O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Centro Escolar das Avelãs (Anadia)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O trabalho apresentado foi selecionado cumprindo os critérios propostos de composição simples, autónoma e criativa.
Foi valorizado pela sua simplicidade e autenticidade.
Cumpre ainda o critério de, facilmente, ser replicável em sarjetas que existem junto do recinto escolar.
Será uma boa sensibilização aos princípios do projeto “O mar começa aqui”.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Centro Escolar das Avelãs
Agrupamento de Escolas de Anadia
Coordenadoras: Prof. Floripes Marques e Prof. Ana Cristina Rocha
Docentes Titulares de Turma envolvidas na concretização do projeto: Prof. Ana Cristina Rocha (4.º ano, 18 alunos) e Prof. Fernanda Ferreira (3.º ano, 16 alunos).
MEMÓRIA DESCRITIVA | IMAGEM: “O Mar Começa Aqui”
No âmbito do desafio, “O Mar Começa Aqui”, apresentamos uma proposta de atividade, em desenho, ilustrado com imagens, com a aplicação de técnicas e seleção de cores, para dar resposta ao tema proposto e destina-se a um público-alvo que inclui comunidade escolar e outros utilizadores da via pública (condutores e peões) que se deslocam ao Centro Escolar.
FASE 1
Objetivos a alcançar no desenvolvimento da atividade:
- Apelar à consciência ambiental;
- Transmitir uma mensagem de sensibilização e alerta, para a urgência de melhoria de comportamentos ambientais, em todas as atividades diárias, que terão uma consequência/implicação direta, no oceano, e consequentemente, na nossa vida;
- Compreender a necessidade de preservar os ecossistemas e a biodiversidade;
- Educar para uma cidadania ativa incitando os alunos a passar mensagens que apelem às boas práticas ambientais;
- Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica;
- Sensibilizar para a importância dos sumidouros e sarjetas como sistemas de drenagem das redes de águas pluviais, e essenciais por encaminharem a água para a rede pública de saneamento e ETAR’s.
FASE 2
- Criar imagens apelativas, nos sumidouros e sarjetas, para chamar a atenção para o problema relacionado com a poluição das águas;
- Utilizando papel, lápis de cor, lápis de carvão e canetas de feltro, os alunos desenharam várias espécies marinhas.
- Apresentação do(s) trabalho(s) dos/aos alunos e seleção do trabalho final.
Todos os elementos presentes na imagem foram desenhados e pintados pelos alunos, em sala de aula.
FASE 3
-Pintura das sarjetas existentes junto à escola com a colaboração da Câmara Municipal.
Como são duas sarjetas, foram escolhidos dois desenhos para este projeto.
1- "Mar: Um tesouro precioso!" (imagem em anexo)
2- "O golfinho" (não pode ser submetido).

Fase II - Escola: execução