O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

CSC- Centro Social de Calendário (Vila Nova de Famalicão)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O plástico está a invadir os oceanos e os danos ecológicos são incalculáveis. Diante desta situação, surgem várias perguntas: Como o plástico chega ao mar? De onde vêm os resíduos? O que podemos fazer para evitar isso?
O plástico já é o resíduo mais recolhido pela comissão Europeia ambiental nas suas jornadas anuais de limpeza de praias e costas. Assim, os resultados da cultura do uso do plástico descartável podem ser vistos sempre que se vai a uma praia ou até na prática de mergulho em qualquer parte dos oceanos. Os resíduos de plástico estão a poluir cada vez mais os mares e, de acordo com uma estimativa, até 2050 os oceanos poderão conter, por peso, mais plástico do que peixe.
Para além de sujar as margens costeiras, o plástico provoca ferimentos nos animais marinhos que se entrelaçam nas peças maiores e confundem-no, aos pedaços mais pequenos, com comida. A ingestão de micropartículas de plástico pode impedi-los de digerir os alimentos normais e originar poluentes químicos tóxicos nos seus organismos.
Os seres humanos comem plástico através da cadeia alimentar. A forma como isso afeta a sua saúde é ainda desconhecida.
A maneira mais eficaz de resolver o problema é evitar que mais plástico entre no oceano.
Sendo assim, após a abordagem sobre esta temática com o grupo de pré-escolar, através de sessões de sensibilização, pequenos documentários e bibliografia variada, elegeu-se o polvo como mascote deste projeto.
O Polvo é um animal marinho bastante inteligente, que com a ajuda dos seus tentáculos, consegue deter vários objetos de plástico. Os seus “braços” simbolizam o envolvimento de toda a comunidade escolar, de todos os braços empenhados, em reduzir as toneladas de plástico que estão a chegar aos oceanos. Pretende-se ainda, simbolizar o necessário e urgente envolvimento de todo o planeta.
As cores escolhidas para o projeto são o azul para o polvo, que representa a integridade, a segurança e a vida e o verde para as plantas marinhas com a representação da esperança e saúde.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A educadora que está a coordenar esta atividade, Ana Costa, no CSC- Centro Social de Calendário, em Famalicão, decidiu trabalhar este projeto com o grupo do pré-escolar, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos.
Este projeto vai-nos permitir explorar de uma forma mais aprofundada os vários processos envolvidos no ciclo da água, para além, de permitir a exploração de outros temas como a contaminação da água, a poluição marinha e percebermos o quanto é urgente e importante o empenho de todos nós na redução do lixo marinho.
A localização das sarjetas junto às salas permite fazer uma sensibilização mais efetiva da comunidade escolar para esta problemática.
Depois de explorarem vários livros sobre a temática dos oceanos, de ações de sensibilização e pequenos documentários, logo surgiu a ideia de utilizarmos o polvo no nosso desenho. Os braços do polvo “simbolizam” todo o esforço que será feito por todos os braços da comunidade escolar e procurarmos reduzir o plástico que está a chegar ao fundo do mar.
Para concretizarmos este desenho foi fundamental a ajuda da educadora Catarina Moura que, com a sua sensibilidade artística, conseguiu colocar no papel o que as crianças pretendiam e escolheram para este desenho.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.400651, -8.525054 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura da Sarjeta fica junto à sala dos 3 anos, no piso inferior, do Centro Social de Calendário.