O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Este projeto tem como objetivo demonstrar a ligação entre um polvo e o mar, bem como o instinto de sobrevivência dos animais.
Iremos usar uma criação de elementos, fáceis de associar ao mar, tais como: ondas, polvo, algas, sardinhas e estrelas-do-mar.
Utilização das cores:
• Monocromática azul – representa o mar – transmite tranquilidade, serenidade e harmonia;
• Laranja – representa o polvo – significa vitalidade, prosperidade e sucesso;
• Verde – representa as algas;
• Prateado – representa as sardinhas;
• Amarelo – representa as estrelas-do-mar.
A imagem escolhida simboliza o polvo a sair da sarjeta. Está a tentar sair do mar poluído, para salvar uma parte dele. A imagem representa, em simultâneo, um mar cheio de vida e de cor, onde uma porção de água azul carrega biodiversidade e a força das ondas.
Para conservar esta fonte de vida tão preciosa e necessária para os seres vivos e para a humanidade, não poluir o MAR é um ótimo começo!

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
 Escola Secundária de Estarreja (AEE)
 Inês Lousinha
 Grupo de 18 alunos, do 8ºano, turmas A, B, C, E e F, com idade compreendida entre os 13 e os 14 anos.
 Fases do projeto:
• Visualização, in loco, do espaço/área a intervencionar.
• Medição do espaço/área e observação das características/composição do mesmo.
• Reflexão de grupo sobre o projeto/desenho a desenvolver.
• Partilha de ideias e posterior decisão, de grupo, sobre o desenho a realizar.
• Elaboração da memória descritiva, tendo por base as sugestões dadas por todos os intervenientes no projeto, das várias reuniões efetuadas.
• Visualização de vários links, inclusive do programa Eco-Escolas, no âmbito do projeto “O mar começa aqui”, para obter inspiração na criação/concretização do desenho, para a pintura da sarjeta a intervencionar, previamente autorizada pelo Diretor do Agrupamento – átrio da entrada principal da escola.
• O desenho selecionado resultou do trabalho realizado por 3 alunas: Maria Inês Marques (8ºB), Maria Almeida e Mariana Carrelha, do 8ºF.
• No 3ºP proceder-se-á aos retoques necessários à melhoria do desenho selecionado, seguindo-se a respetiva pintura da sarjeta, pelos 18 alunos, das diversas turmas, selecionados para o efeito, a saber:
 8ºA: Beatriz Amaral, Lara Nunes, Luna Silva e Raquel Correia;
 8ºB: Joana Marques, Maria Inês Marques, Marisa Tavares e Yasmin Neves;
 8ºC: Afonso Macedo, Mariana Afonso, Stefany Pereira e Tiago Pinto;
 8ºE: Carolina Nunes, Carolina Melo, Carolina Baptista e Lara Maia;
 8ºF: Maria Almeida e Mariana Carrelha.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
40.758061402366, -8.568550190681 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura foi realizada no átrio principal da escola, numa sarjeta próxima das duas sarjetas intervencionadas no ano letivo transato, abrangendo 3 tampas de saneamento (sensibilizar para a correta separação dos resíduos, não deitando tudo para a rede de saneamento).
Trata-se de um local de:
- Passagem de toda a comunidade escolar;
- Acesso ao polivalente;
- Convívio dos alunos nos intervalos.