O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Colégio de Gaia (Vila Nova de Gaia)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O presente trabalho tem como principal objetivo apelar à sensibilização de toda a comunidade educativa para o perigo de atirarmos lixo para as tampas de saneamento. Quase como num conto de fadas, a figura do dragão surge como um guardião dos mares que aparece perante aqueles que não respeitarem a preservação dos oceanos e dos seus ecossistemas.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: Colégio de Gaia - Escola Católica.
Professor coordenador da atividade: Nuno Queirós Rodrigues
Memória descritiva do projeto:
A realização de uma campanha de sensibilização da comunidade educativa para a preservação dos oceanos e dos seus ecossistemas, foi o ponto de partida para o presente projeto. Por forma a criarmos uma imagem destinada a ser pintada junto a uma sarjeta ou sumidouros de águas pluviais, dentro do Colégio e\/ou na sua envolvência, capaz de alertar a comunidade escolar e os cidadãos do concelho de Vila Nova de Gaia para a importância da preservação dos ecossistemas e para o perigo de se atirar lixo para as sarjetas, começámos por promover a realização de uma pesquisa focada nos ecossistemas marinhos e nos perigos de atirarmos lixo para o chão, já que este pode ir parar ao mar e afetar a vida de inúmeros seres vivos. Assim, surgiu a ideia de criarmos um guardião dos mares, um dragão, que surge perante quem ousar afetar a preservação dos oceanos.
Para a realização do desenho, foi utilizada uma técnica mista, que conjugou lápis de cor e tinta acrílica, sobre papel cavalinho.
O trabalho foi realizado por Anna Belous, aluna do 8.º ano, turma C, do Colégio de Gaia - Escola Católica.
O projeto foi desenvolvido durante as aulas de Educação Visual, com a supervisão e o apoio da docente Ana Catarina Fonseca.

Fase II - Escola: execução