O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca (Proença-a-Nova)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
No meu projeto, pretendo retratar algumas das espécies que vivem no oceano: o fundo
amarelo transmite a ideia da poluição que se agrava diariamente, por esse motivo não é azul,
ou seja não é límpido, mas sim a utilização da cor amarela. Assim, a variação de cores deve-se ao contraste propositado das cores frias e quentes. Esta alteração da cor típica do azul dos oceanos apela à comunidade para a prática de medidas sustentáveis, a fim de não poluir os oceanos que
sustentam a base de todas as cadeias alimentares que nele vivem.
Os animais marinhos retratados foram inspirados em desenhos animados e em espécies não muito
conhecidas em Portugal, emitindo assim um grito de alerta à humanidade para a urgência de
mudança de mentalidades e comportamentos.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
-Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, PAN
-Professores Coordenadores da Atividade: Jorge Santos, Anabela Ramalhete e Maria João Pereira
-Número de Alunos que participaram: 22 alunos
-Idade dos Alunos: dos 11 aos 18 anos
-Anos de Escolaridade: do 6.o ano ao 12.o ano
No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, um grupo de alunos do 12.o ano, elaboraram o projeto “Do esgoto ao oceano, a água do nosso cano!”.
A primeira etapa do mesmo, consistiu em incentivar/convencer o Município a participar
no concurso “O Mar Começa Aqui!”. Após a aprovação do mesmo, lançou o repto ao
Coordenador da Equipa Eco-Escolas, que inscreveu a Escola no referido concurso.
Em segundo lugar, abriram a possibilidade de participação a todos os alunos da Escola,
daí o carácter inclusivo e dinâmico do projeto, tendo solicitado a colaboração das Docentes da
disciplina de Educação Visual, que por isso sensibilizaram os alunos das diversas turmas para a
temática da poluição das águas, bem como a preservação de ecossistemas e espécies marinhas
a fim de educar para uma cidadania ativa, promovendo comportamentos e atitudes
responsáveis.
Definiram o prazo de entrega das imagens, organizaram a exposição das mesmas,
calendarizaram a visita de todas as turmas da Escola à exposição, permitindo, nesse momento,
a votação a todos os alunos.
Por fim, o trabalho mais votado foi a da aluna Joana Correia do 9.o A, 14 anos, seguindo
para concurso.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
39.752087, -7.925794 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
Dentro do espaço escolar, procedemos a pintura de uma sarjeta colocada junto do bloco principal da escola, que normalmente é ponto de visita de alunos, professores, funcionários, encarregados de educação e de todos aqueles que se dirigem a escola, pelas diferentes razões e motivos, para um maior impacto de transmissão da mensagem e impacto visual da mesma.
Fora do espaço escolar, foi escolhido um espaço central da vila, no Parque Urbano João Martins, um espaço frequentado por muita gente e escolhido pelo Município, para a realização dos eventos municipais, sendo maior o impacto de transmissão da mensagem.
Não conseguimos atingir a proposta das 3 sarjetas por espaço, devido aos inúmeros trabalhos a realizar no final do ano (exames nacionais, provas de aferição e afins), assim como em alguns dos dias as alterações climatéricas não foram favoráveis.