O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola EB1/JI da Abelheira (Loulé)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem representa a preservação dos ecossistemas e a biodiversidade marinha, expressando a riqueza e a variedade das espécies vivas existentes no mar. Com este projeto pretende-se demonstrar que cuidar da biodiversidade marinha representa dar um passo muito importante para perpetuar os recursos vivos dos oceanos e garantir o futuro da humanidade, pois sem esses recursos naturais a vulnerabilidade humana aumentaria e o desequilíbrio ambiental pode tornar-se irreversível.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Identificação da escola: E.B. 1/JI da Abelheira.
Identificação das professoras coordenadoras da atividade: Vanda do Vale, Sónia Pires, Ana Patrícia Fernandes e Sónia André.
Número de alunos participantes: 76 alunos.
Ano de escolaridade dos alunos: do 1.º ao 4.º ano.
Turmas: A, B.
Idades: 9 anos.
Nome do aluno: David Conceição, n.º8, 4.ºB
Quarteira é uma cidade com grandes tradições piscatórias, uma terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que a banham, através da quantidade e qualidade da biodiversidade animal e vegetal.
Síntese das várias fases do projeto:
Fases:
Inicialmente foi efetuada uma sensibilização impactante em toda a comunidade escolar, sobre os diferentes ecossistemas, a biodiversidade marinha e a sua importância. O objetivo foi que cada aluno conquistasse uma voz e uma participação ativa neste projeto.
De seguida, houve a preocupação em incitar os alunos e toda a comunidade educativa a um compromisso de boas práticas e iniciativas através de frases com algum impacto. Estas, conseguiram colocar em prática ações inerentes a um conhecimento mais alargado às questões relacionadas com as nossas preocupações com “O Mar”.
Com a realização deste Projeto, houve também, por parte das professoras coordenadoras, a capacidade de aprender com os alunos de que forma é que, num espírito comum a todos, é possível construir um futuro melhor para o nosso oceano. Esse futuro envolve princípios, as áreas de competência e os valores, no âmbito do domínio da Educação ambiental, dos oceanos e do domínio do desenvolvimento sustentável.
Posteriormente, selecionou-se a sarjeta a ser pintada, recaindo a nossa escolha numa sarjeta no interior do estabelecimento que fosse de grande visível a toda a comunidade escolar, mesmo à entrada da E.B.1/JI da Abelheira.
Cada aluno decidiu o que pretendia desenhar numa primeira fase e após, em diversos materiais riscadores, pintura a lápis de cor, lápis de cera, marcadores, guaches, grafite, pastel, esboçou em papel A4 protótipos de possíveis representações da preservação de ecossistemas e da biodiversidade marinha, contribuindo para a integração para a tomada de medidas ambientais que tenham impacto no meio escolar bem como em toda a comunidade.
Através de um concurso interno, foram selecionados os três melhores protótipos, sendo o júri as coordenadoras deste Projeto e um elemento do Órgão de Gestão do Agrupamento.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
37.067408, -8.093611 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura da sarjeta localiza-se na entrada principal do edifício, de forma a criar maior impacto a toda a comunidade escolar.