O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Escola S/3 de António Nobre (Porto)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Esta imagem foi baseada nas pesquisas realizadas pelos alunos e representa o lixo que pode ser arrastado até aos mares através dos bueiros ou sarjetas. Assim, como alguns animais marinhos que possam ser prejudicados por ele...
Os animais representados são espécies autóctones como o polvo, a estrela-do-mar, o peixe-balão, o cágado e outros pequenos peixes. Os alunos obtiveram este conhecimento através duma visita de estudo à Estação Litoral da Aguda, onde os observaram em pequenos aquários.
Na execução do trabalho deparamo-nos com alguns problemas… o mais
difícil de contornar foi o revestimento do chão do nosso recreio. Contudo, o
desafio foi superado!
Aquando da transição do desenho realizado no esboço para o chão, os
alunos manifestaram resistência em desenhar o lixo (latas, caroço de maçã,
embalagens diversas…), argumentando que não fazia sentido que esses
elementos estivessem ali uma vez que eles eram meninos conscientes e que
nunca colocariam lixo no chão, pois não correriam o risco desse lixo ir parar ao
oceano.
Perante tal, decidiram suprimi-los ficando o trabalho final um pouco
diferente do inicial, mas igualmente bonito!

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: EB Monte Aventino, Agrupamento de Escolas António Nobre Professora Coordenadora da Atividade: Prof. Marta Gonçalves Alunos: 110 alunos do pré-escolar, 1o, 2o, 3o e 4o anos de escolaridade
Síntese das várias fases do projeto:
Sendo a escola uma Escola Azul, que sensibiliza os seus alunos e toda a comunidade educativa na literacia dos oceanos no enlace de uma cidadania consciente baseada no desenvolvimento
sustentável e educação ambiental do mar, da água no planeta, da biodiversidade e ecossistemas marinhos, este desafio do conhecimento sobre como as águas pluviais que são encaminhadas desde das urbes até ao mar através dos bueiros e sarjetas é mais uma experiência para atingir os objetivos traçados.
Primeiramente, os alunos pesquisaram sobre o encaminhamento das águas pluviais para bueiros ou sarjetas. Identificaram os constrangimentos dessa coleta como por exemplo o arrastar de lixo urbano até ao mar e a importância de manter as regras de boa cidadania no que concerne ao tratamento dos resíduos realizados por cada um.
De seguida, observaram os bueiros existentes no recinto escolar, fotografaram e idealizaram a sua proposta.
Por fim, realizaram os esboços e elegeram aquele que representaria a proposta da escola.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.162195, -8.586662 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
Escola Básica 1.º CEB do Monte Aventino, Porto.
Do lado direito quem entra no portão da escola, junto ao muro.