O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola Secundária de Alvide (Cascais)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Nós escolhemos o crustáceo “sapateira” (Cancer pagurus). Existem várias razões para esta escolha, como por exemplo, a sapateira ser uma espécie autóctone, com cores vivas e chamativas. Decidimos representar a nossa poluição, através de vários objetos com vários significados. A máscara é o novo objeto poluente mais recente devido à pandemia. Depois, as beatas pois contêm substâncias tóxicas e prejudiciais a todos os seres vivos e um dos, ou senão, o maior poluente urbano. Por fim, as tampas de plástico, tal como as palhinhas e os cotonetes, que, também são objetos poluidores relativamente pequenos e finos, e conseguem ir escoando até ao mar através das sarjetas. Não devemos deitar lixo para o chão para cuidar do nosso planeta e preservarmos as nossas espécies e ecossistemas marinhos! TUDO VAI PARAR AO MAR!

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Estabelecimento de Ensino: Agrupamento de Escolas de Alvide
Professores Coordenadores: Rosabel Presa (Ciências Naturais) e Natacha Oliveira (Educação
Visual) No de alunos envolvidos: 88 alunos
Idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos.
Nível Escolar: 8º e 9º ano.
Síntese da implementação do projeto:
O projeto "O Mar Começa Aqui" é um projeto conjugado entre o Município e Freguesias, as Eco-Escolas e a ABAE, de sensibilização para as consequências na biodiversidade e ecossistemas marinhos, que reflete a incorreta deposição de resíduos urbanos nas ruas que escoam subterraneamente até ao mar. Este desafio foi lançado pela professora Rosabel Presa aos alunos do 8º e 9º ano de escolaridade, tendo sido abraçado pelas turmas 8º2, 8º3, 9º1 e 9º2, compostas por um total de 88 alunos participantes, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos.
Este projeto foi apresentado e elaborado em conjunto nas disciplinas de Ciências Naturais e Educação Visual, apresentando o desafio, e, respetivo enquadramento, objetivos e regulamento. A professora Rosabel Presa, de Ciências Naturais fez também uma abordagem, dentro da matéria programada, sobre as espécies autóctones, bem como, uma visita de estudo nesse mesmo âmbito à Área Protegida da Praia das Avencas, Parede.
Foi realizada ainda uma sessão via zoom, no dia 10 de Março, com a entidade parceira Águas do Tejo
Atlântico, com o tema “Para onde vai a água depois de utilizada? Sabes o que não deves colocar na sanita?”, com a turma do 8º3, na aula de Educação Visual com a professora Natacha Oliveira. Foram realizadas também 3 sessões via zoom para as turmas 8º2, 9º1 e 9º2, em parceria com o Jardim Zoológico de Lisboa, no intuito de conhecer várias espécies ligadas ao mar.
As turmas dividiram-se em grupos e trabalharam na pesquisa e elaboração dos desenhos, tendo sido
obtidos 27 trabalhos/propostas para este projeto. Foi feita uma seleção em conjunto com as duas
professoras coordenadoras selecionando os trabalhos que melhor transmitiam a mensagem, resultando num total de 4 trabalhos (1 por turma).

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
38.717718, -9.424766 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura localiza-se à frente do Pavilhão G, na escola Básica e Secundária de Alvide, Cascais