O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Colégio de Nossa Senhora do Rosário (Porto)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O lixo segue um caminho longo até chegar aos oceanos e muitas vezes vem de lugares distantes. A maior parte dos resíduos que não são depositados corretamente em ecopontos ou pontos de recolha do lixo acabam, mais tarde ou mais cedo, por ser levados por águas pluviais para coletores instalados subterraneamente, através das sarjetas e sumidouros, terminando muitas vezes o seu percurso nos oceanos.
A International Solid Waste Association (Associação Internacional de Resíduos Sólidos) realizou um estudo sobre poluição marinha e constatou que 25 milhões de toneladas de resíduos são despejados nos oceanos todo ano, sendo que 80% deste total são provenientes de áreas urbanas. Metade dos resíduos que terminam nos oceanos são plásticos, ou seja, cerca de 12,5 milhões de toneladas de plástico. Estes têm um impacto devastador nos ecossistemas e formas de vida marinhas, sendo na atualidade um dos maiores desafios ambientais a solucionar. De facto, estudos recentes apontam para a presença de microplásticos ao longo de toda a cadeia trófica marinha, provavelmente introduzidos no organismo dos seres vivos através da ingestão.
A imagem elaborada remete para esta nova realidade e procura alertar de uma forma visual, simples e direta para a problemática, através de um peixe (símbolo das formas de vida marinhas e fluviais) rodeado de água (simbolizando os meios aquáticos, como cursos de água e oceanos) que ingere múltiplos resíduos escoados através de um sumidouro (principalmente objetos plásticos de uso único). A imagem é acompanhada por uma frase que procura sensibilizar o observador para a importância de reciclar os seus resíduos, nomeadamente plásticos, como forma eficaz de combater esta poluição nos oceanos.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Colégio Nossa Senhora do Rosário (Porto).
Professores: Joana Melo (Educação Visual) e Filipe Ferreira (coordenador Eco Escolas).
Alunos do 6,º ano de escolaridade.
No âmbito da disciplina de Educação Visual foi proposto às turmas de 6.º ano a realização de uma atividade relacionada com o projeto “O mar começa aqui” do projeto Eco-Escolas, que consiste na criação de uma imagem destinada a ser pintada junto a uma sarjeta ou sumidouro de águas pluviais, dentro da escola e/ou na sua envolvência. Os objetivos e regulamento do concurso foram apresentados aos alunos, de forma a guiar a elaboração dos seus trabalhos.
No sentido de sensibilizar os alunos para a importância atual da temática e para o possível impacto (positivo) do projeto, foram discutidos (com o apoio do coordenador Eco-Escolas) temas como o ciclo urbano da agua, a sua relação com a poluição marinha, as suas origens e o seu impacto nos diversos ecossistemas. Estas discussões deram origem a sessões de “brainstorming” onde alunos debateram com o professor (e entre si) os elementos essenciais a incluir nos seus trabalhos sobre esta temática e algumas estratégias visuais para melhor transmitir a mensagem pretendida. Foram também criadas pontes entre este projeto e outras iniciativas em que a escola participa, nomeadamente a Brigada “#AMARoMAR”.
Depois de recolhidos os trabalhos propostos pelos alunos, foi realizada uma seleção com base em feedback dos alunos e com base em alguns critérios definidos pelos docentes, tais como criatividade, aplicabilidade, expressividade, entre outros.

Fase II - Escola: execução