O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola EBI de Colmeias (Leiria)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O Homem destrói a beleza natural que é o mar poluindo as suas águas, pondo em causa a sobrevivência das várias espécies e, consequentemente, de diversas atividades económicas relacionadas com a subsistência humana, entre elas o Turismo.
Estando o nosso país à beira-mar “plantado” a ligação a essa imensa massa de água salgada é ainda mais estreita. As nossas praias são o ponto alto das nossas férias, pois é lá que buscamos a recuperação de energias depois de um ano de trabalho, é lá que passamos alguns dos melhores momentos de lazer, desfrutando do tempo livre em família ou com os amigos. O som das ondas a desmaiarem na areia dourada, o calor do sol e o cheiro a maresia transportam-nos para essas ocasiões de bem-estar e descontração. E toda esta deslumbrante visão se encontra toldada, pois já não há oceano limpo onde a biodiversidade marinha seja preservada tal é a conspurcação causada pelo lixo que convive connosco junto à toalha estendida no areal ou que flutua nas ondas em que mergulhamos.
Conhecendo as consequências visíveis dos resíduos neste ecossistema, pretendemos alertar para a urgência de mudar comportamentos, de incentivar todos a colaborar nessa mudança. Queremos mostrar que sem necessidade de grandes ações, por vezes apenas com pequenos gestos individuais podemos corrigir o impacto negativo do ser humano na Natureza, especificamente na rede hidrográfica e, consequentemente, nos oceanos. É esta a mensagem que tencionamos passar.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: EBI de Colmeias
Professora coordenadora da atividade: Cristina Isabel Carvalho Marques (História)
Alunos: 17 alunos do 9º ano (14-15 anos)
O desafio, lançado pela coordenadora do Projeto Eco Escolas, professora Ondina Rosa, foi imediatamente abraçado pela professora Cristina Marques que o propôs e dinamizou junto dos alunos inscritos no Eco Escolas.
Numa primeira fase incentivaram-se os discentes sensibilizando-os para a importância do projeto tendo em conta os objetivos pretendidos: dinamização de uma campanha de sensibilização e responsabilização de toda a comunidade educativa para temas como a importância da colaboração/contribuição de cada um na conservação do meio ambiente, com pequenos gestos individuais, o flagelo da poluição das águas e o tempo de degradação dos resíduos, nomeadamente dos resíduos sólidos.
Estes aderiram entusiasticamente e na fase seguinte procuraram o espaço ideal a intervencionar no interior do recinto escolar, com visibilidade para toda a comunidade. Foi escolhida uma sarjeta/sumidouro de águas pluviais localizada em frente ao edifício principal e por onde passam diariamente os alunos do 1º Ciclo e as crianças do Jardim de Infância. Fotografou-se a zona envolvente (passeio, lancil e sarjeta) e, imediatamente, em jeito de brainstorming, começaram a surgir ideias que mais tarde deram origem aos esboços do que se pretendia representar.
Ainda que o Mar seja origem da vida, manancial de biodiversidade, ecossistema de excelência, fonte de oxigénio, contenha a maior quantidade de água do planeta, ocupe grande parte da sua superfície e desempenhe um papel fulcral no seu equilíbrio - e tudo isto esteja a ser colocado em perigo devido aos problemas causados pela poluição marinha da qual o ser humano é o responsável através de ações, por vezes irrefletidas, mas muitas vezes plenamente conscientes -, foi outro o aspeto que chamou a atenção dos alunos envolvidos: o espaço marítimo e, especificamente, a praia como locais de extrema importância para o lazer, sendo um ponto de vista muitas vezes descurado por aqueles que se preocupam e se debruçam sobre esta matéria. Assim, nesta ótica, escolheu-se ilustrar o projeto com um homem a relaxar na praia rodeado por diversos objetos representativos dos resíduos sólidos que se encontram frequentemente nas zonas balneares, transformadas em mega recetores de lixo.
Posteriormente, contando com apoio do Centro de Interpretação Ambiental (CIA) de Leiria, os alunos participaram num workshop com um artista plástico (Diogo Monteiro) que os acompanhou na exploração das ideias e na realização do “desenho” final. A sua proposta de recorrer a uma técnica usando recortes de papel colorido para concretização do projeto foi muito bem aceite e, motivados, os alunos escolheram, elaboraram e enquadraram na composição todos os elementos que pretendiam pintar. Esse trabalho sofreu, por fim, um tratamento digital. Prevê-se a finalização do projeto com a pintura da imagem no local definido no dia 18 de maio e a sua divulgação nos canais habituais da escola (site, jornal digital, Facebook e equipa Eco Escolas na plataforma Teams).

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
39.799171, -8.70616 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
Junto ao parque de estacionamento no recinto da entrada da EBI de Colmeias.