O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola Básica D. António de Ataíde (Vila Franca de Xira)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
“A inspiração do meu desenho foi o golfinho e a orca porque tenho conhecimento que muitos golfinhos, orcas, etc., são prejudicados e até morrem por causa do lixo e com o meu desenho espero transmitir que não se pode deitar lixo para o mar porque vai prejudicar e matar animais. No meu desenho também tem uma concha e uma estrela-do-mar, elas foram usadas como decoração e também significa o fundo do mar.”
Margarida Silva, 13 anos, 7ºD

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
No Agrupamento de Escolas D. António de Ataíde, o desafio para participar neste projeto foi lançado pelas coordenadoras do Programa Eco-Escolas, Noélia Pinheiro e Rita Félix. As turmas A, B, C, D e E do 7.º ano, participaram no projeto, através de pesquisa e de realização de desenhos, no âmbito da disciplina de Educação Visual (docente Lisete Dias).
No desenho mais votado pelos alunos estão representados um golfinho e uma orca a rodear a sargeta. As expressões do golfinho com o saco de lixo preso no seu corpo fazem uma alusão ao sofrimento que os animais estão a viver, seja pelos despejos de lixo que são feitos no mar ou, mais indiretamente, pelo ciclo das águas que arrasta o mais pequeno dos resíduos, através das sargetas.
Com a representação da lâmpada partida e do saco de plástico, aluna pretendeu destacar os objetos de uso único, embalagens, etc., que vão parar na sua maioria aos oceanos.
A vida do mar está em risco, e mesmo longe dele, os nossos atos são arrastados para o mar.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
38.999072, -8.97163 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura do sumidouro localiza-se no interior da escola, junto ao telheiro dos alunos. Foi o local escolhido pelos alunos envolvidos no projeto.