O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem escolhida para o projeto levou algum tempo a ser elaborada. Os alunos envolvidos no desafio foram orientados pela professora de Ciências Naturais e pela coordenadora do Programa Eco-Escolas. Desenharam imagens da biodiversidade marinha a gosto de cada um. A imagem escolhida é constituída por uma sarjeta real, como várias que existem no recinto escolar, tem uma mancha azulada por detrás, retratando a água límpida do mar, contém os símbolos da Escola, do Município e do Eco-Escolas. As espécies escolhidas para compor a pintura das sarjetas foram a tartaruga e o cavalo marinho. Esta última espécie, os alunos verificaram que era nativa da Ria Formosa, por isso, entenderam ilustrá-la. A tartaruga, é uma espécie bem conhecida de todos, existem bastantes, tartarugas ou cágados, e é também um dos logotipos do Clube do Ambiente da Escola. Também foram escolhidas, tendo em conta o trabalho posterior de pintura, que terá de ser exequível e de fácil pintura.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A escola onde o projeto está a ser implementado é a Escola Básica Alexandre Herculano, de Santarém, que tem como coordenadora do Programa Eco-Escolas e desta atividade a professora Mª da Conceição Moreira. Foram duas turmas de 5ºano, com cerca de 20 alunos cada, com idades compreendidas entre os 9 a 13 anos, que abarcaram este desafio e lhe deram a sua identidade.
Este projeto foi anunciado aos alunos da escola ainda no primeiro semestre. Os alunos de duas turmas propuseram-se fazer os desenhos para o projeto da pintura das sarjetas. A coordenadora do Programa Eco-Escolas enviou para as duas turmas o regulamento do desafio e a folha inicial com a sarjeta e os símbolos, a partir da qual eles deram asas à sua imaginação e criatividade. Tiveram algum tempo para a realização das ilustrações. Foi um trabalho que promoveu a motivação e interesse pelo seu tema, criou um ambiente de interajuda entre os alunos e de aquisição de conhecimentos acerca da fauna marinha. Nas ilustrações apresentaram peixes de várias espécies, tartarugas, cavalos marinhos, conchas diversas, algas, polvos, anémonas, estrelas do mar, corais, entre outros. Em cada turma foram selecionados os três melhores trabalhos, por votação dos próprios alunos. Estes foram entregues posteriormente à coordenadora do Programa Eco-Escolas, que os apresentou aos alunos do Clube do Ambiente. No Clube, foram analisados e discutidos de acordo com as condições do regulamento e a sua estética. Por votação foi escolhida a ilustração que apresentamos.
Serão os alunos das duas turmas de 5ºano em conjunto com os alunos do Clube do Ambiente, que irão dar vida a algumas sarjetas da escola e outras ainda por definir o local, em concordância com o Município.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
39.245755, -8.698103 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura incidiu sobre duas sarjetas em espaço escolar. A localização das duas sarjetas foi pensada, de modo a que pudesse ter visibilidade por todos, mesmo para que vai à escola tratar de assuntos diversos. Situam-se no patamar dos blocos C e D, onde fica a cantina, bar e ludoteca e secretaria, Biblioteca, sala de professores e gabinete a Direção da Escola. A sarjeta escolhida para a foto final para concurso, foi a sarjeta 2, situada ao cimo do primeiro vão de escadas, que se direciona para os dois blocos já referidos e para um pátio (Pátio da Alegria) e ainda junto ao poste do içar das bandeiras da escola. Já temos mais duas pinturas localizadas no patamar inferior, direcionado para os blocos de aulas, pintadas há dois anos. Até ao final de junho, se ainda houver disponibilidade de tempo, ainda temos mais uma pintura agendada para um espaço exterior, junto a uma das escolas de JI e 1ºciclo do mesmo agrupamento.