O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Colégio de Lourdes (Santo Tirso)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Neste projeto podemos observar dois animais marinhos (um polvo e uma estrela-do-mar) ilustrados com cores fortes com o propósito de chamar à atenção, uma vez que são elementos essenciais do desenho e simbolizam a comunidade marinha que é afetada pelas nossas ações.
O mundo no fundo do mar é um arco-íris de fauna e flora. A expressão do polvo ilustra o perigo em que todos os animais que vivem no mar sentem. A ausência de expressão da estrela-do-mar simboliza o apagar da vida no mar, que será uma consequência óbvia, caso não mudemos todos os nossos comportamentos. O cano tem dois simbolismos distintos: um, o polvo que usa o cano como uma âncora para sobreviver tentando escapar da poluição; dois, se todas as águas residuais fossem devidamente canalizadas e tratadas numa ETAR, antes de serem lançadas ao mar, todo este caos seria evitado.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Este projeto está a ser implementado no Colégio de Lourdes, pertencente ao concelho de Santo Tirso, distrito do Porto. Conta com a participação da coordenadora do projeto Eco-Escolas e docente de Ciências Naturais, professora Olga Cunha, e com o professor Nuno Sousa, docente de Educação Visual.
A turma do 9º ano do colégio participou na sua plenitude no projeto, tendo sido apresentadas 24 propostas. Os alunos têm entre 14 e 15 anos.
O projeto foi desenvolvido em várias fases, de entre as quais se destacam:
- a explicação, pelo professor de EV, do enquadramento e dos objetivos deste trabalho, o enquadramento da atividade no âmbito da disciplina de EV e as regras a cumprir;
- a pesquisa orientada, pela docente de CN, de espécies autóctones da região envolvente;
- a realização de um circuito pedestre pelo recinto do colégio e zona envolvente, de forma a determinar-se: as dimensões das sarjetas, para posterior determinação da escala; quais as sarjetas com maior drenagem de águas pluviais; as sarjetas com maior visibilidade por parte da comunidade educativa;
- a preparação da imagem por parte dos alunos e respetiva memória descritiva;
- a escolha da imagem a concurso.
A proposta vencedora foi a da aluna Maria Clara Meneses Serra, com 14 anos.
O projeto será implementado numa sarjeta no parque de estacionamento do Colégio de Lourdes.
Esperemos que o nosso trabalho seja selecionado para que a nossa mensagem chegue a toda a comunidade. Enfim, que chegue a bom porto!

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.325148, -8.474916 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
Parque de estacionamento interno do colégio