O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Escola EB1 de Vilarelho (Caminha)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Desenho de um ambiente marinho à volta de uma sarjeta e com relevância para a mascote da Escola, uma Tartaruga Mergulhadora que vai ajudar a limpar os Oceanos.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Turmas envolvidas: VL14 e VL23
Número de alunos participantes: 33
Desafio “O mar começa aqui…”
Com este projeto pretendeu-se desafiar os alunos, sob a orientação do professor, para a elaboração de trabalhos originais de ilustração à volta de uma sarjeta/sumidouro, compreendendo que são importantes dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem. Contudo, são frequentemente objeto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana, como óleos alimentares, garrafas, beatas, entre outros. Com a ajuda da Autarquia, pretende-se alertar e sensibilizar a população em geral e para a comunidade escolar em particular, para as consequências, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, da incorreta deposição dos resíduos.
Objetivos
- Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular
- Educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa
- Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica.
- Implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.
1.º Momento
Antes de iniciarmos os desenhos, realizamos uma pesquisa sobre o que são sarjetas e sumidouros e tentamos compreender a sua importância como dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem. Será que a deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana, como óleos alimentares, garrafas, beatas, entre outros, estão a prejudicar os ecossistemas terrestres e os ecossistemas marinhos?
Finalizado o trabalho de pesquisa, em contexto de aula de educação ambiental, construímos um powerpoint com toda a informação recolhida.
Assim, de uma maneira resumida, ficamos a saber que:
 Na realidade as sarjetas não recebem apenas águas pluviais como foi idealizado. Recebem também resíduos que são arrastados pelas águas da chuva ou que são depositados diretamente nas sarjetas, tais como óleos alimentares, resíduos domésticos ou águas residuais, que decorrem da atividade humana e que apresentam, por isso, as suas características naturais alteradas, requerendo um tratamento diferenciado daquele que é dado às águas pluviais.
 Toda a água que entra nas sarjetas vai ter ao mar…
 Podemos embelezar estes espaços mais “feios” e transformá-los em mensagens de sensibilização para a proteção dos ambientes marinhos e terrestres.
2.º Momento
De seguida passamos para a realização dos desenhos, onde quisemos demonstrar que é possível embelezar espaços menos bonitos da nossa localidade, mais concretamente junto de sarjetas. De uma maneira simples e divertida podemos sensibilizar as populações para a importância da preservação dos ambientes marinhos e dos mares e oceanos.
De acordo com o nosso DAC, também criamos a nossa própria mascote (uma tartaruga mergulhadora) da turma/Escola que é o rosto visível da nossa luta ambiental.
O desenho terá incorporado, além da nossa mascote, os símbolos do projeto “O mar começa aqui” e do Eco Escolas.
Está a ser um desafio muito enriquecedor e ao mesmo tempo lúdico e divertido!

Fase II - Escola: execução