O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola Básica Mosteiro e Cávado (Braga)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Desenho da aluna: Linh Lê Brannan, 5.º ano, turma B, da Escola Básica Mosteiro e Cávado.
Desenho irregular com medidas de 18,5cmx16,5cm equivalente a 1m e 90cm e 1m e 65cm respetivamente. A sarjeta base foi retirada da escola tendo 50cmx26.5cm correspondendo a 5cm por 2.6cm, no desenho.
Técnica de pintura aplicado no desenho: lápis de cor e caneta gráfica.
O desenho, cujo contorno nos dá a silhueta de uma tartaruga, inclui espécies marinhas tais como uma alforreca, um choco e um cavalo-marinho, peixes, bem como algumas algas e corais de modo a sensibilizar para a preservação dos ecossistemas marinhos e da biodiversidade em geral.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Básica Mosteiro e Cávado
Este projeto, desde logo bem aceite pelos alunos e Conselho Eco-Escolas, envolveu cerca de 80 alunos do 5.º ano de escolaridade, com média de 10 anos de idade, sendo desenvolvido nas aulas de Educação Visual, sob orientação da professora coordenadora da atividade Sara Venina Ribeiro.
Numa primeira fase, foram abordados conceitos relacionados com o ciclo da água, o mar e espécies autóctones, de modo a sensibilizar os alunos para a atividade “O mar começa aqui”. Para reforço da mensagem foram visualizados pequenos vídeos sobre o mar, a poluição e o ciclo da água. Depois de discutida a função das sarjetas, foi pedido aos alunos que descobrissem a existência na sua freguesia de sarjetas e sumidouros e eventuais pinturas que já conheciam do ano transato.
Durante este processo os alunos foram informados dos passos de todas as fases do projeto. Foi dada muita importância à frase “O mar começa aqui”, refletindo-se sobre o seu real significado e relevância na sensibilização da comunidade. Exploraram os conceitos relativos às proporções e ao tamanho da sarjeta relativamente ao desenho.
Na segunda fase do projeto, fizeram então um desenho livre, dentro da temática e de determinadas dimensões, recebendo orientações por parte da professora responsável para melhorarem o respetivo trabalho.
Na terceira fase solicitou-se aos alunos que localizassem e medissem as sarjetas dentro do espaço escolar.
Todos os alunos envolvidos mostraram grande interesse e empenho e aderiram com muita criatividade e dedicação, desenvolvendo várias competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Na fase final, depois dos trabalhos estarem concluídos, todos foram analisados e avaliados segundo os critérios definidos de modo a ser selecionado um desenho para o concurso. Foi uma escolha difícil, dada a elevada qualidade dos trabalhos. Por fim, foram selecionados três desenhos finais com votação apenas de alunos do 5.ºano. Os três desenhos foram depois sujeitos a votação, com recurso a um formulário Google forms, por parte dos elementos do Conselho Eco-Escolas, de alunos do 5.º ao 9.ºano, professores e pessoal não docente. Dessa votação foi escolhido o desenho submetido na plataforma Eco-Escolas para representar a nossa escola.
Escola Básica Mosteiro e Cávado, 22 de abril de 2022

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.593757, -8.464469 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura localiza-se numa sarjeta junto à Praia Fluvial de Merelim S. Paio, uma praia próxima da escola.