O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola Profissional de Matosinhos - EPROMAT (Matosinhos)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Tendo como objetivo apelar a uma maior e urgente compreensão da preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular, a aluna Maria Alexandra Matos da turma do primeiro ano do Curso de Design de Interiores/Exteriores da Escola Profissional de Matosinhos, criou uma composição gráfica que sugere esta mesma realidade e problemática vivida. De forma metafórica, as espécies marinhas representadas, que aparentam ter necessidade de fugir pela sarjeta, representam a contaminação do seu habitat natural, mostrando como que uma fusão entre estas e o seu próprio meio poluído.
As cores e a composição formal dos diversos elementos tem como objetivo chamar a atenção e criar dinamismo visual a quem passa pela rua, chegando mais facilmente até a comunidade.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Profissional de Matosinhos – EPROMAT
Professor(a) coordenador(a) da atividade: Ana Mafalda Alves e Carlos Azevedo
Aluna: Maria Alexandra Calobra Matos
Nº: 16
20 anos de idade
10º ano de Ensino Profissional (Design de Interiores/Exteriores)
Síntese das várias fases do projeto:
Inicialmente, a turma foi desafiada a apresentar um desenho como sugestão alusiva ao projeto “O Mar começa aqui”. Neste sentido, foram investigados projetos semelhantes de forma a inspirar e orientar o projeto.
De seguida, a aluna aplicou diversas metodologias (ensaios, estudo de formas e estruturação através de esboços) para a representação, através do desenho, de formas simples e complexas, das sarjetas da Rua da EPROMAT. A partir dos esboços concretizados, a aluna partiu para uma fase de idealização mais especifica na representação gráfica do projeto, estudando mais aprofundadamente as formas naturais e artificiais e dos contextos/ambientes, interiores e exteriores, em que as sarjetas estão inseridas. Após a definição do desenho a apresentar, a aluna transferiu o esboço à escala anterior para a escala correta da sarjeta em questão, analisando a viabilidade da concretização do mesmo na realidade e passou para o estudo de cor a aplicar, analisando questões como contraste de luz/sombra, textura, tridimensionalidade e expressividade gráfica. Numa fase final, a aluna digitalizou o desenho para submissão no presente projeto.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.178409156949, -8.6892041451326 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
EPROMAT - Escola Professional de Matosinhos
Avenida Menéres, 290, 4450-189, Matosinhos