O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Escola Secundária de Alvide (Cascais)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Escolhemos a lula, a estrela-do-mar, a sardinha e a navalheira, por serem animais marinhos autóctones e a Ulva por ser uma alga que facilmente encontramos nas rochas das nossas praias. Da visita de estudo realizada à Área Marinha Protegida das Avencas decidimos igualmente ilustrar a estrela-do-mar devido ao interesse revelado por todos nós. Das espécies escolhidas a sardinha é a espécie mais representativa do nosso país, sendo a inspiração de muitos objetos artísticos da cultura portuguesa. Só pode ser pescada com dimensões superiores a 11 cm.
Decidimos representar a poluição, pois infelizmente lidamos com ela no dia-a-dia. A máscara apesar de já não ser um objecto muito utilizado, ainda é possível encontrá-lo muitas vezes no chão. Sendo as beatas um dos maiores poluentes urbanos, foram igualmente incluídas no desenho por pertencerem ao “top ten” dos poluentes. Os copos de plástico, as palhinhas e os cotonetes, que também são objetos poluidores relativamente pequenos e finos, surgem muitas vezes nos passeios e nas praias.
Devemos sensibilizar a comunidade escolar para a importância de não deitar lixo para o chão. Tudo o que cai na sarjeta vai parar ao mar. Vamos preservar as nossas espécies e ecossistemas marinhos!

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Estabelecimento de Ensino: Agrupamento de Escolas de Alvide
Professoras Coordenadores: Rosabel Presa (Ciências Naturais), Sónia Barreira (Educação Visual), Mafalda Santos (Geografia).
N.º de alunos envolvidos: 125 alunos
Idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos.
Nível Escolar: 8.º e 9.º ano.
Síntese da implementação do projeto:
O projeto "O Mar Começa Aqui" é um projeto conjugado entre o Município e Freguesias, as Eco-Escolas e a ABAE, de sensibilização para as consequências na biodiversidade e ecossistemas marinhos, que reflete a incorreta deposição de resíduos urbanos nas ruas que escoam subterraneamente até ao mar. Este desafio foi lançado pela professora de Ciências Naturais aos alunos do 8.º e 9.º ano de escolaridade, tendo sido abraçado pelas turmas dos 8.ºs anos e o 9.º3, compostas por um total de 125 alunos participantes, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos.
Este projeto foi apresentado e elaborado em conjunto nas disciplinas de Ciências Naturais e Educação Visual, apresentando o desafio e respetivo enquadramento, objetivos e regulamento. A professora de Ciências Naturais fez uma abordagem, dentro das aprendizagens essenciais, sobre as espécies autóctones e os resíduos, bem como, três visitas de estudo nesse mesmo âmbito: ao Parque Natural de Sintra Cascais, na Semana da Floresta Autóctone e na Semana do Ambiente e à Área Protegida da Praia das Avencas, Parede, com o 8.º2 e 8.º3. Os alunos pesquisaram as espécies que queriam ilustrar nos seus desenhos.
As turmas participaram na acção de sensibilização “Gestão de Resíduos e Desenvolvimento Sustentável”, dinamizada pela Cascais Ambiente, nas disciplinas de Ciências Naturais e Geografia. Na disciplina de Educação Visual os alunos concretizaram as duas fases de desenvolvimento do projecto: esboço e pintura. Dos 25 trabalhos/propostas realizados foram escolhidos os 5 trabalhos que melhor ilustram o lema do projecto “O Mar Começa Aqui”.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
38.718266, -9.425604 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
No pátio da escola.
Não existiram condições de segurança para realizar a pintura no exterior da escola. Não recebemos os stencils dos logótipos.