O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem seleciona apela à preservação de um recurso natural essencial ao nosso planeta - a água. Nesta imagem abordam-se dois problemas chave: a poluição da água através das atividades diárias e que todo o lixo atirado ao chão vai parar ao mar, a partir das sarjetas e sumidouros e o desperdício de água, que com a chegada do tempo mais quente, tem sido um problema na nossa escola e talvez em muitas outras.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
EB 2,3 Júlio Brandão - Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão
Sónia Barreiras e Carlos de Castro
50 alunos envolvidos do 7º ano de escolaridade entre os 12 e 13 anos.
A atividade "O mar começa aqui" foi proposta nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito da temática "Desenvolvimento Sustentável". Após uma fase de pesquisa, os alunos elaboraram vários esboços de desenhos que apelassem à poluição marinha. O desenho vencedor, com recurso a votação dos alunos e professores coordenadores, foi transformado em desenho digital.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.404289, -8.52381 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A sarjeta escolhida para pintar fica localizada na passagem da entrada principal para o bloco de salas de aula. Por implicar passagem de muitos alunos, pensamos ser o local ideal para chamar à atenção e sensibilizar a comunidade escolar para a o lixo que deitam ao chão e que acaba por ir parar ao mar. Houve um grupo de alunas, responsáveis pela divulgação do eco-código que quis pintar as frases do eco-código nas escadas junto à pintura, relembrando atitudes que devemos tomar pela sustentabilidade do planeta.