O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Escola EB 2,3 de Quarteira (Loulé)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem escolhida pela nossa Escola retrata a biodiversidade marinha em Quarteira, cidade com grandes tradições piscatórias, uma terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que a banham, através da quantidade e qualidade da biodiversidade animal e vegetal.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Identificação da escola: E.B.2, 3 de Quarteira.
Identificação das professoras coordenadoras da atividade: Maria João, Carla Oliveira e Sónia Pires.
Número de alunos: 45 alunos.
Ano de escolaridade dos alunos: 5.º ano.
Turmas: C e E.
Idades: dos 9 aos 11 anos.
Síntese das várias fases do projeto:
Inicialmente foi efetuada uma sensibilização impactante em toda a comunidade escolar, sobre os diferentes ecossistemas, a biodiversidade marinha e a sua importância. O objetivo foi que cada aluno conquistasse uma voz e uma participação ativa neste projeto. De seguida, houve a preocupação em estimular os alunos e toda a comunidade educativa a um compromisso de boas práticas e iniciativas através de frases com algum impacto. Estas, conseguiram colocar em prática ações inerentes a um conhecimento mais alargado às questões relacionadas com as nossas preocupações com “O Mar/Oceano”. Cada aluno decidiu o que pretendia desenhar numa primeira fase e após, em diversos materiais riscadores, pintura a lápis de cor, lápis de cera, marcadores, guaches, grafite, pastel, esboçou em papel A4 e A3 protótipos de possíveis representações da preservação de ecossistemas e da biodiversidade marinha, contribuindo para a integração para a tomada de medidas ambientais que tenham impacto no meio escolar bem como em toda a comunidade. Com a realização deste Projeto, as professoras coordenadoras aprenderam com os alunos de que forma é que, num espírito comum a todos, é possível construir um futuro melhor para o nosso oceano. Esse futuro envolve princípios, as áreas de competência e os valores, no âmbito do domínio da Educação ambiental, dos oceanos e do domínio do desenvolvimento sustentável.
Posteriormente, selecionou-se a sarjeta a ser pintada, recaindo a nossa escolha numa sarjeta no interior do estabelecimento que fosse de grande visível a toda a comunidade escolar, perto da entrada principal do estabelecimento. Através de um concurso interno, foram selecionados os cinco melhores protótipos, sendo o júri do mesmo a equipa de coordenação deste Projeto e um elemento do Órgão de Gestão do Agrupamento.

Fase II - Escola: execução