O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Na escola existem, para além de sarjetas, muitos sumidouros e os alunos entenderam ser importante fazer a sensibilização nas duas situações.
Escolheram imagens da fauna e flora marinha como algas, polvos, cavalos marinhos, várias espécies de peixes e estrelas do mar, todos bem coloridos, sobe um fundo azul.
Com estes desenhos tencionam alertar os colegas para o facto de que o lixo que passa pelas grelhas das sarjetas ir diretamente poluir os rios e mar e assim degradar os habitats de várias espécies marinhas e até provocar a sua morte.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Este projeto tem sido desenvolvido pelos alunos de 10 e 11 anos da turma 5.º 3.ª da Escola Básica Pedro de Santarém em Lisboa que pertence ao Agrupamento de Escolas de Benfica. A responsável pela dinamização é a diretora de turma, professora Ana Teresa Antunes.
Os vinte alunos que compõe a turma iniciaram esta “aventura” com o visionamento de um filme, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, sobre as ilhas de lixo que se acumulam nos nossos oceanos. Perceberam que estava nas suas mãos fazer alguma coisa para alterar aquela situação.
Com o lema “Pequenas mãos podem fazer grandes coisas” os alunos da turma, no tempo de DTAL, iniciaram uma recolha de lixo nos pátios da escola.
Verificaram que com a participação em alguns projetos do Eco-Escolas poderiam dinamizar atividades de sensibilização dos colegas para o problema do abandono dos lixos. Assim participaram na iniciativa “Brigadas Amar o Mar” onde recolheram lixos na praia de Algés. Verificaram que o lixo que recolheram na praia era semelhante ao recolhido no pátio da escola.
A candidatura da turma para a participação no projeto “O Mar Começa Aqui!” foi muito bem aceite por todos uma vez que iriam concretizar, de uma forma criativa, o objetivo de chamar a atenção para o perigo do abandono de lixo no chão e reduzir a sua acumulação nos rios e mar.
Nas aulas de DTAL iniciaram os esboços das propostas de decoração das sarjetas e sumidouros. Numa aula da disciplina de EV finalizaram os referidos desenhos e fizeram a eleição dos que agora enviamos à vossa apreciação.

Fase II - Escola: execução