O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Escola Secundária Carolina Michaëlis (Porto)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A biodiversidade vive em interação na biosfera. Por isso, todos os seres vivos marinhos, desde os pequenos aos maiores e mais poderosos, são afetados pelas ações mesmo dos que vivem em Terra.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O trabalho que agora se apresenta foi realizado na Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis por uma turma do 9.º ano constituída por 21 alunos com uma média de idades de 14 anos. O desafio foi lançado na disciplina de Educação Visual (EV) pela coordenadora do projeto Eco Escolas, Jacinta Rosa Moreira após concertação de ideias com a Senhora Dra. Ana Maria Magalhães, representante da Câmara Municipal do Porto (CMP) que tem assento no Conselho Eco-Escolas deste estabelecimento de ensino.
Primeiramente analisaram-se os diferentes sumidouros que se encontram na área ajardinada da escola e selecionou-se aquele que pareceu mais adequado ao propósito. Participaram na escolha o Sr. Professor José Alberto Sinde, professor de Educação Visual (EV), a coordenadora do projeto, a representante da CMP e dois elementos da Direção da Escola. No início do segundo período letivo, o professor de EV sensibilizou os alunos para a importância da biodiversidade marinha e para o impacto das más práticas quotidianas individuais num bem que é comum: o mar.
Na continuação desta ação de sensibilização, o referido professor apresentou aos alunos o desafio “O Mar começa aqui” como uma possibilidade de trabalho a realizar durante os segundo e terceiro períodos, que o agarraram com entusiasmo, e passou à análise do regulamento com os alunos e à exploração de trabalhos já realizados em anos anteriores no âmbito deste desafio.
De seguida o trabalho enquadrado na temática Arte Contemporânea/Arte Urbana desenvolveu-se nas seguintes etapas:
1. visita com os alunos ao sumidouro que será alvo do trabalho de decoração com o levantamento à escala das suas dimensões:
2. transposição para o papel, à escala 1/20, do sumidouro a decorar por cada aluno;
3. trabalho de pesquisa orientado pela informação disponibilizada em https://services.cienciaviva.pt › recursos › redirect sobre “Animais do nosso mar” com vista à construção de esboços de seres vivos aquático da costa portuguesa;
4. composição individual do trabalho que será utilizado na decoração do sumidouro selecionado;
5. seleção do trabalho a submeter à apreciação na plataforma Eco-Escolas por parte dos alunos da turma envolvida na atividade.
Espera-se que este trabalho após reflexão conjunta venha a ser enriquecido por contributos pontuais de outros colegas da turma, mantendo-se contudo fiel ao trabalho agora apresentado.
Na proposta que agora se submete não figuram ainda logótipos do projeto e do Eco Escolas que nos irão ser posteriormente fornecidos, em stencil, pela CMP, mas estamos conscientes da obrigatoriedade destes elementos figurarem na imagem final.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.15947831, -8.6218401 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura localiza-se no pátio interior da escola, num sumidouro que fica entre a zona do lago (agora transformado em floreira) e a sala de convívio dos alunos.