O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola Básica de Delães (Vila Nova de Famalicão)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Memória descritiva da imagem
flEsta ilustração retrata a simbiose perfeita entre o Homem e a Natureza, na sua dimensão hidrosférica. O ecossistema e a biodiversidade marinha destacam-se devido à problemática crescente da poluição das águas dos mares e dos oceanos.
Esta ameaça tem origem humana, em terra e no mar, e põe em causa o equilíbrio e a vida na Terra.
Neste âmbito, é urgente a promoção de comportamentos ecológicos e sustentáveis, bem como alertar para a importância da reciclagem. É crucial reduzir o consumo, sobretudo de plásticos, que tanto têm afetado a vida marinha, pois chegam ao mar através das sarjetas. Por isso, todos os dias é preciso pensar na melhor forma de não chegarem ao mar resíduos que não lhe pertencem.
Começa aqui a idealização de um mar limpo, em plena harmonia com o Homem

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Memória descritiva do Projeto
O projeto “O mar começa aqui!” foi abraçado pela turma do 3º ano de escolaridade da Escola Básica de Delães, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Pedome, da qual a professor Maria de Fátima Pereira é titular e o professor António Abreu, coordenador do Projeto Eco-Escolas. A turma é constituída por 15 alunos com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos.
A sua génese foi “A Água”, eixo aglutinador do Projeto Eco-Escolas e como motivação a efeméride “Dia Mundial da Água” que se assinalou no dia 22 de março, enquadrada no objetivo de desenvolvimento sustentável “Água e saneamento para todos até 2030”, proposto pelos parceiros da ONU.
Com vista a compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral, bem como da qualidade da água doce e salgada em particular, os alunos visionaram vídeos onde puderam debater estratégias de alerta e combate a este flagelo. Visando educar para uma cidadania ativa e consciente de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”, coletivamente escreveram uma mensagem que partilharam com as famílias.
Complementarmente, observaram, nas imediações do espaço escolar, os locais onde tem início o percurso das águas pluviais decorrentes de fenómenos de precipitação, rapidamente conduzidas para os coletores instalados subterraneamente através das sarjetas e sumidouros, fluindo até ao mar. Esta atividade teve como propósito a reflexão e a tomada de consciência de que o comportamento e atividade humana são os responsáveis diretos pela poluição. Deste modo, tanto os ecossistemas terrestres como os aquáticos são diretamente afetados, assim como a sua biodiversidade.
Atendendo à localização geográfica da escola e a sua proximidade com a zona costeira da Póvoa de Varzim, os alunos realizaram uma pesquisa sobre as espécies marinhas autóctones do seu mar.
Com esta abordagem, os alunos rapidamente perceberam o quanto é urgente o empenho de todos na redução do lixo marinho para a sustentabilidade da vida no Planeta.
Ao desafio de criar uma gravura representativa desta problemática, responderam com desenhos muito imaginativos e impactantes, do ponto de vista do desenvolvimento e cidadania.
O trabalho eleito foi o mais votado por todos os alunos, e recria um ambiente marinho natural e despoluído, colonizado por espécies nativas do mar da Póvoa de Varzim (robalo, caranguejo, polvo e estrela-do-mar). Este traduz a harmonia que deve existir entre o Homem e o Mar que, mesmo na crista da onda, pode usufruir sem estragar!

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.384317, -8.413607 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
Rua da Portela 121-81
4765-665 - Delães