O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Escola EBI de Colmeias (Leiria)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A poluição dos mares, nomeadamente a causada pelas artes de pesca, põe em causa a sobrevivência das várias espécies marinhas. Um problema agudizado pelo excesso de exploração pesqueira, particularmente a pesca intensiva com capturas indiscriminadas.
Lamentavelmente já não há oceano limpo, onde a biodiversidade marinha seja preservada, tal é a conspurcação causada pelo lixo de diversa origem: principalmente o proveniente da pesca local, feita ainda com técnicas tradicionais, de cunho artesanal (linhas, anzóis, redes, armadilhas) ou da pesca costeira, de largo e a longínqua, práticas pesqueiras industriais, usando técnicas mais modernas e sofisticadas (arrasto, cerco, sucção e redes de deriva). Todas elas recorrem a artefactos que facilmente se tornam resíduos poluentes que ameaçam a fauna marinha.
Conhecendo as consequências visíveis dos resíduos neste ecossistema, pretendemos alertar para a urgência de mudar comportamentos, de incentivar todos a colaborar nessa mudança. Queremos mostrar que, sem necessidade de grandes ações, por vezes apenas com pequenos gestos individuais podemos corrigir o impacto negativo do ser humano na Natureza, especificamente na rede hidrográfica e, consequentemente, nos oceanos. É esta a mensagem que tencionamos passar.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: EBI de Colmeias
Professora coordenadora da atividade: Cristina Isabel Carvalho Marques (História)
Alunos: 14 alunos do 5.º ano (10-11 anos)
No seguimento da participação neste Projeto no ano letivo transato, foi novamente lançado o desafio aos alunos inscritos no Eco Escolas.
1.ª fase - Em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, nos domínios de “Educação ambiental e Bem-estar animal”, incentivaram-se os discentes alertando-os para os objetivos pretendidos com o projeto: dinamização de uma campanha de sensibilização e responsabilização de toda a comunidade para temas como a importância da colaboração/contribuição de cada um na conservação do meio ambiente, com pequenos gestos individuais, o flagelo da poluição das águas e o elevado tempo de degradação dos resíduos.
2.ª fase - Após adesão entusiástica, foi procurado o espaço ideal a intervencionar no exterior do recinto escolar, com visibilidade para toda a comunidade local. Foi escolhida uma dupla sarjeta/sumidouro de águas pluviais localizada em frente ao centro de saúde, lar de idosos, escola básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância. Fotografou-se a zona envolvente (passeio, lancil e sarjeta).
3.ª fase - Foram surgindo as ideias que mais tarde deram origem aos esboços do que se pretendia representar. Muito impressionados pelos documentários visualizados, retratando a poluição dos mares, os alunos acabaram por escolher ilustrar o projeto com uma tartaruga presa em redes de pesca.
4.ª fase - Elaborou-se a composição com todos os elementos que se pretendiam pintar e prevê-se a finalização do projeto com a pintura da imagem no local definido, durante o mês de maio, e a sua divulgação nos canais de comunicação habituais da escola: site, jornal digital, Facebook e equipa Eco Escolas na plataforma MS Teams.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
39.79871, -8.7071 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
Perto do centro de saúde de Colmeias