junho de 2023, no Dia dos Oceanos, e contará com a ajuda das salas do pré-escolar e dos alunos do 3º ciclo.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.400438, -8.523879 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura Localiza-se junto à sala dos 3 anos, no piso inferior do Centro Social de Calendário.