O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Centro de Educação e Desenvolvimento D. Nuno Álvares Pereira (Lisboa)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O desenho de uma onda, como forma de passar o pensamento para a realidade.
O desenho da carpa: este peixe possui diversos significados míticos, como um sinal de boa sorte, nós achámos que seria um ótimo e excelente exemplo para quem olhasse para o desenho na sarjeta que pensasse no fim da poluição dos Oceanos e dos Mares.
O lixo que está representado a maior percentagem, que representa as ações incorretas da nossa sociedade para com o planeta Terra.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Memória descritiva do projeto
Definição do problema: “O Mar começa Aqui” - “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”.
1ª Fase - Planificação do trabalho: Criação de um desenho “O Mar começa Aqui” - “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” para dar a conhecer a toda a turma, este problema. Antes da realização do desenho houve um diálogo entre os alunos e as professoras sobre o mar e a sua poluição. Para os alunos perceberem que a herança que esta geração deixa para o Mar é terrível, sobretudo com plásticos nos oceanos e os resíduos deixados nas praias, estes dois flagelos estão a matar muitos seres vivos.
2ª Fase - Construção do desenho: Inicialmente tínhamos uma ideia, na qual após várias tentativas da mesma, demos conta que não iria resultar. Após várias experiências o desenho de uma onda, como forma de passar o pensamento para a realidade, passou a fazer mais sentido. O desenho da carpa, como todos nós sabemos este peixe possui diversos significados míticos, como um sinal de boa sorte, nós achámos que seria um ótimo e excelente exemplo para quem olhasse para o desenho na sarjeta que pensasse no fim da poluição dos Oceanos e dos Mares.
Posteriormente desenhámos o lixo, que viria a representar a maior percentagem. Assim sendo, foram contornados, um saco de plástico, uma garrafa, máscara e uma lata. Passámos, então, a rodar, diminuir e a deslocar esses objetos (lixo) de forma mais ou menos aleatória, mas posicionados dentro da onda.
Para que pudesse haver uma maior sensibilização, principal objetivo deste projeto, era necessário algo assim. A maior dificuldade que tivemos neste trabalho foi saber qual o desenho a escolher e que desse maior impacto mas que ao mesmo tempo não fosse excessivo. Pretendemos com este desenho nas sarjetas um Impacto esperado e alteração de comportamentos.
Caraterísticas do desenho: O tamanho do trabalho é de uma folha A4 com as medidas de (297x210mm) e na sarjeta com a escala de 1/2.
Professoras e alunos envolvidos: As professoras Ana Silva e Ana Palmeiro concebeu o desenho e realizou-o trabalho com os alunos da turma do 2º ano A; Alunos entre 7 e 8 anos de idade; A professora Catarina Pereira fotografou o trabalho e é a coordenadora do projeto Eco-Escolas, na nossa escola Casa Pia de Lisboa - CED D. Nuno Álvares Pereira.
3ª Fase - Avaliação do trabalho: O desenho foi um meio de divulgação do nosso problema inicial. Gostámos de desenvolver este trabalho da Eco Escolas porque nos ajudou a desenvolver várias competências, valências e experiências. Confesso que quando iniciei este trabalho com os alunos tivemos algum receio sobre como iria transmitir o que tínhamos idealizado. Penso que esse e objetivo foi superado, estamos satisfeitos com o resultado final.
4ª Fase - Divulgação: Iremos apresentação o desenho pais/encarregados de educação, como à comunidade educativa, através do TEAMS. A pintura da sarjeta que está dentro da escola a 20 de maio (Dia Europeu do Mar) e a pintura da sarjeta fora do CED no dia 8 de junho (Dia Mundial dos Oceanos), na Rua da Junqueira (perto do café).

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
38.697507, -9.194875 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura está localizada em Lisboa, na freguesia de Belém, na sarjeta em frente à Leitaria da Junqueira, próximo da nossa escola - Centro de Educação e Desenvolvimento D. Nuno Álvares Pereira.
É um local de passagem dos nossos alunos, pais e restante comunidade educativa.
É também um local de passagem de muitos turistas.