O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Escola EB 2,3 General Serpa Pinto - Cinfães (Cinfães)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem será dividida em duas zonas de intervenção. Numa constará uma baleia (com cerca de 4,20m por 1,20 m) e uma mancha azul em forma de pingo de água até 2/3 do pingo, faltando a parte final do mesmo (com cerca de 3m por 3m), onde no seu interior estão algumas formas de vida. A baleia acima do início do pingo de água, representa o maior ser vivo do grupo dos mamíferos, será pintada no chão do asfalto/ alcatrão com tinta branca à base de água, apenas com o recurso a linha branca, pintada.
A baleia e o pingo de água estão interligados pela expulsão da água que sai do topo da mesma, mas também pelo fato da água estar presente no habitat deste imponente animal.
O pingo de água por sua vez representa o início, o princípio da vida e da pureza, onde os seres e as formas de vida abundam.
Neste pingo de água, estão presentes alguns animais que estiveram, ou estão ainda ligados aos rios da região, o Douro e o Bestança (algas, juncos, melro d`água, salmão, rã castanha, lontra, enguia, salmão, truta, libélulas, borboletas, entre outros).
É possível ver ainda um barco que reboca um conjunto de letras que ondulam na gota de água que dizem “O MAR COMEÇA AQUI”.
Por fim e não menos importante a ligação à sarjeta de escoamento de águas pluviais no piso superior e claro depois no piso inferior, se por um lado, fisicamente compreendemos que é por ai que escoa a água, é fácil entender que se estamos no piso superior a água acaba por deslizar pela gravidade para o piso inferior, também podemos depois entender a mensagem simbólica na ligação entre a sarjeta do piso superior e o piso inferior, tal como acontece com o que vai e vem como é o caso das marés e o retorno entre o que damos à natureza e que podemos depois mais tarde vir a colher senão alterarmos os nossos maus hábitos e não formos responsáveis para com a natureza e o meio ambiente.
A segunda zona de intervenção do projeto, situa-se após descer as escadas e antes de entrar no edifício principal da escola. Nesta área será desenhado um semicírculo (com cerca de 1,5m de raio) que representa uma das metades do planeta terra, mas simulando ao mesmo tempo a parte inferior que falta ao pingo de água da parte superior do patamar.
Nesta zona pintada, com uma das metades do planeta terra, não existe vida, apenas um conjunto de elementos poluentes que foram parar ao mar.
Aqui parece nos que por um lado que parte do planeta que está poluído, está a ir para o escoamento de água da sarjeta, mas por outro lado também nos pode dar a sensação de o planeta ter saído da sarjeta.
Os logotipos das entidades envolvidas situam-se no canto inferior do lado direito junto à segunda parte do projeto (ABAE, Eco-Escolas, Município de Cinfães e AGEGSP).

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola EB 2,3 General Serpa Pinto – Cinfães (Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto)
Coordenador: Sérgio Gomes
Alunos envolvidos: 40 alunos de turmas de 8.º ano e 9.º ano (idades entre os 13 e os 16 anos)
A proposta final do Projeto “O mar começa aqui”, em colaboração com a ABAE, Município de Cinfães e AEGSP - Cinfães surgiu a partir do clube Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto de Cinfães.
O Professor Jorge Patrício, da área disciplinar de artes visuais, propôs às turmas do 8.º F e 9.º C para que, depois de analisarem e refletirem sobre o tema, causas ambientais e dos fatores que foram alvo de análise (poluição dos mares), elaborassem alguns esboços com cor, a partir das suas ideias que surgiram através de brainstorming conjunto. As suas propostas iriam ser pré-selecionados, escolhendo os mais pertinentes, e mais tarde, seriam alvo de análise por parte dos docentes integrantes do clube Eco-Escolas do Agrupamento e da Direção do AEGSP - Cinfães e posteriormente enviada a proposta final para concurso para a ABAE.
A proposta final teve por base os esboços dos alunos, retirando, envolvendo e conjugando situações de vários trabalhos, privilegiando o envolvimento e a colaboração de todos os alunos, sendo um aspeto que se pretende retomar um pouco mais tarde, aquando da fase da concretização do projeto (nas pinturas no exterior da sala de aula), envolvendo ativamente os alunos, não só destas turmas, como também de outras, espalhando a mensagem/ ideia a todos os participantes, assim como perpetuando a mesma quer visualmente, como também oralmente, dos alunos para os seus encarregados de educação e para a comunidade escolar.
A proposta final divide-se em duas zonas de intervenção, sendo que ambas serão pintados no interior do recinto escolar, mas no exterior dos edifícios, pretende-se utilizar para a sua execução materiais amigos do ambiente e tintas à base de água.
À primeira vista percebe-se a existência duas zonas pintadas, separadas fisicamente pelas escadas e pelos pisos superior e inferior, mas através de um olhar mais atento, consegue-se estabelecer a ligação das duas zonas e do tema, uma vez que é fácil encontrar a ligação no tema, bem como da ligação física e da estética, basta ir à descoberta e partindo de alguns pontos de vista.
A primeira zona de intervenção da proposta final situa-se após a entrada no espaço exterior do recinto escolar, entre a zona da portaria da escola e antes da escadaria de acesso ao piso inferior que antecede o edifício principal da escola.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.074369, -8.089988 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura localiza-se na entrada principal da escola, na primeira sarjeta junto às escadas.