O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho (Maia)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O fundo que desejámos realçar é, sem dúvida, o azul do mar. Pretende-se com esta ilustração passar a mensagem: “Um fundo do mar aos olhos de uma criança: Precisa-se!” Qual o mar que queremos quando percebemos que ele começa numa sarjeta? É então que surge a imagem ideal e que todos ambicionam conquistar. Apresentamos uma ilustração que partiu da imaginação de um fundo do mar sublime e recheado das mais belas espécies marinhas que conquistam todos com a sua beleza natural, tais como, a estrela-do-mar e o cavalo-marinho, a tartaruga e a medusa e uma lula com um olhar atrevido. A abraçar este mar, que é de todos e para todos e que deve ser preservado, acarinhado e protegido, encontra-se o terno, meigo e doce golfinho. Esta é nossa imagem de mar ideal, visto aos olhos dos mais pequenos.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Porque aprender é sempre o primeiro passo para agir, assinalamos o Dia Mundial da água com a apresentação da nossa exposição: O mar começa aqui.
Todas as turmas da escola foram envolvidas e participaram no arranque deste projeto com a exploração/ debates de vídeos, músicas, notícias e pesquisas no âmbito do tema da água e da poluição da água. De seguida recuperando e reutilizando diversos materiais demos vida à nossa exposição itinerante “O mar começa aqui”.
Os alunos foram envolvidos, despertando a curiosidade e o gosto pelos oceanos tendo sido levados a responder a questões como: Quem é o dono do oceano? Quanto vale o oceano? Contagiados pelo entusiasmo e adotando um compromisso com a preservação dos mares participaram com alegria no desafio da apresentação da proposta para a ilustração das sarjetas da escola com a mensagem “O mar começa aqui”.
ESCOLA BÁSICA DA PROZELA
Professora coordenadora: Sónia Antunes
Trabalho desenvolvido por todas as turmas do 1º ciclo (do 1º ao 4º ano), turma do Pré-escolar) e respetivos professores da Escola Básica da Prozela.

Fase II - Escola: execução