O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Jardim-Escola João de Deus - Leiria (Leiria)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem a pintar na sarjeta foi elaborada a partir de dois elementos principais, um peixe grande e colorido para chamar a atenção das pessoas e cumprir o objetivo deste projeto, alertar e sensibilizar para o cuidado com o lixo que colocamos no chão, e uma onda do mar que nos remete para o ecossistema a preservar.
O peixe colorido aparece com a boca aberta na sarjeta para passar a mensagem de que tudo o que vai para a sarjeta será ingerido pelos animais e aparecem no interior do peixe diversos elementos poluentes que vão parar ao mar e que constituem o Top do lixo marinho: beatas de cigarros, cotonetes, garrafas e embalagens de plástico, redes e cordas de pesca e sacos de plástico.
A representação deste peixe com os elementos poluentes já ingeridos pretende ser uma chamada de atenção mas também um pedido de reflexão para os comportamentos do ser humano e para os perigos do lixo quer na vida dos animais marinhos quer na nossa.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
No âmbito do projeto «O Mar começa aqui», uma iniciativa do programa Eco-Escolas, o Jardim-Escola João de Deus de Leiria, sob a coordenação da professora Joana Simões, criou o projeto de articulação disciplinar “Vamos proteger o Oceano!” que está a ser implementado com os 46 alunos do 3.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos.
Este projeto tem como principal objetivo ancorar as diferentes iniciativas proporcionadas pelo Município de Leiria no âmbito do projeto Eco-Escolas e consciencializar os alunos para a importância do tema através do trabalho curricular nas diversas áreas e com abordagem aos diferentes subtemas. Neste sentido, numa primeira fase começámos por trabalhar sobre a temática do oceano nas diversas áreas curriculares: foram visualizados vídeos sobre a importância do oceano para a vida humana, analisadas notícias sobre a problemática do lixo marinho e a emergência da mudança de atitudes face ao ambiente; foram realizadas experiências para compreensão dos efeitos das marés negras e da presença dos microplásticos na vida marinha. Na área da matemática foram analisados e interpretados infográficos sobre as ilhas de plástico do nosso planeta, sobre o uso do plástico e as suas consequências nos ecossistemas e sobre a constituição dos microplásticos.
Depois de consciencializados para a problemática os alunos elaboraram individualmente as suas propostas de alerta (o desenho a pintar na sarjeta) e apresentaram os seus trabalhos à turma. Discutidos os elementos a incluir no desenho foi criada a imagem que agora apresentamos através da junção de elementos de diferentes trabalhos dos alunos.
Para além deste trabalho interdisciplinar, o projeto sobre o Oceano inclui ainda a limpeza da sarjeta a pintar em parceria com a Junta de Freguesia, uma atividade de educação e sensibilização ambiental, sobre a temática proporcionada pelo Centro de Interpretação Ambiental e concretizada pela Associação Bioliving (em pareceria com o Município de Leiria) e uma atividade de educação ambiental, em formato virtual, recorrendo às plataformas de comunicação digital, permitindo o retrato do dia a dia dos profissionais da água no setor do saneamento, conhecimento do funcionamento e demais etapas de tratamento que integram a ETAR, e uma pequena ação de ciência experimental com analogia à problemática dos resíduos no meio hídrico. Esta atividade será agendada entre o estabelecimento de ensino e as Águas do Centro Litoral.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Coordenadas da localização da pintura:
39.44277, -9.848103 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
dentro da escola