O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Jardim de Infância n.º 3 Quarteira (Loulé)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem representa uma baleia feliz onde se pretende apelar à preservação dos ecossistemas e a biodiversidade marinha, expressando a riqueza e a variedade das espécies vivas existentes no mar. Com este projeto pretende-se demonstrar que cuidar da biodiversidade marinha representa dar um passo muito importante para perpetuar os recursos vivos dos oceanos e garantir o futuro da humanidade.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Quarteira é uma cidade com grandes tradições piscatórias, uma terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que a banham, através da quantidade e qualidade da biodiversidade animal e vegetal.
Identificação da escola: Jardim de Infância n.º 3 de Quarteira.
Identificação das professoras coordenadoras da atividade: Vanda do Vale, Sónia Pires, Dina Contreiras, Ana Patrícia Fernandes e Sara Ramos.
Número de alunos: 36 alunos.
Ano de escolaridade dos alunos: Pré-escolar.
Idades: dos 4 aos 5 anos.
Nomes dos alunos: Beatriz Borla, Sala amarela.
Síntese das várias fases do projeto:
Inicialmente foi efetuada uma sensibilização impactante em toda a comunidade escolar, sobre os diferentes ecossistemas, a biodiversidade marinha e a sua importância. O objetivo foi que cada aluno conquistasse uma voz e uma participação ativa neste projeto.
De seguida, houve a preocupação em incitar os alunos e toda a comunidade educativa a um compromisso de boas práticas e iniciativas através de frases com algum impacto. Estas, conseguiram colocar em prática ações inerentes a um conhecimento mais alargado às questões relacionadas com as nossas preocupações com “O Mar”.
Com a realização deste Projeto, houve também, por parte das professoras coordenadoras, a capacidade de aprender com os alunos de que forma é que, num espírito comum a todos, é possível construir um futuro melhor para o nosso oceano. Esse futuro envolve princípios, as áreas de competência e os valores, no âmbito do domínio da Educação ambiental, dos oceanos e do domínio do desenvolvimento sustentável.
Posteriormente, selecionou-se a sarjeta a ser pintada, recaindo a nossa escolha numa sarjeta no interior do estabelecimento que fosse de grande visível a toda a comunidade escolar, mesmo no centro do recinto onde brincam.
Cada aluno decidiu o que pretendia desenhar numa primeira fase e após, em diversos materiais riscadores, pintura a lápis de cor, lápis de cera, marcadores, guaches, grafite, pastel, esboçou em papel A4 protótipos de possíveis representações da preservação de ecossistemas e da biodiversidade marinha, contribuindo para a integração para a tomada de medidas ambientais que tenham impacto no meio escolar bem como em toda a comunidade.
Através de um concurso interno, foram selecionados os três melhores protótipos, sendo o júri as coordenadoras deste Projeto e um elemento do Órgão de Gestão do Agrupamento.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
37.067408, -8.093611 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
Quarteira
37.067408, -8.093611