O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola Dr. Manuel Laranjeira (Espinho)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Explicados os objetivos e a aplicação prática do desafio de “O Mar Começa Aqui” que visa uma intervenção nos sumidouros de Espinho, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para a correta deposição de resíduos, problemáticas que integram o projeto Eco-Escolas e Escola Azul, foram efetuados alguns estudos a grafite e lápis de cor em folhas A4 para a exploração de ideias diferentes, quer na composição quer na paleta de cores.
Além da ideia inicial de reutilizar o sumidouro como o desenho de um tridente e a representação de Poseidon, o deus do mar, foi principalmente explorado um design de peixe minimalista de forma simples e com repetições , reconhecível e adaptável, que foi aplicado em diferentes situações a envolver o sumidouro. Destas situações, a mais relevante mostrou ser um desenho inspirado no logotipo do Agrupamento de Escolas Manuel Laranjeira – essencialmente várias figuras coloridas a envolver um círculo central –, ao colocar várias cópias do design do peixe minimalista a circular o centro do sumidouro, juntamente de algumas figuras de lixo comum – uma garrafa de plástico, um saco de plástico e uma lata de alumínio. Foi utilizada a caneta preta para salientar estas formas e adicionar alguns detalhes.
As figuras mais simples e definidas não só têm um impacto maior no observador como facilitam a transição para stencil, e ao referenciar o logotipo do Agrupamento Manuel Laranjeira a imagem ganha um caráter único que a diferencia de outras possíveis intervenções nos sumidouros.
Foram utilizadas poucas cores, os peixes foram coloridos de azul, a representar a cor do mar, enquanto que o lixo foi colorido de amarelo, de modo a contrastar diretamente com o azul e com o negro do piso, de modo a acentuar o impacto visual desejado com este projeto. Foi efetuado um estudo final de modo a acrescentar quaisquer detalhes previamente em falta – nomeadamente um desenho do sumidouro aperfeiçoado e a aplicação de uma máscara branca sobre a qual a imagem será pintada, de modo a destacar o contorno preto do desenho original, da cor escura da estrada onde se encontrará o sumidouro.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Dr. Manuel Laranjeira – Espinho
Professora Orientadora: Maria Paula Rocha Melo
Coordenadora da atividade Maria Paula Rocha Melo
Participantes:
14 alunos do ensino secundário com idades entre os 16 e os 18 anos
Tudo começou com o abraçar do projeto Escola Azul a que se sucedeu a integração do projeto Eco-Escolas que estão a ser amplamente trabalhados pelos alunos da nossa comunidade.
Depois de uma reflexão sobre os resíduos resultantes da ação humana, focamos naqueles que pelo arrastamento das águas da chuva iniciam o seu percurso até ao mar. Aqui centrou-se a nossa atividade para a intervenção nos sumidouros que integra um conjunto mais amplo de operações em diferentes formatos, linguagens e manifestações artísticas que estamos a divulgar na escola. Pretendemos intervir em diferentes espaços da comunidade de forma cumulativa.
Começamos por pensar nas formas que esta intervenção podia tomar de forma a ter impacto na comunidade.
Iniciamos pela criação de um logotipo para o projeto Escola Azul e Eco-Escola Manuel Laranjeira. Seguidamente lixo da praia, deu origem a uma tela. Procuramos indústrias locais que produzissem resíduos plásticos e com eles criamos esculturas móveis em 3D, a colocadas nos jardins. Como ainda tínhamos algum tempo, abraçamos o desafio de “O Mar Começa Aqui “para uma intervenção nos sumidouros que pretendemos alargar e pintar em várias ruas de Espinho. Depois de explicados os objetivos e a sua aplicação prática, a turma do 12º ano de Artes Visuais, na disciplina de Design, foi convidada a realizar um projeto. Pesquisámos formas e trabalhos realizados com inquietações idênticas e foram exploradas diversas formas de expressão.
Todos apresentaram a sua proposta, e foi difícil a escolha. A imagem selecionada respondeu aos objetivos do concurso, a sua potencialidade formal e cromática está adequada à produção dos stencil e teve por base a morfologia do logotipo já criado para a Escola Azul ML. A escolha recaiu numa representação figurativa minimalista, de formas e cores simples facilitadora da interpretação que permitisse a comunicação da mensagem pretendida. A exequibilidade técnica também pesou sobre a escolha na nossa proposta.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.009721, -8.630379 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
Escola Dr. Manuel Laranjeira - Espinho