O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Escola Secundária Júlio Dinis de Ovar (Ovar)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Descrição do desenho
Amy Lee é um salmão migrador que vive triste entre as viagens que faz do rio até ao mar! Nasceu no rio, juntamente com muitos irmãos, que viu morrer muito cedo, antes de conseguirem chegar ao mar! O rio está muito poluído e a viagem até ao mar é muito difícil, no meio de tantos plásticos! A água também tem poluentes orgânicos provenientes dos esgotos que são descarregados diretamente para o rio, sobretudo no Verão, quando a cidade que o rio atravessa, tem mais população e o sistema de esgotos fica sobrecarregado. Amy Lee, passa também uma parte da vida no mar, mas quando lá está, fica ainda mais triste! A água esta cheia de microplásticos, provenientes das pontas de cigarros que o Homem na terra deita para o chão. As sarjetas são a porta de entrada destes resíduos que rapidamente são transportados até aos rios e destes até ao mar!
Amy Lee sente-se doente, ele ingere microplásticos quando respira e já não consegue nadar durante muito tempo, porque fica cansado! Mas Amy Lee sabe que os Homens que vivem na Terra se comprometeram a mudar, para cumprir os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável até 2030! Por isso ainda tem esperança que os Homens, deixem de poluir a água dos rios e dos mares e ele possa voltar a ficar um peixe forte e saudável, para continuar a fazer as visitas ao rio onde nasceu, para se reproduzir e continuar a ter amigos da sua espécie!
O Mar começa aqui!
Dimensões da sarjeta:
Sarjeta: 55 cm de comprimento x 32 cm de largura
Sarjeta do desenho: 7 cm de comprimento x 4 cm de largura
Escala: 1:8 (1 cm no desenho equivale a 8 cm na realidade)

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Memória descritiva do projeto:
O projeto teve início a partir da comunicação e divulgação feita na escola pela professora da disciplina de Ciências Naturais, coordenadora do programa Eco-Escolas na nossa escola. A proposta foi lançada aos alunos da turma do 7.º D (22), com idades entre os 12 e 13 anos, e aos alunos que integram o Ecoclube Júlio Dinis (35) com idades entre os 12 e os 17 anos. Após a entrega dos trabalhos, 57 no total, foi efetuada a escolha do vencedor pelos alunos participantes. Os meus colegas votaram maioritariamente no meu desenho!
A ideia de fazer um peixe triste, a chorar, surgiu-me quando fui ver o que era uma sarjeta. Sou uma aluna estrangeira, vim da Alemanha para Ovar no início do ano letivo e ainda não sei muito bem português! Quando vi a sarjeta da escola verifiquei que estava limpa, mas quando fui ver uma da rua, ela estava com muitas pontas de cigarro no fundo! Foi por isso que me lembrei de fazer o desenho de um peixe triste, para alertar e sensibilizar as pessoas para os malefícios provocados nos ecossistemas aquáticos, pela incorreta colocação para o chão das pontas dos cigarros, que ao caírem nas sarjetas vão parar ao mar!
A escolha de um peixe migrador, como o salmão, permitiu-me alertar para a poluição de dois tipos de ecossistemas aquáticos: rio (água doce) e mar (água salgada), estabelecendo a ligação entre eles.
Antes de iniciar o esboço do meu desenho, junto da sarjeta na escola, media-a para determinar a escala que poderia utilizar no meu desenho.
Quis transmitir uma mensagem forte através de uma imagem apelativa, que despertasse o interesse da população escolar. Assim utilizei cores vivas e contrastantes que atraem o olhar, a observação. Para além do peixe, desenhei também representantes de outros grupos de seres vivos, como as algas, e moluscos, que se encontram no meio de uma grande variedade de resíduos poluentes presentes na água, predominando os plásticos.
Medidas da sarjeta:
Sarjeta do recreio da escola: Comprimento: 55 cm; Largura: 32 cm
A sarjeta do meu desenho tem as seguintes dimensões: Comprimento: 8 cm; Largura: 4 cm.
Assim a escala do meu desenho é de 1:8 (cm) (1 cm no desenho equivale a 8 cm na realidade).
Aluna: Siri Jaeckiin, 7.º B; idade: 12 anos.
Alunos que pintaram a sarjeta:
Adriana Silva - 7.ºD (12 anos)
Beatriz Pinto - 7.º D (12 anos)
Frederico Tomaz - 7.ºD (12 anos)
Siri Jacklin - 7.ºD (12 anos)
Professora coordenadora do projeto: Sisandra Lurdes de Campos Sousa
Escola Secundária Júlio Dinis de Ovar

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
40.856711, -8.620054 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A sarjeta pintada está localizada no jardim frontal da escola secundária Júlio Dinis de Ovar, sendo a primeira sarjeta que se encontra no extremo sul da escola.