O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola Secundária Miguel Torga (Sintra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
"Memória descritiva da imagem
As cores vivas utilizadas no trabalho foram escolhidas para realçar o desenho sobre o escuro do alcatrão, chamando à atenção das pessoas que por ali passam.
O polvo a agarrar o lixo e a tentar ‘salvar’ o peixe, significa a força que os animais têm de ter para se salvarem da poluição.
O medo está representado na cara do peixe.
O sumidouro transformado em garrafa de água a entrar na boca do peixe, é um alerta de que tudo o vai para os sumidouros ou sargetas, vai parar ao mar, transforma-se em alimento dos animais e volta para o nosso organismo."

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Memória descritiva do projeto
O projeto integra o Programa Eco-Escolas da Escola Secundária Miguel Torga, Monte Abraão, Sintra.
A professora Maria de Lurdes Rolo, docente da disciplina de Desenho A, do curso de Artes Visuais, abraçou o projeto e desafiou a sua turma do 11º ano a participar.
Com entusiasmo e algum fascínio relativamente à posterior pintura de um dos trabalhos num sumidouro da Freguesia, os 21 alunos, com idades compreendidas entre os 16 e os 17 anos, começaram por analisar o regulamento do concurso.
Fases de desenvolvimento do projeto:
•Visionamento do vídeo “Estamos criando um oceano de plástico? | MARES LIMPOS #1”, seguido de debate sobre a poluição dos mares e o que cada um de nós, alunos e professores, podem fazer para ajudar a minimizar os ‘estragos’;
•Pesquisa de trabalhos premiados no concurso de 2021 – Página do Eco-Escolas;
•Diferença entre sarjeta e sumidouro;
•Pesquisa, junto das professoras de Biologia, dos animais marinhos autóctones, em vias de extinção;
•Levantamento dos diferentes sumidouros existentes na escola;
•Brainstorming - Primeiras ideias/estudos;
•Realização do trabalho final em cartolina, à escala 1:2, com técnica de guache, semelhante à que irá ser aplicada na pintura dos sumidouros;
•Memória descritiva de cada trabalho;
•Exposição dos trabalhos realizados para análise dos resultados e votação do melhor trabalho, por formulário Google, pelos alunos, professora e equipa Eco-Escolas.
Os alunos manifestaram satisfação na realização do projeto, ficaram sensibilizados para este problema, adquiriram novas aprendizagens e tencionam embelezar os sumidouros da escola com os melhores trabalhos realizados. Assim, consideramos que os objetivos definidos para este concurso foram integralmente atingidos.
Artes Visuais | Maria de Lurdes Rolo | AEMT

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
38.754182, -9.268783 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura da sarjeta, fora da escola, foi feita junto à escola e junto ao parque de estacionamento da CP de Monte Abraão, conforme as coordenadas citadas..
Na escola também foi pintada uma sarjeta.
Não é possível enviar mais fotos porque "O número de ficheiros escolhidos excede o limite de uploads".