O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Escola Profi. de Desenv. Rural de Serpa (Serpa)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Esboço traçado com utilização de ferramentas digitais, segundo tema proposto - o mar e a epopeia dos descobrimentos.
Proporção da pintura relativamente à dimensão da sarjeta: aproximadamente 18:1.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Síntese descritiva – “O mar começa aqui na EPDRS”
Escola: Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa
Coordenação: Maria de Aires Batista
Materiais: Computador; mesa digitalizadora; giz; tintas (branca, azul, preta, vermelha, castanha, beje); diluente; pincéis; vassouras; pás; carrinhos de mão.
1ª etapa - No início do 2º Período do ano letivo de 2023 sensibilizou-se os alunos para o projeto Eco-escolas em parceria com o a CMSerpa. Os representantes de cada turma foram responsabilizados pela informação aos restantes elementos da turma. Decidiram os alunos que as sarjetas a intervencionar seriam as do espaço escola (um total de nove). As turmas a colaborar por turnos seriam as do 1º e 2º ano (total 60 alunos)
Os alunos do primeiro ano concordaram na sua proposta de a intervenção ser alusiva à época dos Descobrimentos e epopeia retratada em “Os Lusíadas”. Os alunos de 2º ano não apresentaram propostas.
2ª etapa - Decidida a linha de intervenção no tema, apenas uma turma, apresentou até final de abril a proposta de em cada sarjeta se decorar com simplicidade gráfica cada um dos cantos da obra literária. A ilustração seria a representação de rasgo de pergaminho com texto e imagens.
A sarjeta principal acordou-se que seria a maior (proporção aproximada de 18:1 do desenho relativamente à sarjeta) e contaria com ilustração do mar e palavras extraídas do Canto I de “Os Lusíadas”. As restantes ilustrações de sarjetas seguiriam o mesmo registo da primeira (mas desenho livre, inspirado na 1º sarjeta).
3ª etapa - Após receção dos materiais de pintura fornecidos pela CMS (início de maio) iniciam-se os trabalhos protagonizados pelos alunos, segundo orientação da docente Maria de Aires Batista e colaboração dos docentes Paulo Vília e Paula Campos.
A primeira tarefa será de limpeza das sarjetas (à superfície e no seu interior). Os resíduos vegetais serão depositados na estação de compostagem da EPDRS, os possíveis outros resíduos serão separados por classes e colocados nos respetivos ecopontos..
A segunda tarefa constará do desenho a giz e à vista no espaço das sarjetas (total de 9).
Prevê-se que as pinturas se iniciem a partir de 11 de maio, respeitando tempos de secagem, participação ativa e autónoma dos alunos, mas faseada de acordo com tempos de horário disponibilizados para o efeito.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
37.956452, -7.614998 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
As sarjetas a intervencionar pertencem ao espaço escola - Herdade da Bemposta (um total de nove sarjetas).