O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola Básica de Cimo de Vila (Felgueiras)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O aluno ao desenhar uma sarjeta envolvida em lixo quis transmitir todos os outros resíduos devem ficar fora da sarjeta.
Ele colocou um peixe salmão e um baiacu como guardiões do oceano.
O peixe salmão como elemento frequentador tanto das águas dos rios, como dos oceanos será um excelente protetor das águas que entram nas sargetas e vão ter ao mar.
O baiacu (peixe balão) representa o perigo que a biosfera enfrenta quando atacada pelo lixo humano. Quando se sente ameaçado, ele incha o seu corpo e liberta um veneno muito mortífero para os que o atacam. Por isso, representa também a defesa dos mares e oceanos.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O desafio "O Mar começa aqui" teve o seu início através de uma proposta feita pelo Pelouro da Educação e Formação do Município de Felgueiras à Escola EB1/JI de Cimo de Vila.
O professor e a educadora, Joaquim Mendes e Isabel Freitas, coordenadores do programa, lançaram o desafio na escola. Este foi desenvolvido em todos os grupos no Jardim de Infância e nas turmas da Escola Básica do 1º Ciclo.
A seleção do trabalho a pintar nas sarjetas foi feita pelas professoras e pelos coordenadores do Programa Eco-Escolas.
O professor Joaquim Mendes, que leciona uma turma de 4º ano, de onde foi escolhido o desenho vencedor, constituída por 22 alunos, com idades compreendidas entre os 9/10 anos, desenvolveu parte deste projeto na respetiva turma no âmbito do Projeto de Flexibilidade Curricular em articulação com o projeto AprenDiz, onde se explorou a obra literária “ABISSUS e o livro que meteu água” de Maria Teresa Maia Gonzalez. Assistiu-se também à peça de teatro “ÁGUA”, espetáculo da companhia ETCetera Teatro, baseado na obra “A Menina Gotinha de Água”.
Numa primeira abordagem, o professor sensibilizou os alunos para a importância da água, para a necessidade de se poupar este recurso e para a importância em não poluir os meios aquáticos.
Depois com a leitura e exploração da obra “ABISSUS”, os alunos através da personagem Lucas e do seu sonho em ser biólogo marinho, puderam verificar a importância da água e os malefícios do lixo na biodiversidade marítima. Com a peça de teatro puderam consolidar aprendizagens já adquiridas sobre o Ciclo da Água.
Por fim esclareceu os alunos sobre o percurso das águas pluviais, sempre que encontram superfícies impermeáveis até à sua chegada ao mar.
Feito o enquadramento da atividade a realizar, os alunos produziram alguns trabalhos alusivos ao tema.
A seleção do trabalho a pintar nas sarjetas foi feita pelas professoras e pelos coordenadores do Programa Eco-Escolas.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.133654, -8.19289 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura localiza-se dentro do recinto escolar, numa sarjeta junto à porta de entrada esquerda.